Departamento Geral de Ensino
Diretora Geral de Ensino: Profª. Cristiane Regina de Fátima Fiorotti
DIRECIONAMENTO DADO AOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ.
Considerando o Marco Referencial da Disciplina de Língua Portuguesa e o Marco Referencial da Disciplina de Literatura/Produção Textual, estas disciplinas devem ser consideradas para os alunos instrumentos de adequação da língua escrita e falada, com domínio de habilidades e competências de uma formação lingüística essencial que os tornem capazes de se expressar como sujeitos de uma sociedade democrática.
Dar condições ao aluno de reconhecer, empregar e valorizar de forma adequada a construção de frases e textos são os objetivos destas disciplinas.
Estes objetivos estão sustentados nas Tipologias Textuais e nos Gêneros Textuais como norteadores da organização didática dos conteúdos.
Tais gêneros textuais serão desencadeadores de estudo e de reflexão sobre diversas práticas de linguagem com base numa gramática contextualiza, dando-lhes subsídio para empregar a nossa Língua no dia a dia, interagindo e facilitando o processo geral da comunicação, tanto na língua falada como na escrita.
Preparar o aluno para exercer o seu papel de cidadão crítico com autonomia na formação de sua opinião, visando o construir de uma sociedade mais bem preparada, é o nosso verdadeiro propósito/objetivo.
De acordo com os diagnósticos enviados pelas Unidades Escolares Municipais, confirmamos a grande problemática envolvendo todos nós: “O processo de leitura e de escrita de nossos alunos”. Para tanto, fez-se imprescindível agirmos de modo que todos se sentissem à vontade e envolvidos no processo do incentivo à leitura.
Sabemos que demanda tempo para que todos se apropriem desta vontade e necessidade.
Porém somente será possível acontecer esta mudança de comportamento, se isto ocorrer de forma democrática. Visto que a nossa realização, como profissionais e leitores, só se efetivará, se além da prática, for também possível aliar o prazer pela leitura e a liberdade para trilhar este caminho.
Sendo assim, as Unidades Escolares de acordo com o material humano, com o acervo a que dispõem e com a realidade a que estão inseridas planejam as propostas adequadas e, frequentemente, reavaliam a mesmas para que possam então, como educadores, que somos, concretizar nossos objetivos.
Coordenações das disciplinas de Língua Portuguesa e de Literatura/Produção Textual.
Profª. Beatriz Feliciano de Souza
Profª. Lidiane Hilário da Conceição.
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