quinta-feira, 7 de maio de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: SUBPROJETO CIEP 496 – MUNICIPALIZADO MAESTRO FRANCISCO MIGNONE

Rua Kaisser Abraão, s/nº Bairro: Monte Serrat
CEP: 23.810-560 – Itaguaí/RJ

Direção Geral: Claudia Valéria B. S. Mattos
Diretora Adjunta: Edna Campos Vanderley



Sustentabilidade
“Contagiando o mundo com o que temos de melhor”






INTRODUÇÃO


No dia 28/02/08 a nossa unidade escolar realizou uma assembléia para reestruturar o Projeto Político Pedagógico. Após ampla discussão envolvendo alunos, pais, responsáveis, docentes e funcionários, a escola decidiu continuar com a temática “Escola-família e comunidade: uma integração com responsabilidade”. Reconhecendo a amplitude e complexidade do tema, utilizaremos um subprojeto com a duração de dois anos (2008/2009) visando através da parceria escola e comunidade, levantar alguns problemas de ordem ambiental, social e individual que contribuem para os problemas enfrentados pelo planeta;

2. SUBPROJETO

Sustentabilidade
“Contagiando o mundo com o que temos de melhor”

3. JUSTIFICATIVA



"Hoje, a transição para um futuro sustentável, já não é um problema técnico ou conceitual. É um problema de valores, vontade política e liderança." Frtijof Capra

Os benefícios que recebemos da terra são um patrimônio de toda a humanidade. A forma de utilização deve estar subordinada a regras de respeito às condições básicas de vida no mundo, dentre elas a qualidade de vida de quantos dependam desses bens e do espaço do entorno em que eles são extraídos ou processados. Necessitamos cuidar, portanto, para que o uso que fazemos dele seja conservativo, isto é, gere o menor impacto possível e respeite as condições de sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível de recursos.
A sociedade moderna está consumindo cada vez mais recursos naturais e na mesma velocidade polui em níveis alarmantes. As estatísticas demonstram que estamos próximos de um colapso ambiental com conseqüências para nós e as futuras gerações. O problema do desmatamento, da pesca predatória, a contaminação dos rios e o aquecimento global, são alguns dos maiores problemas que merecem uma ampla discussão.
Do ponto de vista pedagógico desejamos que o tema “Sustentabilidade” se incorpore ao cotidiano escolar por intermédio das áreas do conhecimento e não apenas se mantenha como um tema excepcional em atividades comemorativas. O esforço se faz na direção de trabalhar para que as áreas/disciplinas não incluam burocraticamente conteúdos de sustentabilidade nas suas aulas. Trazer à tona o tema sustentabilidade é um desafio porque muito embora as pessoas comentem sobre o assunto, pouco se tem feito. Contudo, a educação é uma força de transformação. A aprendizagem é mudança de comportamento. Então, é importante disseminar uma cultura de atuação em que todos possam usufruir igualmente dos avanços tecnológicos e das dádivas da natureza. Através da conscientização, as pessoas, a sociedade, as empresas poderão viver e desenvolver seus negócios sem causar tanto prejuízo ao meio ambiente, assim como também, desenvolver uma melhoria nos padrões de vida deixando de lado o supérfluo.
Pensando na importância desta temática e utilizando-se da escola como via de reflexão, discussão e conscientização, a equipe escolar em colaboração com alunos, pais e comunidade, destacam para os próximos anos (2008/2009) o tema: Sustentabilidade “Contagiando o mundo com o que temos de melhor”. Precisamos resgatar no espaço escolar uma educação para o pensar. Para isso, o CIEP se apropria de um tema escolhido pela sua própria comunidade onde através de um amplo debate sobre as nossas necessidades e um correto entendimento de que precisamos prover para as futuras gerações queremos garantir, antes de qualquer coisa, que a fome, a pobreza e a miséria estejam afastadas definitivamente do planeta.



PLANO DE AÇÃO

SUBPROJETO
SUSTENTABILIDADE: CONTAGIANDO O MUNDO COM O QUE TEMOS DE MELHOR

OBJETIVOS
Levantar alguns problemas de ordem ambiental, social e individual que contribuem para os problemas enfrentados pelo planeta;
Refletir sobre o modo de vida e o modelo econômico apontando algumas atitudes desnecessárias que causam problemas para a vida e o planeta;
Identificar algumas mudanças de hábitos no interior da escola e na comunidade para ajudar na melhoria do ambiente.

TEMAS SUGERIDOS PELA COMUNIDADE

VALORES
MEIO AMBIENTE
RESPEITO

PERÍODO
· Fevereiro a dezembro
ANO
· 2008/2009

CENÁRIO
· Alunos, pais, professores, funcionários e comunidade

PÚBLICO-ALVO
Comunidade escolar e Membros do Conselho Escolar


TEMA

SUSTENTABILIDADE
METAS RELATIVAS A ATIVIDADE EXTRACLASSE:
Trabalho de reciclagem;
Visita a empresas que realizem atitudes inovadoras para o mundo sustentável;
Participação da Agenda 21
Passeios de ordem ambiental;
Questionário com a comunidade;
Palestra para funcionários e comunidade.


METAS RELATIVAS A ATIVIDADES EM SALA DE AULA:


Apresentação do tema Sustentabilidade;
Pesquisas;
Discussão;
Elaboração de mural, feira etc.


RESULTADOS ESPERADOS


Durante os onze meses de trabalho, a escola espera neste primeiro ano, trabalhar o respeito e atitudes de cooperação com a natureza, identificando como podemos contribuir com nossas atitudes sem causar tantos danos ao meio ambiente e ao próximo.

CRONOGRAMA
Mês
Atividade
FEVEREIRO

Reunião com a comunidade escolar
MARÇO
Sensibilização na escola
ABRIL
Tema: Gentileza gera Gentileza
MAIO
Chá Literário da Gentileza EJA
Show do Meio Ambiente
JUNHO
Gincana : Gentileza gera gentileza 1º e 2º segmento
Projeto: Plantas que curam (4º ano de escolaridade)
Projeto Reciclar para preservar (5º ano de escolaridade)
Mostra de Ciências (2º segmento)
Responsabilidade ambiental – aula passeio 4º ano de escolaridade
JULHO
Continuação dos projetos...
AGOSTO
Palestra Saúde bucal
SETEMBRO
Projeto Alimentos orgânicos - Oficinas
OUTUBRO
I MOSTRA DA SUSTENTABILIDADE 1º e 2º segmento
NOVEMBRO
AÇÃO DE GRAÇAS: Obrigado pela Natureza!
DEZEMBRO

AVALIAÇÃO DO SUBPROJETO

Acontecerá mediante reuniões e etapas que encerrarão as atividades para uma possível (re) elaboração das ações com toda a equipe escolar e comunidade;
Ocorrerá através de questionários referentes às atividades que servirão de termômetro para sua continuação;


Direção Geral: Claudia Valéria B. S. Mattos
Diretora Adjunta: Edna Campos Vanderley

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