- Homenagem aos 190 anos de Emancipação do Município de Itaguaí
“Chá Literário”
Objetivos:
Estimular o alunado para pesquisa
Incentivar a leitura e escrita
O objetivo principal deste trabalho foi conscientizar a sociedade para a necessidade de intensificação de ações de incentivo à leitura, dos seus benefícios
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro.
2 comentários:
Achei muito interessante a coluna sobre o "chá literário" que homenageou os 190 de emancipação do Município de Itaguaí e ocorreu o evento na E.E.M.Carmem Menezes Direito, porém, foi muito injusto a falta de concideração ao deixarem de citar que a idéia foi realmente da professora Lúcia, mais, a montagem do projeto como: a apresentação (História), o desenvolvimento do tema, a justificativa, o objetivo, a avaliação, a digitação, o pedido da participação dos comerciantes mediante a premiação que foi dada aos educandos, a montagem do livro como: prólogo, sumário tenha sido da professora e coordenadora do Projeto Janete Ferrari.
Projeto Escolar
Foi publicado no site da SMEC Itaguaí, pelo Conselho Escolar, merecidamente, o evento que ocorreu em Homenagem aos 190 anos de Emancipação do Município de Itaguaí com um "Chá Literário", porém, houve um pequeno equivoco ao citarem sobre a montagem do Projeto: a idéia é fato que foi da professora Lúcia de matemática, assim como, a decoração do espaço físico, foi dela e dos alunos, no entanto, o da forma como foi elaborado o projeto (escrito), sua montagem do início ao fim, como: capa, prólogo, apresentação, sumário, digitação das poesias com imagens ao fundo, agradecimentos, pedido de colaboração aos comerciantes de Itaguaí para premiação das melhores poesias, isso se deve a Professora e Coordenadora Janete Ferrari, que inclusive esteve pessoalmente na SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) pedindo que ajudasse com o xérox e encadernação dos livros que foram autografados pelos alunos.
Penso que, ao se tratar de Unidade Escolar, não existe mérito a uma única pessoa, por isso, digo, o mérito é da equipe escolar que esteve o tempo toda envolvida como, por exemplo: as professoras de português que instruíram e corrigiram as redações, as professoras de geografia, história, ciências, física, matemática e todas as demais disciplinas, pois o foco principal era interligar as disciplinas, que todas estivessem envolvidas no projeto, bem como estiveram (falando sobre sua história, espaço geográfico, estatística de população, desenvolvimento, imigração, plantações, culturas, dentre outros...).
A coordenadora Janete se disponibilizou a escrever o tema, a justificativa, os objetivos, digitar e imprimir o original tudo em sua residência.
Para isso, no entanto fica aqui o pedido de ratificação ao citarem apenas o nome da professora Lúcia, ao passo que quando se trata de Educação, Ensino todos merecem aplausos e méritos, principalmente os EDUCANDOS, que se esforçaram, pesquisaram e apresentaram um excelente trabalho.
PARABÉNS! Não a mim professora e coordenadora que elaborou o Projeto Janete Ferrari, PARABÉNS! Não a professora Lúcia de matemática que apresentou a idéia de fazermos um “Chá Literário” com o tema da Emancipação do Município. PARABÉNS! SIM a toda a equipe escolar da E.E.M.Carmem Menezes Direito que esteve envolvida no Projeto “Uma homenagem aos 190 anos de Emancipação do Município de Itaguaí; cito: diretora, orientadores, professores, inspetores, equipe de apoio (merendeiras), pais e responsáveis, comunidade e claro os ALUNOS.
Desde já, agradeço respeitosamente.
Janete Ferrari
Postar um comentário