Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Itaguaí
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí implementou a Coordenação de Educação Ambiental para apoiar e incentivar professores na sua prática docente e a estabelecer relações entre as questões ambientais importantes e a realidade ambiental local. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.795/99) A inserção da Educação Ambiental no currículo de forma transversal tornou-se obrigatória, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Sendo assim, as escolas têm por objetivo formar cidadãos que se defrontem com a problemática do meio ambiente e se esforcem por compreendê-los, sendo capazes de assumir pontos de vista críticos, preocupando-se com o destino coletivo e se posicionando diante dos desafios do mundo na busca de um planeta sustentável. Para alcançar esse objetivo as escolas desenvolvem projetos que propõem estratégias didáticas para reflexão, experimentação e ação, a partir de conhecimentos antigos e novos que vão gerar nos alunos a troca de informações, trabalhos coletivos, debates, leituras e elaboração de materiais didáticos (cartazes, maquetes, peças de teatro, poesias, músicas e oficinas de arte). Os projetos sempre abordam a realidade local e os temas discutidos com os professores, alunos e a comunidade.
PROJETO COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS
O projeto vem sendo desenvolvido em todas as unidades escolares e conta com o apoio de professores, alunos e funcionários. A sensibilização do corpo docente e discente iniciou-se com a confecção de um folder explicativo “O lixo que não é lixo!”, que contém informações sobre os materiais que podem ser separados para a reciclagem. Esse folder foi distribuído para todas as unidades escolares e solicitado aos professores que preparassem uma aula explicativa abordando os temas “Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem”. Paralelamente, a coordenadora de Educação Ambiental realizou palestra nas unidades escolares informando sobre a importância do projeto para o município.
As palestras possuem a finalidade de discutir o fato de que o descarte de resíduos envolve riscos e perigos para o ambiente e para a saúde humana; é problema complexo e envolve diversos níveis de responsabilidade, e que implicam no descarte adequado, modelos de consumo e no desperdício. Além disso, refletir sobre o conceito de lixo e de que forma podemos contribuir para a redução dos resíduos gerados e na adequação do descarte para a coleta seletiva no município.
Nesse momento, cada escola reuniu seu corpo docente para discutir a forma de envolver pais e alunos no projeto e surgiu a idéia de se realizar uma gincana entre as turmas. Assim alunos e pais foram sensibilizados e motivados a separarem os materiais recicláveis gerado durante as suas atividades e levá-los para a coleta seletiva das escolas.
Cada unidade escolar solicita a retirada dos materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), os quais são pesados e pagos pelo comprador que encaminhará os materiais para a reciclagem. Toda verba adquirida com a venda desses materiais pertence a escola que comprova o valor recebido através de recibo, que sempre é apresentado ao Conselho Escolar, corpo docente e discente e juntos decidem como empregar a verba com os alunos.
Quantitativo de materiais recicláveis pelas Escolas, durante o período de abril a dezembro de 2008
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí implementou a Coordenação de Educação Ambiental para apoiar e incentivar professores na sua prática docente e a estabelecer relações entre as questões ambientais importantes e a realidade ambiental local. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.795/99) A inserção da Educação Ambiental no currículo de forma transversal tornou-se obrigatória, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Sendo assim, as escolas têm por objetivo formar cidadãos que se defrontem com a problemática do meio ambiente e se esforcem por compreendê-los, sendo capazes de assumir pontos de vista críticos, preocupando-se com o destino coletivo e se posicionando diante dos desafios do mundo na busca de um planeta sustentável. Para alcançar esse objetivo as escolas desenvolvem projetos que propõem estratégias didáticas para reflexão, experimentação e ação, a partir de conhecimentos antigos e novos que vão gerar nos alunos a troca de informações, trabalhos coletivos, debates, leituras e elaboração de materiais didáticos (cartazes, maquetes, peças de teatro, poesias, músicas e oficinas de arte). Os projetos sempre abordam a realidade local e os temas discutidos com os professores, alunos e a comunidade.
PROJETO COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS
O projeto vem sendo desenvolvido em todas as unidades escolares e conta com o apoio de professores, alunos e funcionários. A sensibilização do corpo docente e discente iniciou-se com a confecção de um folder explicativo “O lixo que não é lixo!”, que contém informações sobre os materiais que podem ser separados para a reciclagem. Esse folder foi distribuído para todas as unidades escolares e solicitado aos professores que preparassem uma aula explicativa abordando os temas “Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem”. Paralelamente, a coordenadora de Educação Ambiental realizou palestra nas unidades escolares informando sobre a importância do projeto para o município.
As palestras possuem a finalidade de discutir o fato de que o descarte de resíduos envolve riscos e perigos para o ambiente e para a saúde humana; é problema complexo e envolve diversos níveis de responsabilidade, e que implicam no descarte adequado, modelos de consumo e no desperdício. Além disso, refletir sobre o conceito de lixo e de que forma podemos contribuir para a redução dos resíduos gerados e na adequação do descarte para a coleta seletiva no município.
Nesse momento, cada escola reuniu seu corpo docente para discutir a forma de envolver pais e alunos no projeto e surgiu a idéia de se realizar uma gincana entre as turmas. Assim alunos e pais foram sensibilizados e motivados a separarem os materiais recicláveis gerado durante as suas atividades e levá-los para a coleta seletiva das escolas.
Cada unidade escolar solicita a retirada dos materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), os quais são pesados e pagos pelo comprador que encaminhará os materiais para a reciclagem. Toda verba adquirida com a venda desses materiais pertence a escola que comprova o valor recebido através de recibo, que sempre é apresentado ao Conselho Escolar, corpo docente e discente e juntos decidem como empregar a verba com os alunos.
Quantitativo de materiais recicláveis pelas Escolas, durante o período de abril a dezembro de 2008
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