terça-feira, 9 de junho de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPALIZADO MONTEIRO LOBATO. Gestão, Compromisso de todos.







Histórico

O J.I.M. Monteiro Lobato recebeu esse nome, pela comunidade em homenagem ao escritor Monteiro Lobato que escreveu mais da metade de seus livros para o público infanto-juvenil. A partir de março de 1960 a escola passou a atender crianças da pré-escola, com idade de 4 e 5 anos. Antes essa escola chamava-se Paiva Muniz, e atendia ao antigo primário.
Esta Unidade Escolar era uma casa que foi sofrendo varias adaptações, onde algumas reformas e ampliações foram feitas pelo governo do Estado, pois era uma escola Estadual que foi Municipalizada no ano 2000 e Passou a se chamar Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato. É uma instituição publica que oferece educação gratuita, vinculada a Secretaria Municipal de educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Itaguaí.
A Unidade Escolar está localizada no Bairro São José Próximo ao Centro de Itaguaí.
A distancia da Unidade Escolar à SMEC faz com que o uso de transporte seja necessário e também a distancia das diversas origens residenciais de nossos alunos fez com que o uso de bicicletas pelos responsáveis dos alunos seja necessário.
Ao iniciar o atendimento a pré-escola em 1960, era uma escola que atendia crianças de classe média e alta e as de baixa renda eram excluídas. Constatávamos que vários rótulos distinguiam de maneira preconceituosa as crianças das camadas mais baixas da população.
Hoje, independente de condição sócio-econômica, o J.I.M Monteiro Lobato atende a crianças das classes média e baixa. Rompemos com o preconceito de que crianças das camadas populares são incapazes de aprender o que a escola ensina.
A partir de 1970, as matriculas oferecidas pela nossa escola foram abertas para todas as crianças, independente de classe social. Conseguimos romper com tipos de barreiras que as mesmas encontravam, pois acreditamos que estar comprometidos politicamente com as crianças de baixa renda não é ignorar as diferenças sócio-econômicas-sociais em nome de um alienado (e alienante) “respeito a Cultura”, mas estar a seu lado na luta pelo direito de acesso à escola, oferecendo-lhes as condições para que nela permaneçam e usufruam de todo saber que lhes é devido.













Justificativa.


Este Projeto foi elaborado em cima de várias sugestões apresentadas pelas professoras, funcionários, comunidade e membros do Conselho Escolar nas diversas reuniões realizadas em anos anteriores e início do ano letivo de 2009.
Nestas reuniões os participantes apresentaram as sugestões que lhes pareceram as mais importantes para a construção de uma escola de qualidade: matrícula, uniforme, planejamento de ensino de forma cooperativa, participação de cursos de reciclagem (com freqüência), operacionalizar as melhorias físicas do prédio e aquisições tecnológicas necessárias, aumentar o quadro de recursos humanos, efetivar a participação da comunidade no processo pedagógico-administrativo, criando um mecanismo que possibilite reestruturar o regimento interno, democratizar a informação, promover alimentação nutritiva e agradável a todos, desenvolver projetos de ação cultural e social, tornar o espaço escolar aprazível e avaliar permanentemente o Projeto Político Pedagógico da nossa escola.
Imbuídos em formar aluno-cidadão e ansiosos por uma melhor participação da família na vida escolar, sem discriminação de raça, credo ou cor. Resgatando os valores éticos do homem, valorizando a capacidade criativa do próprio aluno e envolvimento da família e da comunidade, transformando a Escola Real em Escola Ideal, partindo sempre da realidade do Jardim de Infância e de sua comunidade, traçando assim estratégias plausíveis a serem realizadas.
Estamos mais conscientes da importância das experiências na Pré-Escola, o que motiva uma demanda na educação de crianças de quatro a seis anos de idade.
Nos preocupamos com a qualidade das experiências oferecidas, que podem contribuir para o exercício da cidadania e auxiliar nos projetos educativos desenvolvidos com crianças de quatro a seis anos de idade, como também as dificuldades encontradas pela escola (o que a escola deveria estar fazendo e não está, como também aquilo que está fazendo, e bem), visando a melhoria da educação e da escolaridade da população.



Objetivos gerais

O Projeto Político Pedagógico do J.I.M Monteiro Lobato tem como objetivos:



· Formar cidadão crítico (responsável, participativo)





· Proporcionar ao aluno um ensino de qualidade;





·Possibilitar a participação de todos na conservação da boa imagem da instituição





· Desenvolver sólido conjunto de valores e convicções (ética-solidariedade)





·Propiciar o aumento da auto-estima (cultura,lazer,saúde e cidadania)





· Estabelecer o respeito à dignidade e aos direitos da criança nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas religiosas, etc...





·Proporcionar o direito das crianças de brincar como forma particular de expressão, pensamentos, interação e comunicação infantil.





· Assegurar o acesso das crianças aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a comunicação, a interação social, ao pensamento, a ética e a estética.





· Auxiliar a socialização das crianças por meio de suas participações e inserções nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.





· Propiciar o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade




Objetivos específicos:





A pratica da Educação Infantil é organizada de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

desenvolver uma imagem positiva de si mesmas, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

descobrir e conhecer, progressivamente, seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;

estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação;

brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e a ser compreendida, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados e enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade.


Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato


RUA. São Domingos , n.º 122 - São José
Cep: 23811-000

jardimmonteirolobato@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral. Profª. Cleia Machado Faleiro

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