]]
Escola Municipal Renato Gonçalves
Estrada Reta dos 800 nº 2584 - Chaperó – Itaguaí / RJ
CP-23835 – 000
NOVA DIREÇÃO.
- Dirigente Escolar: Ieda Maria Batista da Silva
- Coordenadora Pedagógica: Vanir Paciencia Ignacio
Missão
A unidade escolar existe para viabilizar um serviço educacional com o propósito de preparar o educando para as demandas da sociedade, como também, promover de modo satisfatório a articulação com o professor/aluno/fornecedor e comunidade.
Visão
A escola Municipal Renato Gonçalves Martins quer se reconhecida no período de três anos como uma instituição que promove uma gestão participativa.
Crenças e Valores
Na unidade escolar Renato Gonçalves Martins acredita-se que:
- O consenso deverá permanecer nas decisões e atitudes;
- O trabalho deverá ser em prol das necessidades da unidade escolar e comunidade;
- O comportamento pacífico fornece um ambiente de segurança e respeito;
- É importante a participação da comunidade nos projetos da organização;
- É dever de cada funcionário trabalhar com motivação e prazer em prol à unidade escolar.
- A busca da solidariedade e pela união deve ser uma constante em nosso ambiente de trabalho.A busca pela ética deve ser constante em nossa relação interpessoal.
- O consenso deverá permanecer nas decisões e atitudes;
- O trabalho deverá ser em prol das necessidades da unidade escolar e comunidade;
- O comportamento pacífico fornece um ambiente de segurança e respeito;
- É importante a participação da comunidade nos projetos da organização;
- É dever de cada funcionário trabalhar com motivação e prazer em prol à unidade escolar.
- A busca da solidariedade e pela união deve ser uma constante em nosso ambiente de trabalho.A busca pela ética deve ser constante em nossa relação interpessoal.
Objetivo Geral da UE :
Preparar o educando para o pleno exercício de sua cidadania. Para tal torna-se necessária uma parceria entre o corpo docente e toda a Comunidade escolar, visto que as transformações sociais deverão vir desta parceria e retornar a Comunidade como marco positivo para o seu amplo desenvolvimento, gerando assim um ambiente propício para o exercício daquela cidadania.
Objetivo Específico :
· Ressaltar as características sociais e culturais da Comunidade levando o educando a conhecer as estruturas que alicerçam seu cotidiano;
· Incentiva-lo a agir positivamente nas transformações sociais de seu meio;
· Desenvolver sua capacidade de interagir socialmente, aceitando-se como ser atuante no meio;
· Conscientizar-lhe da pluralidade cultural e da diversidade inerente aos convívios sociais;
· Resgatar ensinamentos de valores e formas distintas de solidariedade (imbuídas no contexto alfabetizar/conscientizar), visando o desenvolvimento de sua auto-estima, marco fundamental para o pleno exercício da cidadania.
ATA DE REUNIÃO PARA FORMAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR
2009
Na Escola Municipal Renato Gonçalves Martins, na Reta dos 800, nº2584 Chaperó, Itaguaí, RJ. Onde reuniram-se pais, responsáveis, comunidade e pessoas interessadas nos problemas da educação para formação do conselho. Esta, realizada no dia onze de março de dois mil e nove. Com início às nove horas, com a fala da diretora Ieda Maria, agradecendo o comparecimento de todos.
Logo a seguir foi dado andamento aos trabalhos para a escolha dos membros dos Conselhos Deliberativos, Consultivos, Fiscais e mobilizadora para formação do conselho.
Ficando assim, composto de seus membros e suplentes. Ieda Maria Batista da Silva (Dirigente Escolar); Vanir Paciencia Ignácio (Coordenadora Pedagógica); Fernanda Pereira Medeiros (Professor); Danielle Batista da Silva (Professor); Maria Helena Cajui (Auxiliar de serviços escolares); Marcelo Manoel de Oliveira (Auxiliar de serviços gerais) (suplente); Ruth de Souza Lopes (mãe de aluno); Alessandra Menezes Fernandes (mãe de aluno) (suplente); Antônio Carlos Souza Ferreira (comunidade); Maria Cazuko Yamashita (comunidade) (suplente). Ficando assim formado o Conselho Escolar, com seus titulares e suplentes onde os mesmos foram empossados neste ato. Logo a seguir, a diretora passou aos presentes as datas das próximas reuniões;
11/03, 06/04 , 06/05, 10/06, 08/07, 06/08, 09/09, 09/10, 07/11, 09/12/2009 datas estas que poderão ser alteradas caso haja necessidade.
Não havendo mais nada a ser tratar demos por encerrada nossa reunião, às onze horas, com agradecimentos feito pela diretora a todos os presentes.
Logo a seguir foi dado andamento aos trabalhos para a escolha dos membros dos Conselhos Deliberativos, Consultivos, Fiscais e mobilizadora para formação do conselho.
Ficando assim, composto de seus membros e suplentes. Ieda Maria Batista da Silva (Dirigente Escolar); Vanir Paciencia Ignácio (Coordenadora Pedagógica); Fernanda Pereira Medeiros (Professor); Danielle Batista da Silva (Professor); Maria Helena Cajui (Auxiliar de serviços escolares); Marcelo Manoel de Oliveira (Auxiliar de serviços gerais) (suplente); Ruth de Souza Lopes (mãe de aluno); Alessandra Menezes Fernandes (mãe de aluno) (suplente); Antônio Carlos Souza Ferreira (comunidade); Maria Cazuko Yamashita (comunidade) (suplente). Ficando assim formado o Conselho Escolar, com seus titulares e suplentes onde os mesmos foram empossados neste ato. Logo a seguir, a diretora passou aos presentes as datas das próximas reuniões;
11/03, 06/04 , 06/05, 10/06, 08/07, 06/08, 09/09, 09/10, 07/11, 09/12/2009 datas estas que poderão ser alteradas caso haja necessidade.
Não havendo mais nada a ser tratar demos por encerrada nossa reunião, às onze horas, com agradecimentos feito pela diretora a todos os presentes.
Equipe Escolar
Em nossa Ação Pedagógica lançamos mão de marcos norteadores retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Temas Transversais ) e do Programa difundido pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Itaguaí ( “Programa de Alfabetização - Alfa e Beto 1° e 2° ano e Programa ABCD – 3° ao 5° ano” ), a fim de desenvolver em nossos alunos alfabetização de qualidade com leitura fluente e escrita ortográfica, além da percepção de sua capacidade de interagir positivamente no ambiente em que vive, com inclusão do Conselho Escolar.
São eles: Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Ética e Cidadania. Além do desenvolvimento dos Programas acima mencionados.
Em nossa Ação Pedagógica lançamos mão de marcos norteadores retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Temas Transversais ) e do Programa difundido pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Itaguaí ( “Programa de Alfabetização - Alfa e Beto 1° e 2° ano e Programa ABCD – 3° ao 5° ano” ), a fim de desenvolver em nossos alunos alfabetização de qualidade com leitura fluente e escrita ortográfica, além da percepção de sua capacidade de interagir positivamente no ambiente em que vive, com inclusão do Conselho Escolar.
São eles: Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Ética e Cidadania. Além do desenvolvimento dos Programas acima mencionados.
Atividades Escolares
Através de Culminâncias dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, tendo como pano de fundo as Datas Comemorativas, buscaremos traçar um paralelo entre os acontecimentos registrados no currículo nacional e os períodos de alta ou queda de produtividade inerentes à agricultura e pecuária, formando assim a interação entre fenômenos de diferentes naturezas e permitindo uma reflexão voltada especificamente para o interior da escola e da sala de aula. [1]
[1] PCN – Volume 10 – páginas 41 e 42
[1] PCN – Volume 10 – páginas 41 e 42
Trabalhos de aprimoramento, capacitação, avaliações do desempenho escolar do educando e dos profissionais desenvolvidos em Centro de Estudos, Reuniões Pedagógicas, Conselho de Classe. Reunimos para traçarmos metas para o início do ano letivo de 2009, em reunião decidimos quais caminhos pedagógicos utilizaremos para melhor desempenho escolar dos educandos e dos profissionais. Enfocamos o nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), Avaliação Diagnóstica, Plana de Ação, Cronograma da U.E., Datas Comemorativas, Leituras de um texto para reflexão, a música Boa Sorte que foi cantada por todos e a leitura do nosso contrato escolar.
Utilizamos mensagens de reflexão “A lição do Bambu” (Eliete ver na Internete) e o livro”Minuto da Sabedoria” na qual utilizamos da sensibilização e amor da profissão para o exercício da mesma.
Utilizamos mensagens de reflexão “A lição do Bambu” (Eliete ver na Internete) e o livro”Minuto da Sabedoria” na qual utilizamos da sensibilização e amor da profissão para o exercício da mesma.
CONSELHO ESCOLAR PARTICIPANDO DA MONTAGEM DO
"PROJETO POLÍTICA PEDAGÓGICO"
Estando a Escola Municipal Renato Gonçalves Martins situada em uma região de difícil acesso dentro do Município de Itaguaí e sendo a cultura desta Comunidade tipicamente rural, buscaremos através do Projeto Político Pedagógico, desenvolver em nossos alunos a capacidade de conhecer sua cultura e fazer a diferença tornando-se um ser atuante em seu meio, aprendendo assim a conviver e interagir dentro da diversidade cultural inerente a relações sociais,cujo pleno exercício da cidadania o tornará preparado para vida no novo milênio.
O campo e a cidade ( rural / urbano ) propiciam às suas populações vivências e respostas culturais muito diferenciadas que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas.[1] Respeitar esses valores e compartilhar conhecimentos, levando o aluno à reflexão sobre seu papel dentro da sociedade, assim como lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade são Direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente .[2]
“O grande desafio proposto para a Educação é estabelecer conexões entre o que se aprende na escola e a vida... “[3] Atentos a esse desafio, e consciente de que, ao despertarmos em nossos alunos a percepção de sua capacidade de posicionar-se criticamente ante a realidade em que vive assumi-la e transforma-la democrática e participativamente, estaremos buscando dentro dele a construção de sua aprendizagem através de um processo ativo de (auto) conhecimento[4]. Através de planejamentos, debates e trocas de experiências visamos objetivos comuns no desenvolvimento de nosso trabalho e transportamos para esse documento a necessidade urgente de estabelecer uma conexão entre a vida de nossos alunos e o que transmitimos a eles como fonte de conhecimento na formação de sua Identidade.
[1] PCN – Volume 10 – página 29
[2] ECA – Art. 3º
[3] PCN – Volume 10 – página 23
[4] Linha Pedagógica de Piaget
O campo e a cidade ( rural / urbano ) propiciam às suas populações vivências e respostas culturais muito diferenciadas que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas.[1] Respeitar esses valores e compartilhar conhecimentos, levando o aluno à reflexão sobre seu papel dentro da sociedade, assim como lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade são Direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente .[2]
“O grande desafio proposto para a Educação é estabelecer conexões entre o que se aprende na escola e a vida... “[3] Atentos a esse desafio, e consciente de que, ao despertarmos em nossos alunos a percepção de sua capacidade de posicionar-se criticamente ante a realidade em que vive assumi-la e transforma-la democrática e participativamente, estaremos buscando dentro dele a construção de sua aprendizagem através de um processo ativo de (auto) conhecimento[4]. Através de planejamentos, debates e trocas de experiências visamos objetivos comuns no desenvolvimento de nosso trabalho e transportamos para esse documento a necessidade urgente de estabelecer uma conexão entre a vida de nossos alunos e o que transmitimos a eles como fonte de conhecimento na formação de sua Identidade.
[1] PCN – Volume 10 – página 29
[2] ECA – Art. 3º
[3] PCN – Volume 10 – página 23
[4] Linha Pedagógica de Piaget
Dirigente Escolar : Ieda Maria Batista da Silva
Coordenadora Pedagógica: Vanir Paciencia Ignacio
"Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física".
Jean Piaget
Nenhum comentário:
Postar um comentário