PÚBLICO ALVO: 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
COORDENAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO DA SMEC
PROFª. Sônia Regina S. de Oliveira
PROFª. NILCE DE OLIVEIRA N. RAMOS
INTRODUÇÃO
A nossa escola elegeu, no primeiro semestre, como tema interdisciplinar a abordagem contra a violência.
A professora da disciplina de ensino religioso elaborou ao longo do primeiro bimestre um trabalho pautado no lema da Campanha da Fraternidade de 2009:
“A paz é fruto da justiça”.
Este trabalho demonstrou a preocupação dos alunos com a violência nas relações amorosas ( namorados, cônjuges, pais e filhos e amigos) e consequentemente, foram apresentadas sugestões sobre atitudes e comportamentos adequados e esperados nos relacionamentos entre humanos.
A partir dessas idéias e na busca pela melhoria na qualidade das relações interpessoais com uma reflexão sobre as bases dessas relações, foi lançada a proposta de comemorar o dia dos namorados. A proposição inicial foi ampliada de modo a incluir as relações de amizade.
O envolvimento e participação dos alunos demonstrou a relevância do tema para esta faixa etária , que fez questão de escolher o título do projeto, designado :
”O AMOR ESTÁ NO AR...”.
JUSTIFICATIVA
O cenário assistido por essa geração de adolescentes é desolador no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais. Durante os trabalhos realizados, no primeiro bimestre, sobre situações de violência e justiça, o que mais chamava a atenção dizia respeito aos casos: Eloá e Lindemberg , e a tragédia com o fim do namoro ; o casal Jatobá e o assassinato de Ana Carolina ( filha de Alexandre, provável assassino) ; e outros casos envolvendo cônjuges e filhos. No decorrer dos debates, explorados em sala de aula, foi possível perceber a angústia, medo,descrença e sonhos que contraditoriamente constituem o imaginário afetivo dos alunos.
Considerando que a base para a pessoa desenvolver bem a auto-estima, autoconceito e autoconfiança está na qualidade do relacionamento estabelecido com outras pessoas ( porque elas refletem o que o sujeito traz de bom, reforçando isso na sua pessoa), torna-se claro que falar de amor, respeito, confiança, gestos de carinho e reciprocidade independente de idade, sexo, etnia, classe social ou qualquer outro tipo de classificação é uma necessidade.
Desde o início ficou estabelecido que a comemoração não iria se restringir ao dia dos namorados, pois serviria para demonstrar todas as expressões de afetividade .Um tema que permeia esses valores é alimentado pelo engajamento e pela motivação autoproduzidos, e por um grupo cujos membros dividem a responsabilidade de perceber, refletir, promover e construir relações de honra, respeito, solidariedade, confiança e amor entre as pessoas.
A relevância do tema é acentuada pelo projeto da Coordenação do Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que estabeleceu para esta disciplina a Campanha da Fraternidade de 2009 e todos os valores implicados nesta discussão.
O que mais nos impressionou, foi o comportamento dos alunos durante as apresentações realizadas na quadra da escola. Doze turmas assistiram seus colegas, cantando, dançando, lendo recadinhos de amor e oferecendo músicas, tudo isso sem nenhum tipo de indisciplina.Para nós, professores, foi gratificante vê-los reunidos e profundamente integrados nas atividades propostas.
É necessário registrar que a liberdade e o apoio concedidos pela direção da escola e equipe pedagógica, bem como a participação de alguns professores foram essenciais para que este trabalho fosse realizado.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
O objetivo deste trabalho é o de promover uma cultura de valores e afetividade com reflexos e mudanças comportamentais na convivência entre os membros da comunidade escolar e demais relações interpessoais.
Objetivos específicos:
· Construir relações pautadas na confiança, amor, amizade e reciprocidade.
· Estimular o respeito às diferenças.
· Explorar as diversas formas de demonstrar afetividade.
· Despertar valores necessários à convivência harmoniosa.
· Estabelecer correspondência entre a falta de valores éticos e morais e a existência de violência.
DESENVOLVIMENTO
1- Em sala de aula, leitura e debate de fatos que envolvam relacionamentos interpessoais.
a) onde as pessoas convivem harmoniosamente ;
b) onde haja registro de conflitos e violência.
2- Confecção da caixa para o correio do amor (alunas do 9º ano).
3- Divulgação do correio do amor e sua finalidade (alunas do 9º ano).
4- Exibição do filme : “ Um amor para recordar” - para as turmas dos 7º e 8º anos.
5- Exibição do filme : “ Era uma vez..” - para as turmas do 9º ano.
6- Confecção de frases sobre o amor para exposição na quadra.
7- Confecção de corações e cartazes para exposição na quadra.
8- Apresentação de atividades na quadra , em 10 de junho de 2009:
A origem do dia dos namorados ( S. Valentin)
Poemas;
Coral Canto de Alegria
Oferecimento de músicas
Coreografia
Leitura do Correio do Amor
9- Trabalho em dupla, na sala de aula, uma análise crítica dos comportamentos exibidos no filme que a turma assistiu.
10- O assunto permanecerá em pauta no decorrer do 2º semestre.
AVALIAÇÃO
O engajamento dos alunos, o nível do debate estabelecido em sala de aula, o resultado do filme e as críticas resultantes de determinados comportamentos,demonstram a importância e compreensão do trabalho realizado.
Os temas abordados no filme continuarão em pauta , nas aulas de ensino religioso, no segundo semestre.
Filme: UM AMOR PARA RECORDAR
SINOPSE :
Essa é a comovente história de Landon, o rapaz mais popular da escola. Desajustado e agressivo, ele se apaixona por Jamie, uma menina que vive em outro mundo. Filha do pastor da pequena cidade, é estudiosa e compenetrada. Jamie nunca imaginou conversar com Landon, quanto mais se apaixonar perdidamente por ele. Mas o destino que os uniu, vai também lhes pregar uma peça. O lindo romance entre Landon e Jamie será Um Amor para Recordar. Um Amor para Recordar é o Romeu e Julieta do Século 21. Um filme inesquecível que merece ser descoberto
FILME: ERA UMA VEZ...
SINOPSE:
Os jovens Dé (Thiago Martins) e Nina (Vitória Frate) se conhecem na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e acabam se apaixonando. O problema é que os casais vivem realidades sócio-econômicas opostas e, juntos, experimentam as alegrias, emoções e dificuldades de viver este romance tão improvável.
Por. Profª. NILCE DE OLIVEIRA N. RAMOS
Rua Dídimo José Batista, n.º 125 - Centro
Tel - 2688-4190 - Cep: 23815-060
escolateotoniovilella@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Prof. Maria Damiana e S. Varella
Diretora Adjunta. Profª.Jussara Castilho de S. Lima
2 comentários:
Parabéns para a Equipe da Escola Municipal Senador Teotônio Vilella!
Belíssimos trabalhos e tema oportuno! Minhas amigas Damiana, Jussara e Equipe Parabéns! Continuem assim! Nossas crianças e adolescentes precisam de uma escola que prima por uma educação de valores éticos, morais e democráticos!!! Abraços!
Marina Belo
É um prazer fazer parte desse colégio e principalte dessa Família !
Beijo *------------*
Postar um comentário