Profª. Lucia Dias Lima Ortiz do Rego Barros
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”
(Paulo Freire)
A Escola Carmem Menezes Direito foi fundada em 1987, tendo como missão a aquisição aos conhecimentos, priorizando o domínio da escrita e da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e cultural do aluno segundo Serner (2002,p.17).
(Paulo Freire)
A Escola Carmem Menezes Direito foi fundada em 1987, tendo como missão a aquisição aos conhecimentos, priorizando o domínio da escrita e da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e cultural do aluno segundo Serner (2002,p.17).
Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em seu sentido escrito. “O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escritor, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores.”
Dessa forma, uma das tarefas mais importantes da instituição escolar é levar o aluno a aprender, sendo capaz de exercitar a atenção a memória, a criatividade e o senso crítico, construindo assim sua autonomia.
Portanto, a instituição terá como visão, ser reconhecida como uma instituição que integra os alunos no mercado de trabalho, dando ênfase a redução da evasão e repetência escolar, em busca de uma escola de excelência.
O Projeto Político Pedagógica da U.E. tem como tema: “Avançando na Prática mais Democrática”.
(...) “Para cumprir sua função humanista, a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas além da sua, outras perspectivas de vida, outras idéias (...). Por isso, a escola tem que ser local como ponto de partida, mas tem que ser internacional e intercultural como ponto de chegada”.
Godott (2003,p.3H)
O projeto que será desenvolvido durante o ano letivo de 2010, intitula-se “Ciranda Literária” subdividido em dois temas: “Natureza quem ama cuida” e “Brasil meu Brasil, brasileirinho”, que tem como fundamentação a citação de Antônio Cândido em seu livro Duas Vidas.
(1995, pág. 249)
“Entendo aqui por humanização [...] o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade e o semelhante.
A partir daí podemos dizer que um projeto de literatura na Escola vai garantir a democratização de uma esfera de produção cultural acessível aos leitores, sobretudo da escola pública.
(1995, pág. 249)
“Entendo aqui por humanização [...] o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade e o semelhante.
A partir daí podemos dizer que um projeto de literatura na Escola vai garantir a democratização de uma esfera de produção cultural acessível aos leitores, sobretudo da escola pública.
1º Encontro de educadores 2010
SISTEMA FIRJAN
Sistema de Comunicação
Funcionários participando da 1ª Reunião do Conselho Escolar
PÁSCOA
Alunos, professores e comunidade participando da comemoração de Páscoa
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