Recentemente, foi publicado o estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, cuja finalidade consistiu em identificar aspectos relacionados à gestão, à organização e ao funcionamento de escolas, que possam ter contribuído para o bom desempenho dos alunos em 33 escolas participantes da Prova Brasil 2005. As escolas foram selecionadas considerando o desempenho de seus alunos na Prova Brasil e os dados socioeconômicos desses alunos e dos municípios em que as escolas se encontram inseridas. A pesquisa propicia a análise de algumas dimensões da vida escolar, dentre as quais, a gestão democrática. Constatou-se que a participação da comunidade no cotidiano da escola constitui um fator que contribui para uma melhor aprendizagem. Considerando diversos processos de participação, o estudo ressaltou a importância de “Conselhos Escolares atuantes e fortalecidos, que acompanham a vida da escola e do aluno, atuando no cuidado com a aprendizagem e no combate à evasão escolar¹”
quinta-feira, 6 de março de 2008
Aprova Brasil, o Direito de Aprender
Marcadores:
aprendizagem,
Aprova Brasil,
Comunidade,
Conselhos Escolares,
Estudo,
Gestão Democrática,
IDEB,
Inep,
Prova Brasil,
Unicef
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário