Está localizada na Avenida Tabajara, s/n, Bairro Ibirapitanga, Itaguaí/RJ. Atualmente nossa Unidade Escolar possui 692 alunos, sendo 110 alunos da Educação Infantil e 582 da Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Contamos com uma equipe de profissionais que são capacitados para exercer suas funções, contribuindo para a qualidade do sérvio prestado. Temos 41 professores regentes, 06 inspetores, 06 merendeiras, 06 auxiliares de serviços escolares, 12 profissionais que atuam na administração escolar. Dentre os citados acima, alguns oram eleitos para fazerem parte do Conselho Escolar desta Unidade de Ensino.
GESTORAS DA UNIDADE ESCOLAR.
Frente à realidade que se apresenta nos dias atuais com perspectivas que se ampliam constantemente nos campos da tecnologia e do desenvolvimento global, nos leva a perceber que nossa realidade encontra-se um pouco distante dos padrões apresentados no atual mundo em que vivemos. Vivemos em uma sociedade de produção e de consumo onde cada vez é mais evidente que nem todos têm acesso aos bens materiais e até mesmo a recursos tecnológicos, humanos, pedagógicos, enfim todos os aspectos que deveriam ser comuns para todos. Além das dificuldades relacionadas a esta falta de recursos, a escola também é levada a lidar com as dificuldades que já são trazidas por cada aluno, que são geralmente originados de famílias desestruturadas, devido também a desigualdade social.
Segundo Incontri (1998) a tarefa da escola não é somente a de informar, transmitir conhecimentos. Compete-lhe a missão de formar os homens de amanhã. Para informar, basta um pouco de cultura e didática. O formar, porém, requer as ferramentas da virtude, do exemplo e, sobretudo, do amor.
É o amor que desencadeia igualmente o processo de aprendizagem, pois sentindo a confiança que o educador deposita em todas as suas potencialidades e estimulada por essa confiança, a criança se vê também segura para se apoderar autonomamente do processo do conhecimento.
Segundo Incontri (1998) a tarefa da escola não é somente a de informar, transmitir conhecimentos. Compete-lhe a missão de formar os homens de amanhã. Para informar, basta um pouco de cultura e didática. O formar, porém, requer as ferramentas da virtude, do exemplo e, sobretudo, do amor.
É o amor que desencadeia igualmente o processo de aprendizagem, pois sentindo a confiança que o educador deposita em todas as suas potencialidades e estimulada por essa confiança, a criança se vê também segura para se apoderar autonomamente do processo do conhecimento.
“Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”
Paulo Freire
Paulo Freire
CRENÇAS
A U. E. acredita que:
- O diálogo e o respeito mútuo são a essência para uma boa convivência.
- O amor, o perdão, a solidariedade e a justiça nos leva a valorização.
- A relação de afeto entre as pessoas deve se estabelecer no momento da aprendizagem.
- A única maneira de ter um futuro melhor é ter uma educação de qualidade.
VALORES
- Responsabilidade – Trabalhamos com forte senso de seriedade e comprometimento.
- Transparência – Orgulhamo-nos de ter uma comunicação límpida e honesta.
- Excelência – Buscamos a qualidade em todo o trabalho realizado.
“Ai de nós, educadores, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis. Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da cultura e da sua história, da cultura e da história de seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles, mais do advinham, realizam”.
Paulo Freire
ESCOLA & COMUNIDADE
Quanto a relação escola x comunidade, procuramos trabalhar as famílias dos alunos, pais, comunidade, que são o nosso público-alvo. Tentamos oferecer aos nossos alunos ações de conscientização, pois acreditamos que o ser humano possui valores que ultrapassam a qualificação tecnológica e transcendem nas relações interpessoais através de demonstração de respeito, honestidade, solidariedade, cooperação, aceitação das diferenças, amor, liberdade de expressão, consciência ambiental e preocupação com o futuro da humanidade. Sendo assim, nossa Proposta pedagógica considera que o trabalho aqui desenvolvido é complementar à ação da família, e a interação entre as duas instâncias é essencial para um trabalho de qualidade.
Quanto a relação escola x comunidade, procuramos trabalhar as famílias dos alunos, pais, comunidade, que são o nosso público-alvo. Tentamos oferecer aos nossos alunos ações de conscientização, pois acreditamos que o ser humano possui valores que ultrapassam a qualificação tecnológica e transcendem nas relações interpessoais através de demonstração de respeito, honestidade, solidariedade, cooperação, aceitação das diferenças, amor, liberdade de expressão, consciência ambiental e preocupação com o futuro da humanidade. Sendo assim, nossa Proposta pedagógica considera que o trabalho aqui desenvolvido é complementar à ação da família, e a interação entre as duas instâncias é essencial para um trabalho de qualidade.
EQUIPE TÉCNICO-ADMINISTRATIVA PEDAGÓGICA
Quanto ao papel da Equipe Técnico Administrativo-Pedagógica, visamos enfatizar o resgate da unidade do trabalho escolar para que não haja fragmentação entre os que planejam e os que executam. Elaborado, executado e avaliado de forma conjunta, passa a ter uma nova coerência. Nesse processo, todos os segmentos planejam garantindo a visão do todo, e todos executam, mesmo que apenas parte desse todo. Sendo assim, de posse do conhecimento de todo o trabalho escolar, os diversos profissionais cumprem seus papéis específicos, sem torna-los estanques e fragmentados. Todos se tornam partes da prática educativa e, portanto, de alguma forma, educadores. Por isso, inclui-se o Conselho Escolar, que também necessita ter essa dimensão unitária do trabalho desenvolvido na escola e zelar por ela, acompanhando/auxiliando todo o processo de gestão escolar e ensino-aprendizagem dos estudantes, pois somos todos educadores. Tem-se como referência, que a pessoa é sujeito em desenvolvimento, próprio o que nos leva o pensar o processo pedagógico como um educar-se e não apenas como um educar, pois neste processo de “educar-se” encontra-se o crescimento a busca da própria identidade na construção do próprio ser humano. Sendo assim, existe a relação recíproca do conhecimento, pois os educadores ao mesmo tempo em que ensinam, aprendem; e os alunos, ao aprenderem, podem estar ensinando.
Reunião com toda equipe escolar para eleição dos membros do Conselho Escolar
MEMBROS DO CONSELHO ESCOLAR
No dia 23/03/09, nesta Unidade Escolar onde se reuniram professores, funcionários, responsáveis de alunos em Assembléia Geral nesta Unidade Escolar com a finalidade tratar da eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo e respectivos Suplentes do Conselho Escolar da Escola Municipal Tereza de Araújo Sagário, para biênio 2009/2010. Tudo de acordo com o edital publicado e afixado no quadro de aviso do estabelecimento e outros locais públicos, e registrado em ata.
DIRETORIA
PRESIDENTE: Maria de Fátima Gonçalves Franco
SECRETÁRIA: Cristina Maria Barbosa
TESOUREIRA: Silvana Castro de Matos
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS:
Rosana Silva Ribeiro
Sandra Maria do Nascimento Gonçalves
Israel de Medeiros Silva
SUPLENTES:
Sandra Eiras Silva
Eliane Meire de Oliveira
Alexandra Lima de Andrade
CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE: Maria de Fátima Gonçalves Franco
SECRETÁRIA: Elaine de Sena Araújo da Silva
CONSELHEIROS:
Aldicéia Santos de Jesus
Anália Costa Dantas
Márcia Soares de Paula Feliciano
Adriana da Cunha Barbosa
Patrícia de Oliveira Plácido
No dia 23/03/09, nesta Unidade Escolar onde se reuniram professores, funcionários, responsáveis de alunos em Assembléia Geral nesta Unidade Escolar com a finalidade tratar da eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo e respectivos Suplentes do Conselho Escolar da Escola Municipal Tereza de Araújo Sagário, para biênio 2009/2010. Tudo de acordo com o edital publicado e afixado no quadro de aviso do estabelecimento e outros locais públicos, e registrado em ata.
DIRETORIA
PRESIDENTE: Maria de Fátima Gonçalves Franco
SECRETÁRIA: Cristina Maria Barbosa
TESOUREIRA: Silvana Castro de Matos
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS:
Rosana Silva Ribeiro
Sandra Maria do Nascimento Gonçalves
Israel de Medeiros Silva
SUPLENTES:
Sandra Eiras Silva
Eliane Meire de Oliveira
Alexandra Lima de Andrade
CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE: Maria de Fátima Gonçalves Franco
SECRETÁRIA: Elaine de Sena Araújo da Silva
CONSELHEIROS:
Aldicéia Santos de Jesus
Anália Costa Dantas
Márcia Soares de Paula Feliciano
Adriana da Cunha Barbosa
Patrícia de Oliveira Plácido
O Conselho Escolar é de fundamental importância na gestão escolar, pois ele é incentivador da articulação entre a escola e a comunidade, acompanha a aprendizagem dos alunos, auxilia na valorização e integração do estudante e ao patrimônio cultural, conscientizando-os sobre a pluralidade cultural; propõe ações no sentido de ofertar atividades ao estudante no turno contrário às aulas regulares, zelando pelo uso significativo do tempo pedagógico na escola. Mas quem elabora esse tempo?
Geralmente temos um programa curricular a cumprir, porém a escola possui autonomia para exercer sua prática, e essa autonomia se dá através da gestão democrática da escola, por ser composto por membros da comunidade e toda a equipe escolar, democratizando e difundido assim as decisões envolvendo todos os segmentos da escola, através da participação coletiva dos elementos, ou melhor, cidadãos, que compõem a escola nas tomadas de decisões, visando o bem comum.
Enfim, o verdadeiro papel do Conselho Escolar é acompanhar e apoiar, avaliar, fiscalizar, decidir, unificar e democratizar o espaço escolar, para que o mesmo alcance os objetivos almejados com excelência e qualidade.
Coordenadora do Conselho Escolar da UE.
Patrícia de Oliveira Plácido
“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”
Raul Seixas
“A função social da escola é formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. Mas isso só se tornará realidade através da atuação do Conselho Escolar, e este é o caminho que nossa U.E. tenta percorrer”.
A coordenadora
- Diretora Geral: Profª. Maria de Fátima G. Franco.
- Diretora Adjunta: Profª. Neyla Melgaço Pereira
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