“PROJETO CAIXAS DE VIDA”
O Evento teve momentos de emoções; a diretora Erigleide com a aluna Lohane – 2º Ano de Escolaridade
Professoras Andréia de Oliveira e Ingrid Correia confeccionando painel
Alunos durante a preparação das caixas em sala de aula. Vidas...
Alunos durante a preparação das caixas em sala de aula.
E. M. Amauri Ferreira.
As alunas Giovana e Samara, respectivamente 5º e 3º Anos de Escolaridade. Personagens da peça “A indiazinha perdida no Sítio do Pica Pau Amarelo”
Alunas Ângela, Lohanna, Gabrielle e Luana, todas do 5º Ano de Escolaridade.
"Personagens da peça “A indiazinha perdida no Sítio do Pica Pau Amarelo”
Professoras Carla, Elisabete, Jacqueline e Cristina, nos preparativos para a culminância.
Personagens da peça “A indiazinha perdida no Sítio do Pica Pau Amarelo”
Grandes Emoções...
(representante da Secretaria de Educação - SMEC)
Justificativa.
A escola está vivenciando um novo momento, onde Equipe Pedagógica e demais funcionários estão totalmente interligados com a comunidade, objetivando obter uma escola melhor. Escola em que o compromisso está aliado ao prazer e ao bem estar de todos.
Nosso Lema é: “Não se dá o peixe, ensina-se a pescar.”
Orientadora Educacional Valéria, Insp. de alunos Adriana, as professoras Creusa e Elisa. Nos preparativos - CAIXAS DE VIDA...
Justificativa.
O trabalho começou no dia 09 de fevereiro de 2009, onde as professoras combinaram com os alunos os dias que eles teriam para organizar suas “caixas de vida”, isto é, caixas de sapato ou de qualquer outro tipo de caixas que eles conseguissem e nas quais colocariam objetos significativos para eles. Como: objetos de casa, brinquedos, fotos, revistas, livros, enfim, qualquer objeto de que gostassem e concluíssem que fizesse parte de sua vida e de sua história.
Em sala, as professoras pediram que eles listassem os acontecimentos e os objetos como mais importantes para estar em suas caixas.
Criaram um cronograma com os dias que teriam para realizar o trabalho. Primeiro marcaram a data para levar as caixas vazias, pois seriam decoradas por eles com materiais diversos conseguidos pelas professoras, tais como: cola coloridas, papéis coloridos, jornais, hidrocor, lápis de cor etc.
Em seguida, acertaram os dias que teriam para montar as caixas e o dia em que as trariam prontas, já com seus objetos.
A partir daí, o trabalho foi emocionante. Uma verdadeira aventura para as professoras e seus alunos, pois eles passaram a falar e escrever coisas de suas vidas, de suas histórias pessoais, nem sempre fáceis, mas verdadeiras e importantes, para cada um e para todos.
Muitas foram às histórias escritas...
A forma final de registro do projeto, planejada com o grupo foi à escrita de uma autobiografia. Para isso as professoras mostraram para os alunos o que era uma biografia, a partir daí as professoras da sala de leitura (Jacqueline Franco e Maria Cristina) trabalharam a biografia de Monteiro Lobato, sua obra e seu valor para o Brasil.
Somente após esse trabalho de pesquisa iniciou com as turmas a autobiografia
Cada página do livro e escrita é ilustrada pelos próprios alunos, um trabalho árduo, cooperativo, criativo, que exigiu muito deles e das professoras.
O resultado final foi à visualização da construção de uma identidade individual e de um grupo.
Em sala, as professoras pediram que eles listassem os acontecimentos e os objetos como mais importantes para estar em suas caixas.
Criaram um cronograma com os dias que teriam para realizar o trabalho. Primeiro marcaram a data para levar as caixas vazias, pois seriam decoradas por eles com materiais diversos conseguidos pelas professoras, tais como: cola coloridas, papéis coloridos, jornais, hidrocor, lápis de cor etc.
Em seguida, acertaram os dias que teriam para montar as caixas e o dia em que as trariam prontas, já com seus objetos.
A partir daí, o trabalho foi emocionante. Uma verdadeira aventura para as professoras e seus alunos, pois eles passaram a falar e escrever coisas de suas vidas, de suas histórias pessoais, nem sempre fáceis, mas verdadeiras e importantes, para cada um e para todos.
Muitas foram às histórias escritas...
A forma final de registro do projeto, planejada com o grupo foi à escrita de uma autobiografia. Para isso as professoras mostraram para os alunos o que era uma biografia, a partir daí as professoras da sala de leitura (Jacqueline Franco e Maria Cristina) trabalharam a biografia de Monteiro Lobato, sua obra e seu valor para o Brasil.
Somente após esse trabalho de pesquisa iniciou com as turmas a autobiografia
Cada página do livro e escrita é ilustrada pelos próprios alunos, um trabalho árduo, cooperativo, criativo, que exigiu muito deles e das professoras.
O resultado final foi à visualização da construção de uma identidade individual e de um grupo.
Objetivo: Desenvolver a escrita, a leitura, a sensibilização e o trabalho em equipe.
*Obs.: O projeto foi retirado do Livro Alfabetização Forma e Conteúdo – módulo 3 (Faculdade UERJ) e multiplicado em nossa U.E. pela professora Ingrid Correia Ramos.
Educar para transformar.
É só acreditar...
É só acreditar...
A escola está vivenciando um novo momento, onde Equipe Pedagógica e demais funcionários estão totalmente interligados com a comunidade, objetivando obter uma escola melhor. Escola em que o compromisso está aliado ao prazer e ao bem estar de todos.
Nosso Lema é: “Não se dá o peixe, ensina-se a pescar.”
E. M. Amauri Ferreira.
Rua Adalgisa Lemos, s/n.º - Cep: 23825-140 - Vila Geni.
Diretora Geral. Profª. Erigleide da Costa Barros Melo
Um comentário:
Lindo esse projeto. parabéns Diretora e todos da UE!!
Carminha - Vila Nova
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