segunda-feira, 27 de abril de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - Apresenta: Profª:: Edínia Marques de Ataídes Esteves. Diretora e aluna do Curso do Conselho Escolar.

E. M . Dr. JORGE ABRAHÃO





ALUNA: Edínia Marques de Ataídes Esteves

TURMA: 3


TUTORA: Denise Fetter Mold




ATIVIDADE: 2ª Atividade do Caderno 3



Nossa escola está localizada numa zona rural. E nossa comunidade tem características bem comuns de comunidades rurais, onde poucos conseguem ter uma visão de futuro fora da localidade. A produção agrícola não mais é suficiente para a manutenção das famílias e se restringem aos poucos produtores, um número mínimo proprietários e trabalhadores sem os direitos trabalhistas, e com um salário abominável. As famílias são conformadas, sem perspectivas, os filhos sem objetivos ou sonhos.
Não existe o Ensino Médio na localidade, e a dependência de pagamento de transporte dificulta muito a freqüência em outro bairro próximo, daqueles que despertam para a necessidade de continuar os estudos.
Analisando nosso contexto político e econômico, observo que de um modo geral nossa comunidade está à parte de toda mudança que nosso município vem sofrendo e que ainda vai sofrer devido à construção do Porto de Itaguaí em nossa cidade, com surgimento de novas oportunidades de trabalho e melhora da qualidade de vida.
Não existe a valorização do estudo como primordial para uma realização futura. Aliás, não existem objetivos fora da comunidade. Poucas são as famílias que valorizam ou investem na formação educacional dos filhos. Algumas até impedem que isso aconteça.
Nossa escola a partir desse ano passou a atender aos alunos do 6º ao 9º ano. Nossos novos clientes mudaram nossos objetivos que mudaram nossa Missão e Visão. Estamos em plena reformulação.
Professores, funcionários, alunos e comunidade, todos juntos, com a mesma preocupação de sermos um canal para a transformação das visões de mundo desses adolescentes e famílias, estamos reformulando o PPP, objetivando a conscientização e despertar para a nova realidade que vivemos, através de projetos e parcerias que promovam oportunidades de mudanças.
Sabemos que a luta vai ser grande, porém, sabemos que está em nossas mãos a responsabilidade da transformação educacional..


Segunda Atividade do Caderno 4


A Escola Municipal Doutor Jorge Abrahão iniciou as atividades com o 2º segmento apenas neste ano, deixando de atender o 1º segmento. Todos, Conselho Escolar, professores, funcionários e direção estão envolvidos num processo de diagnostico e de replanejamento. Com a nova clientela mudam-se os objetivos e as estratégias de ações. Depois de identificarmos o potencial, as expectativas, e as necessidades de nossa nova comunidade escolar, através de observações, reuniões com representantes de turmas, pais, professores e funcionários, levantamentos de sugestões através de pesquisas, o Conselho Escolar juntamente com a Equipe Pedagógica, elaborou um plano de ação o qual proporciona ao aluno ocupar o tempo ocioso no contra-turno com atividades esportivas como vôlei, futebol, xadrez e ping-pong (escolhidos pelos alunos). Estas atividades estarão sendo administradas pela escola, porém, treinadas por voluntários da comunidade. Os ensaios dos grupos de Teatro, Coral, e Dança também serão realizados no contra-turno em dias alternados. Estando localizados em uma zona rural, a maioria de nossos alunos depende de Transporte Escolar, então optamos por um horário em que o aluno tenha condições de participar das atividades que desejar: os do 1º turno, saindo um pouco mais tarde, e os do 2º turno, chegando um pouco mais cedo nos dias de atividades extras. Dentro do plano de ação também está inserido a proposta sugerida pela comunidade escolar de cursos profissionalizantes para os alunos como informática, manicure, corte de cabelos, pintura em tecidos, artesanato, etc. Estamos em processo de busca de parcerias. Foi muito significativa à observação da grande necessidade do aluno de estar na escola, de ocupar o tempo ocioso, pois em nossa comunidade não existe nada, nem praças, nem instituição que venha oferecer alternativas para esses alunos.



DEVER DE TODOS.


Situando as questões educacionais, não podemos entender, a qualidade da educação senão em uma ótica cujo foco seja a responsabilidade de criar situações para todos os indivíduos alcançarem melhores condições de vida e participarem de forma consciente na construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais democrática. Lutar para uma educação “eficaz” ao contexto histórico representado por todos os avanços trazidos pelo mundo do conhecimento. Que o acesso a esse “saber” deve ser comum a todos. Construindo instrumento facilitador para o mundo do trabalho e para a consolidação da cidadania.
Uma educação que seja capaz de ajudar a transformar as condições sociais em que vivemos, possibilitando a construção de um país justo, solidário, sem miséria, sem violência e sem corrupção, respeitando o cidadão.
Acreditando no Conselho Escolar, que tem por objetivo marcante a valorização educacional.


Levando-nos a compreensão e garantia de uma educação eficaz no desenvolvimento de um trabalho sério por nossas escolas, para efetivação do princípio constitucional da gestão democrática da educação pública.
Assim, o Conselho Escolar mostra uma democracia participativa como critério para desenvolver competências atribuídas aos órgãos de deliberação coletiva, instituindo como mecanismos à gestão democrática do ensino. Seguindo critério para desenvolvimento das competências a partir dos significados dos verbos usados, dotando-se para:


Decidir, deliberar, aprovar, elaborar, opinar, discutir, participar,


fiscalizar, acompanhar, supervisionar, apoiar, avaliar, promover,


estimular, ...




Por: : Edínia Marques de Ataídes Esteves



Parabéns professora - Diretora Edínia pela brilhante participação!!!!





Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Diretora, apesar do corre corre do dia dia e a falta de tempo não desanime, essa troca de informações fará com que eleve ainda mais seu conhecimento, e quem ganha com isso são todos: pais,funcionarios e principalmente os aluno da Escola Municipal Dr. Jorge Abrahão. Um forte Abraço (LH)