domingo, 5 de julho de 2009

E.E.E.S. Joaquim da Silva Gomes apresenta:





Projeto Cinema na Escola:

Luz, Câmera,...Educação!




Com Projeto Cinema na Escola: Luz, Câmera... Educação! pretende-se facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do repertório cultural, o desenvolvimento de sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas.

Justificativa:
Este projeto tem como propósito que o educando entre em contato com a linguagem cinematográfica, através de bons filmes que retratem essencialmente valores.
Cinema na Escola propõe um mergulho cultural através de filmes diversos e não se limita a exibir apenas o filme, mas junto com ele a realização de oficinas, debates, atividades complementares que ampliam o seu conteúdo e o universo por ele retratado.
Cinema na Escola aposta na integração de linguagens, procurando sempre correlacionar áreas de conhecimento em suas propostas. Busca com auxilio de diversas formas de expressão, contribuir para a informação de um espectador crítico e atuante na sociedade, levando-o a uma reflexão sobre as causas e consequências de conflitos e violências e sobre pequenas e grandes mudanças comportamentais, individuais, sociais e políticas.
Na contemporaneidade, é importante que a Educação Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.
Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida.
Os universos reais e fictícios projetados na tela simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que poderão ser discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar.
Com sua expressiva versatilidade, a linguagem cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes plásticas.
Assim, pelo exposto, justifica-se a execução desse projeto nesta Unidade Escolar, criando-se também nova oportunidade para uma concepção mais abrangente da intersecção educação/cultura.

Objetivo geral:
Favorecer o acesso de educandos e educadores à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, como material de apoio para a prática educativa.

Objetivos específicos:
Evidenciar a problemática da paz e da violência e a maneira como é percebida pelos participantes.
Discutir o papel da liberdade e da responsabilidade diante dos conflitos que constituem a dinâmica da vida humana.
Provocar discussão sobre a convivência familiar.
Analisar a complexidade entre homens e mulheres num cotidiano tenso e problemático.
Vivenciar, analisar e conceituar sentimentos e atitudes de amor, posse, paixão e ciúmes.
Ampliar a visão sobre o racismo e preconceito e suas consequências.
Discutir porque, dento de um grupo um indivíduo às vezes é envolvido em atos sem pensar nas conseqüências.
Aprofundar a visão crítica sobre sentimentos de incapacidade e de medo diante do novo.
Discutir motivos para os crescentes sentimentos de insegurança;
Propiciar um momento de auto-avaliação e contemplação sobre as perspectivas de futuro de vida dos alunos.

Público alvo:
Ensino fundamental regular noturno (1º e 2º segmento).

Metodologia:
O recurso didático dos professores será:
DVD (filmes);
Conversa informal com debates sobre o assunto;
Trabalho em grupo com perguntas direcionadas pelos professores.

Período:
Início: 23 de junho de 2009.
Termino: indeterminado.
Avaliação:
Será uma análise através de observação das atividades proposta e do compromisso e interesse dos alunos.
E, os alunos farão uma avaliação do projeto.


Temas:
Paz e Violência;
Família;
A arte de viver;
Homens e Mulheres;
Amor e Poder;
Preconceito racial;
Brasil brasileiro;
O grupo;
Resgatando a sensibilidade;
Insegurança;
Paz se constrói;
A liberdade é um desafio!
















E.E.E.S. JOAQUIM DA SILVA GOMES
Av. Padre Guilherme Decaminada, s/nº - Santa Cruz – RJ

joaquimdasilvagomes@yahoo.com.br

Nenhum comentário: