domingo, 13 de abril de 2008

CONSELHO ESCOLAR, UMA ESTRATÉGIA.


UMA ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR UMA NOVA ESCOLA.

Desenvolver as práticas democráticas necessárias à gestão participativa nas Escolas, não é fácil. Esta atitude exige ruptura com a herança cultural da nossa história, onde a formação se espelhava nas relações de subserviência a um grupo dominante, ou seja, obediência à vontade do superior. O processo de colonização do Brasil objetivava um cidadão subordinado. E por muito tempo, a Escola colaborou com essa formação.
Mas, a complexidade da sociedade contemporânea e o atual processo de democratização das suas instituições e relações, impuseram à criação de mecanismos de gestão de políticas públicas, necessários a formação do cidadão democrático e reflexivo. Embora na Constituição de 1934, encontrava-se preconizado a necessidade de um projeto educativo nacional institucionalizado como projeto de cidadania, no entanto, somente a LDB da Educação Nacional n. 4024/60, o Brasil passou a contar com esse projeto. Muito teria para ser analisado no estudo da nossa história, mas quero focar o momento atual das nossas Escolas.
Surge o Conselho Escolar como estratégia de gestão democrática. É o instrumento que pode viabilizar as práticas democráticas, pois constitui a própria expressão da escola, por ser um colegiado legítimo, todos os segmentos da comunidade escolar participam das tomada de decisões.

Caros professores, a nossa participação na implantação deste instrumento democrático é valiosa e insubstituível. Pense nisso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria!!
parabéns a todos participantes.