A escola está localizada no bairro de Brisamar. É um bairro tipicamente residencial, onde está localizada uma estação de manobras de mineradora MRS. As casas, em sua maioria, são de alvenaria, sendo algumas muito pequenas. O acesso à escola não é considerado difícil.
A comunidade é formada por pessoas carentes, onde dificulta o trabalho a ser desenvolvido. Seus membros possuem uma renda muito baixa que gira em torno de um a três salários mínimos. Existem famílias mais corantes, porém, poucas chegam a passar fome, pois a comunidade é solidária e tem sido muito estimulada a participar de ações sociais. É uma comunidade fechada onde todos se conhecem, o que facilita muito a solução desta situação.
O nível de instrução dos pais, em sua maioria, é apenas o Ensino Fundamental incompleto, alguns como Ensino Fundamental completo e em raras exceções o Ensino Médio. O acesso aos meios de comunicação se restringe as casas que possuem televisão, telefone, rádio e computador. Quanto ao lazer, não há opções dentro do bairro, o que faz com que as festas escolares e as festas de rua sejam as únicas opções para seu lazer. É um bairro com manifestações culturais bastante diversificadas indo das festas religiosas aos bailes de forró.
O prédio da escola que foi construído por arquitetos nesta região, apresenta condições regulares para o bom funcionamento, contando com uma quadra poliesportiva, sala de leitura e laboratório de informática atende com conforto as crianças da educação infantil e 1º e 2º segmento do ensino fundamental.
Aos alunos de 1ª série do ensino fundamental é realizado o Programa Alfa e Beto de Língua Portuguesa e de 2ª a 4ª série também do ensino fundamental o Programa ABCD da Língua Portuguesa é oferecido pela SMEC e realizado em todo o Município de Itaguaí.
Para ter uma avaliação externa consiste e poder reavaliar a ação pedagógica, a escola participa de cursos de capacitação, centro de estudos, reuniões pedagógicas e conselhos de classes que são promovidos pela SMEC e pela própria Unidade Escolar.
A Escola Municipal Eider Ribeiro Dantas atende uma grande parte da população local em idade escolar, tendo seu funcionamento em dois turnos assim distribuídos:
· 1º turno: das 07h30min às 12h15min, com turmas de Educação Infantil e de 4ª à 8ª série;
· 2º turno: das 12h45min às 17h15min, com turmas de Educação Infantil e de 1ª à 3ª série do Ensino fundamental.
MISSÃO
Nossa escola tem por missão contribuir na abertura de caminhos que levam ao conhecimento da sua importância na sociedade, como membro participativo, transformador e criativo, contribuindo para o desenvolvimento sócio cultural ao alcance de todos.
VISÃO
Seremos uma escola reconhecida no resgate da auto-estima, valorizando o indivíduo e preparando-o para o exercício de sua cidadania, através de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo e comprometido e pelo respeito dispensado aos nossos alunos, pais e colaboradores num período de 03 (três) anos.
Seremos uma escola reconhecida no resgate da auto-estima, valorizando o indivíduo e preparando-o para o exercício de sua cidadania, através de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo e comprometido e pelo respeito dispensado aos nossos alunos, pais e colaboradores num período de 03 (três) anos.
CRENÇAS
Educação fator estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de qualquer país.
Integração de todos elementos envolvidos com a qualidade de trabalho na Unidade Escolar.
Democracia ao alcance de todos.
Equipe que busca superar todos os obstáculos.
Relacionamento com respeito.
Responsabilidade e comprometimento.
Individualidade respeitada.
Busca pela inovação.
Ética presente em todos os setores.
Interdisciplinaridade atuante.
Relações transparentes.
Organização para alcance dos objetivos.
Dedicação para o crescimento educacional.
Acolhedora às diferenças.
Nortear estratégias para o alcance da aprendizagem.
Trabalho em prol da ambiência familiar.
Avaliação constaste do trabalho realizado.
Sucesso, desfecho da realização do bom trabalho.
Por: Professor/Gestor - Luiz Carlos Santos
Educação fator estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de qualquer país.
Integração de todos elementos envolvidos com a qualidade de trabalho na Unidade Escolar.
Democracia ao alcance de todos.
Equipe que busca superar todos os obstáculos.
Relacionamento com respeito.
Responsabilidade e comprometimento.
Individualidade respeitada.
Busca pela inovação.
Ética presente em todos os setores.
Interdisciplinaridade atuante.
Relações transparentes.
Organização para alcance dos objetivos.
Dedicação para o crescimento educacional.
Acolhedora às diferenças.
Nortear estratégias para o alcance da aprendizagem.
Trabalho em prol da ambiência familiar.
Avaliação constaste do trabalho realizado.
Sucesso, desfecho da realização do bom trabalho.
Por: Professor/Gestor - Luiz Carlos Santos
Sidnéia Maria R. Muniz
6 comentários:
Muito legal essa apresentação da sua escola. Parabéns
Essa Escola é tudo de bom!!! Se puderes nos visitar algum dia serás muito bem recebido(a)!
Docente da U.E.
Primeiro bairro carente só se for o seu bairro. akiie é muito legal amo morar aqui. O ensino é regular, mas o Colégio não está em boas condições como aparenta já estudei lá a Escola tá com rachadura, E agora me diz que arquiteto é esse?
Que em menos de 3 anos o colégio tá caindo. Tem lazer sim o campo da lafé e a praça que tá em construção.E na minha casa tem computador, televisão e rádio, ah e se ta carente a culpa é do Charlinho... tem muita gente co0m ótimas condições que moram akiie, e preferem esse lugar por causa da tranquilidade.
não sou rica mas também não sou pobre como dizem.
Eu sou professor dessa escola,estamos trabalhando por uma educação com mais qualidade!
Jonatha Costa
AAAAAAAH, isso é verdade !
lá não é qualquer escola não que você chega e fica quase meia hora na secretaria esperando ser atendido não tá ? lá é uma escola muito bem organizada e responsável. Eu falo isso porque eu já estudei lá e tenho muitas coisas boas pra contar. E você que disse que arquiteto é esse porque a escola tá cheia de rachadura, a culpa não é do arquiteto não, é da umidade da localidade. Se você não sabe de nada é melhor ficar na sua :D '
apoio e sempre vou apoiar a escola Eider Ribeiro Dantas!
Aluno : Victor Guimarães '
simply dropping by to say hey
Postar um comentário