quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Conselho Escolar e a Escola

A escola ganha com a atuação do conselho escolar por que possibilita a mobilização coletiva, a promoção de intercâmbio, a valorização da pluralidade de idéias, a inclusão das diferenças, a articulação por setores e segmentos da escola, a solidariedade, a cooperação, e a tolerância construção de parcerias. As pessoas tambem ganham porque possibilitam o desenvolvimento de liderança, a capacidade de comunicação, o exercício da cidadania, o desenvolvimento da autoconfiança, a parceria na construção de uma sociedade democrática. A grande missão do conselho escolar é ajudar a escola na conquista de sua autonomia relativa em relação às condições das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras sem perder de vista o objetivo maior da escola que é o de propiciar um clima favorável as aprendizagens dos educandos. As principais atividades do conselho escolar é ter conhecimento e cumprir as regras de seu estatuto e fixar normas para seu próprio funcionamento; acompanhar os gestores no desempenho de suas funções e atividades; supervisionar a manutenção e a conservação das instalações físicas e de todo o equipamento da escola; orientar a aplicação de recursos de acordo com as prioridades estabelecidas; estudar a realidade da comunidade escolar, identificar seus problemas e potencialidades; Persistir no alcance das metas de acesso, de sucesso e permanência dos alunos na escola; estudar e divulgar os resultados educacionais; apreciar e deliberar sobre as questões disciplinares que dizem respeito ao coletivo escolar; avaliar e acompanhar sistematicamente o trabalho da Escola; monitorar o sistema de recebimento, acondicionamento, distribuição da merenda escolar e outros. Acompanhar as formas como se realizam as progressões dos estudantes, verificar de que modo estão se saindo nas recuperações propostas pelos docentes e quais resultados alcançaram, bem como o tempo adequado para as atividades realizadas. O tempo pedagógico não pode ser desperdiçado, sob pena de se assistir ao esvaziamento da prática pedagógica que impulsiona o estudante para atingir novos patamares de aprendizagens