DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A Unidade Escolar é uma instituição pública, gratuita vinculada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura que gerencia todas as unidades. A instituição é mantida pelo Município de Itaguaí e pela SMEC.
A Unidade Escolar está localizada no Centro do Município, que está a 80 km do Centro do Rio de Janeiro, localizado na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Em torno da Escola encontram centros comercias, postos de saúde e hospitais. Os meios de transporte são os alternativos que ligam todos os bairros do Município e existem também transportes intermunicipais. É um bairro residencial, atuante na Unidade Escolar, com saneamento básico e ruas asfaltadas, as casas em sua maioria são de alvenaria. O acesso à Escola é fácil, pois como já citado há meios de transporte em sua maioria. O CIEP 497 hoje mantém um bom relacionamento com a comunidade através de reuniões, Chá com a Comunidade, membros do Conselho Escolar e o Projeto da Escola Aberta.
As manifestações Culturais são bastante diversificadas que vão do Funk à Capoeira, e festas religiosas.
O prédio da Unidade apresenta condições excelentes para o bom funcionamento do ensino-aprendizagem.
Os produtos resultantes do nosso processo principal são:
· Educação Infantil de 04 a 05 anos
· Ensino fundamental em 09 anos (1ª E à 8ª série)
As séries iniciais do Ensino fundamental são as que fundamentam o produto desta Unidade Escolar, pois o índice de reprovação nestas séries está sendo combatido pelo Programa Alfabetização e Programa ABCD que objetiva a contextualização e a metalinguagem.
A Unidade Escolar possui 23 salas de aula, 1 auditório, 1 biblioteca, 1 quadra poli esportiva, 1 coordenação, 1 almoxarifado, 1 orientação pedagógica, 1 direção, 1 sala de classe especial, 1 refeitório, além do acesso à Internet na secretária da U. E. e 1 sala de informática com 10 computadores. Atualmente a Unidade Escolar é composta de 1.109 alunos e funciona em dois turnos nos horários de 7:30 às 12:00(1º seg), 7:30 às 12:15(2º seg) e de 13:00 às 17:30(1º seg), 13:00 às 17:45(2º seg), .
É desenvolvido em toda a rede o Programa Alfabetização e Programa ABCD, programas estes que capacitam semestralmente os professores e coordenadores que atuam junto a ele, que sua função principal é a erradicação da defasagem de série e idade.
A Unidade Escolar também oferece nos finais de semana o Projeto da Escola Aberta com a brilhante participação do Conselho escolar no período da manhã, com oficinas de dança, desenho, modelo e manequim, tricô e crochê, bijuteria, culinária, capoeira e aulas de informática, otimizando assim o tempo da comunidade nas ruas. Os processos de apoio são o auditório, a integração vídeo/sala de leitura/biblioteca, para que o desenvolvimento da leitura e escrita seja eficiente num todo.
A Unidade Escolar, bem como a SMEC estimula o desenvolvimento profissional de sua força de trabalho através de capacitação contínua, inclusive com os novos cursos profissionalizantes que o Município oferece, para melhoria da qualidade em suas funções.
Os principais clientes são oriundos do bairro, pois a SMEC permitiu que cada comunidade pudesse estudar próximo de sua residência, para não haver gastos com locomoção. A Unidade Escolar oferece ensino regular diurno, que atinge da Educação Infantil ao 2º segmento, com classe de Educação Especial, que são atendidos em parceria com os postos de saúde e Secretaria de Educação, por funcionários capacitados para esses fins. A maior finalidade do nosso produto é a continuidade do aluno na escola através de acompanhamento de assiduidade, em visitas domiciliares, reuniões individuais com os responsáveis, reunião geral de rendimento do aluno e parceria com o Conselho Tutelar.
Os insumos que recebemos para Unidade Escolar como, Merenda Escolar, material didático e material de apoio são oriundos da SMEC.
Sobre a merenda escolar, é controlada pela chefe de merenda que está lotada na Unidade e fiscalizada por uma supervisora que está semanalmente com a responsável que avalia o cardápio junto com a nutricionista, que acompanha sua confecção e aceitação. A supervisora faz o levantamento junto a chefe de merenda para saber a necessidade de pedidos para cada semana e de cada cardápio, bem como a quantidade de sobra. A supervisora é responsável também de aquisição de material de limpeza que mensalmente é feito um levantamento com a Direção para saber a necessidade da Unidade. Com relação ao material de reparos e conserto também é de responsabilidade da SMEC que através de ofício à Direção solicita reparos, consertos e manutenção. O contato com os fornecedores é através da entrega da merenda, onde qualquer irregularidade como frutas estragadas, temos a liberdade de pedir solicitação de troca, bem como reclamação junto ao Departamento de Nutrição da SMEC. Temos também o Conselho de Alimentação do Município que faz vistoria em todas as Unidades e avaliação da Merenda Escolar e sua aceitação.
A SMEC disponibiliza para cada segmento uma coordenação própria, que possibilita o desenvolvimento de um produto de qualidade. Essa Coordenação faz visitação a Unidade Escolar semanalmente ou quando solicitada pela direção e desenvolve capacitações para cada segmento, objetivando o avanço da força de trabalho profissionalmente, para a melhoria do produto.
Há também capacitações desenvolvidas pela SMEC para os outros setores da Unidade Escolar, melhorando a qualidade de trabalho.
A AD do CIEP 497- Profª. Sílvia Tupinambá é constituída pela Diretora e Diretora Adjunta, sendo que ambas assumiram no segundo semestre de 2006, e são responsáveis pela implementação do novo modelo de Gestão, com esforços contínuos para um desenvolvimento de qualidade no sistema de ensino. Buscando uma gestão participativa nos diversos setores da Unidade Escolar, aspecto muito importante para a busca da excelência do produto que é o ensino-aprendizagem.
Com o desenvolvimento de um ambiente propício para a busca de excelência, o Conselho Escolar e Direção são os grandes estimuladores das práticas até agora implementadas, incentivando o desenvolvimento de um clima agradável, usando seu próprio exemplo de disciplina e também incentivando o exercício de suas funções através do trabalho em equipe, culminando no desenvolvimento contínuo de toda a Unidade Escolar.
A Unidade Escolar desenvolve seus projetos através da total transparência, estimulando a força de trabalho a expor suas satisfações e insatisfações através de avaliações nas reuniões com os líderes de cada segmento, com a participação da comunidade e do Conselho Escolar.
Os valores e diretrizes organizacionais são definidos em consulta com as partes interessadas sendo propagadas, em toda U. E .
As necessidades são levantadas pela força de trabalho, clientes e comunidade através de reuniões que estão sendo feitas semestralmente com a pesquisa de opinião e dos questionários elaborados pelos membros do Conselho Escolar.
A verificação do cumprimento dos padrões de trabalho e das práticas de Gestão relativas ao Sistema de Liderança está sendo desenvolvida através de avaliações como:
· Pesquisa de Satisfação que é realizada semestralmente;
· Pesquisa de satisfação e desempenho do Público Interno;
· Reuniões do Comitê realizadas mensalmente onde são verificadas as oportunidades de melhorias;
· Reuniões de pais que são realizadas bimestralmente, com a presença do Conselho Escolar para avaliação, sendo relatado em ata de reunião que é composta pela AD e Equipe Pedagógica.
A Visão da U. E. é:
Ser reconhecida por ser uma escola inovadora pelos nossos clientes através das competências, habilidades e atitudes inerentes a SMEC.
A Missão da U. E. é:
Desenvolver em nossos clientes, competências e habilidades, que propiciem uma formação acadêmica que vise à ética sendo aptos a exercer a sua cidadania.
As Crenças e Valores são:
A Escola acredita no agir, no planejar e no executar, através: do compromisso, respeito mútuo e profissionalismo.
Hoje a Unidade Escolar visa uma gestão participativa, proporcionando um ambiente de troca de idéias para a melhoria do ensino-aprendizagem com a direção, equipe pedagógica, comunidade e o Conselho Escolar como mostra o projeto: Viva Japão
Professoras/Gestoras: Adriana Maria Marins
Mônica de Lima Drumont
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
o ciep 497 parece bastante interessante,sempre achei que a educação é um instrumento de transformação da sociedade,parabéns as diretoras continuem por este caminho,só asssim consiguiremos modificar nossa sociedade.
O respeito ao professor deve começar de cima. Nesta Unidade Escolar os professores são humilhados pela direção em todas as reuniões pegagógicas. Como pode um profissional trabalhar sem motivação? Desta maneira não há professor que suporte tamanha humilhação.
Igor Mendes.
Postar um comentário