terça-feira, 19 de maio de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Ativa Comunidade Participativa -Projeto “Clube das Mães & Clube da Luluzinha”

Escola Municipal Padre Rafael Scarfó


R. Elvira Ciuffo Cicarino, nº 40 – B. Vila Margarida – Itaguaí –
CEP 23820-000 – tel: 2688-2833.




Diretora Geral. Profª. Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa
Diretora Adjunta. Profª. Cínthia Elian Coelho












Projeto desenvolvido pela Equipe de Orientação Educacional da escola e Psicóloga da Secretaria de Educação.

Dando continuidade ao Projeto “Clube das Mães / Clube da Luluzinha” iniciado em 2008, no dia 1º de Abril de 2009, aconteceu a primeira reunião deste ano, com o propósito de reaver os temas abordados no ano passado incluindo os mais solicitados nas avaliações dos encontros anteriores; sempre procurando atender as solicitações das mães, tirando suas dúvidas e abrindo espaço para relatos de suas experiências (positivas e / ou negativas com seus filhos).
Neste encontro contamos com o apoio das orientadoras Léa e Tânia, em conjunto com a psicóloga Geisa e apoio da Alta Direção da Unidade Escolar, Srª Sandra Helena e Cinthia Elian.

Iniciamos à tarde, com a distribuição de crachás de identificação, onde cada participante era chamado pelo “nome”. Relembrando o trabalho realizado em 2008, os cartazes que foram confeccionados pelas participantes do clube, afixamos nas paredes para serem analisados e discutidos. Após esgotado o debate, uma mensagem foi lida “O Conselho, o pedido e a ordem” ; abrindo, espaço para que todas expressassem suas idéias e colocassem valores, transferindo o título para seu dia-a-dia. O momento da dinâmica foi de descontração; cantamos e dançamos ao som de Erasmo Carlos, música “mulher”.
No momento seguinte, a psicóloga Geisa abordou os temas: Limites, agressividade e transformações naturais na adolescência. As mães, sempre se interagindo de forma agradável; tanto com a palestrante, como entre elas.
Após o término da palestra, dividimos as participantes em grupos, para a confecção de cartazes e apresentação dos trabalhos à plenária.
Finalizando, sorteamos brindes e foi oferecido um chá da tarde, organizado pelas orientadoras e Direção da Unidade Escolar. Fechamos os trabalhos do dia, com uma Avaliação do Encontro.


"Interação - Respeito - Dialogo – Vinculo"



Reafirmamos que a nossa experiência é uma prática que se somam as outras e com as quais queremos dialogar e aprender na busca de novos caminhos para nossa comunidade.


Diretora Geral: Profª. Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa
Diretora Adjunta: Profª. Cínthia Elian Coelho

Nenhum comentário: