segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SMEC - Itaguaí - RJ. Apresenta: Escola Municipal Amauri Ferreira. Em parceria com Conselho Escolar.


APRESENTA:
Homenagem aos 100 anos de Cartola e Pixinguinha.



O evento foi realizado com muita harmonia e colaboração de toda Equipe Pedagógica, Corpo Docente, Funcionários e com a presença do Conselho Escolar.



Sem contar com a grande e rica participação dos alunos, onde se dispuseram até mesmo a caracterização da época citada.
O evento ocorreu de forma em que podemos classificá-lo como um grande sucesso tanto de companheirismo profissional, como de integração dos alunos a suas atuações.
Houve uma completa união de todos os turnos da U.E. desde o 1º, 2º turnos e o turno da noite, onde funciona o EJA. Não podemos deixar de citar a participação da comunidade. Os pais presentes ao evento cantaram e dançaram juntos com seus filhos e outros alunos.
Enfim, toda a equipe está parabenizada pelo comprometimento profissional



"Escola Municipal Amauri Ferreira"


Direção: profª: Erigleide da Costa Barros Melo






SMEC - Itaguaí - RJ. Apresenta:CIEP 496 Municipalizado Maestro Francisco Mignone

Perfil do CIEP 496 M. Maestro Francisco Mignone.


O CIEP 496 Municipalizado Maestro Francisco Mignone é uma instituição pública, gratuita, vinculada a SMEC, gerenciada pela Prefeitura Municipal de Itaguaí pela qual é mantida. O ciep 496 foi inaugurado em 20 de abril de 1993, no governo do Sr. Leonel de Moura Brizola, com decreto de denominação nº 20.619 de 30/09/1994, passando a chamar-se CIEP 496 MAESTRO FRANCISCO MIGNONE, a partir de 1995 em homenagem ao grande Maestro de nosso país.


Localizado à Rua Kaisser Abrão s/nº Monte Serrat, em Itaguaí, situado na zona urbana de fácil acesso. Esta Unidade Escolar em 31/03/2006 foi municipalizada denominando-se CIEP 496 - Municipalizado Mestro Francisco Mignone, atendendo aproximadamente 1.347 alunos distribuídos em três turnos com as modalidades, Ensino Regular do 1º e 2º segmentos e EJA. A clientela se apresenta por famílias composta por mais de dois filhos e na maioria das vezes apresentam dificuldades quanto à higiene e alimentação.


Temos um percentual de 90% dos alunos, nascidos neste município e uma pequena parcela advinda de outros estados, atraídos por oferta de trabalho em grandes empresas que estão instaladas em nosso município. Atualmente com o trabalho que desenvolvemos, está aumentando o quantitativo de pais e/ou responsáveis, que ainda não tinham concluído o Ensino fundamental. Porém 80% dos nossos clientes tem acesso aos meios de comunicação.


Temos um quantitativo estimado de aproximadamente 20% dos pais e/ou responsáveis com grau de instrução de nível médio e superior. Casos como estes nos auxiliam na conscientização e motivação para outros pais e/ou responsáveis darem o primeiro passo, rumo a um futuro mais digno, visto que atuamos num contexto muito competitivo e daí a necessidade de estarem atualizados a capacitados para competir com a concorrência que é cada vez maior.


A U. E. atende algumas necessidades existentes utilizando-se de estratégias, como o Conselho Escolar, que visa garantir uma gestão democrática, participativa, disponibilizando espaço de total liberdade de opiniões e críticas.

Direção: Profª: Cláudia Valéria B. S. Matos.

SMEC - Itaguaí - RJ. Apresenta: Projeto do "CIEP 497 Munic. Prof.ª Sílvia

Africanidade tem por finalidade lançar discussões a respeito de questões ligadas à diversidade cultural brasileira e ressaltar o valor das contribuições africanas no Brasil e no mundo.



PROJETO: “ AFRICANIDADE” NÃO SÓ UMA QUESTÃO DE ESTUDO, UMA QUESTÃO DE FATO”


Em todo o 2º semestre de 2008, com a participação do Conselho Escolar.


Culminância: Semana Cultural que será realizada no dia
"05 de novembro de 2008".

Objetivo Geral:


O objetivo é resgatar a importância do negro na formação da cultura brasileira, despertando no aluno o interesse pela influência afro em nossa sociedade. Desenvolver um trabalho de pesquisa sobre as conquistas de direitos diferenciados para a população afro-descendente, na tentativa de corrigir as injustiças passadas, oportunizando o acesso às Universidades, à empregos públicos etc. Visando conscientizar futuros cidadãos da importância das igualdades como pilar fundamental para o fortalecimento de uma sociedade justa, trabalhar a riqueza e pluralidade da cultura afro, criando admiração e orgulho por essas raízes em nossa cultura.


Público Alvo:

Todos inseridos na E.U. e Comunidade.


Desenvolvimento:

Através de músicas, fatos e costumes étnicos.
Estudo sobre a África/Brasil.

Direção: Profª:Adriana Maria Marins
Profª: Mônica de Lima Drumont



SMEC- Itaguaí - RJ - Apresenta Atividades realizadas no "CIEP 497 Mun. Profª Sílvia Tupinambá" Presença do Conselho Escolar em todas atividades.

PROJETO FOLCLORE

CIEP 497 Mun. Profª Sílvia Tupinambá

Objetivos

· Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
· Conhecer a importância do folclore para a comunidade.














Direção: Profª: Adriana Maria Marins
Profª: Mônica de Lima Drumont



SMEC - RJ - Apresenta Atividades da E. E. M. Taciano Basílio.: O Sentido De Uma Realidade Construída Coletivamente.

Unidade Escolar de pequeno porte, localizada na Zona Rural do Município de Itaguaí.

Participação do Conselho Escolar Nos:

  • Projetos
  • Reuniões
  • Festividades. etc

Reflexão...

"GARANTIR A PERPETUAÇÃO DO SORRISO DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO É DEVER DE TODOS"





"Relacionamento Escola - Comunidade - Conselho Escolar"

DE EXCELÊNCIA!!!!







Pais, Responsáveis, Professores e alunos na escolha dos membros do Conselho Escolar.


Encontros realizados mensalmente com os menbros do Conselho Escolar.







Participação do Conselho Escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da E. E. M. Taciano Basílio.


Direção: Profª: Fábia Teixeira da Conceição