O CONSELHO ESCOLAR - 2009
I – Presidente do Conselho Escolar: Adelir da Silveira Nascimento.
II – Coordenador Representante do Corpo Docente: Efetivo e Suplente Dilcinete Monteiro da S. Cruz e Marina de Oliveira S. Fonseca.
III – Conselheiros – Representantes da Equipe Técnico Administrativo da escola: Efetivo e Suplente: Nelson Batista Furtado e Maria Cristina Maciel.
IV – Conselheiros – Representantes dos pais de alunos ou responsáveis: Efetivo e Suplente Maria Ângela da S. Oliveira e Mônica Duboc.
V – Conselheiros – Representante da comunidade Local: Efetivo e Suplente Celso de Souza e Célia Amaral Tupinambá.
“Com Educação e Diálogo construímos um Futuro no Presente”.
Textos dos profissionais de educação comunidade Escolar e local
I – Presidente do Conselho Escolar: Adelir da Silveira Nascimento.
II – Coordenador Representante do Corpo Docente: Efetivo e Suplente Dilcinete Monteiro da S. Cruz e Marina de Oliveira S. Fonseca.
III – Conselheiros – Representantes da Equipe Técnico Administrativo da escola: Efetivo e Suplente: Nelson Batista Furtado e Maria Cristina Maciel.
IV – Conselheiros – Representantes dos pais de alunos ou responsáveis: Efetivo e Suplente Maria Ângela da S. Oliveira e Mônica Duboc.
V – Conselheiros – Representante da comunidade Local: Efetivo e Suplente Celso de Souza e Célia Amaral Tupinambá.
“Com Educação e Diálogo construímos um Futuro no Presente”.
Textos dos profissionais de educação comunidade Escolar e local
"Conselheiros Escolares"
O Conselho Escolar pontuou algumas questões:
Avaliar o desempenho da Escola.
Discutir formas de mudanças.
Saber qual o perfil da Escola?
O que os pais esperam da Escola, quando para eles encaminham seus filhos para UE?
O que a sociedade espera de seu trabalho?
Que tipo de cidadão deve a escola formar para que seu desempenho possa ser tido como ótimo, considerando-se que somos um país subdesenvolvido, engatinhando numa civilização tecnológica, enquanto suspira por alcançar o padrão de desenvolvimento do Primeiro Mundo?
Entendem e compreendem o educando como um ser social, que já traz consigo uma história de vida, sonhos, expectativas e experiências, conhecimentos produzidos a partir das relações estabelecidas no seu contexto sócio-cultural. (Conselheira Mônica)
Interagindo com diversos grupos, o educando constrói todo um código de valores, um modo de ver e entender o mundo, de se expressar, resultante dos padrões culturais de seu meio social. É, portanto portador de conhecimentos, também produzidos socialmente e que devem ser levados em conta em seu processo de escolarização. (Professora Marlene)
A escola (diz professora) como instituição encarregada socialmente da produção/ transmissão do conhecimento/ pode contribuir para a manutenção ou mudança da situação social vigente, dependendo da maneira como ela encara sua função e de como ela legitima ou despreza determinados conhecimentos.
Reconhecendo a possibilidade da escola construir para a mudança, o presente documento (PPP) admite e reconhece as diferenças e leva em consideração as características dos educandos em todos os sentidos: raça,sexo,religião, classe social, região geográfica, enfim todas as vivências e experiências que os constituem como seres sociais.
Entendem e compreendem o educando como um ser social, que já traz consigo uma história de vida, sonhos, expectativas e experiências, conhecimentos produzidos a partir das relações estabelecidas no seu contexto sócio-cultural. (Conselheira Mônica)
Interagindo com diversos grupos, o educando constrói todo um código de valores, um modo de ver e entender o mundo, de se expressar, resultante dos padrões culturais de seu meio social. É, portanto portador de conhecimentos, também produzidos socialmente e que devem ser levados em conta em seu processo de escolarização. (Professora Marlene)
A escola (diz professora) como instituição encarregada socialmente da produção/ transmissão do conhecimento/ pode contribuir para a manutenção ou mudança da situação social vigente, dependendo da maneira como ela encara sua função e de como ela legitima ou despreza determinados conhecimentos.
Reconhecendo a possibilidade da escola construir para a mudança, o presente documento (PPP) admite e reconhece as diferenças e leva em consideração as características dos educandos em todos os sentidos: raça,sexo,religião, classe social, região geográfica, enfim todas as vivências e experiências que os constituem como seres sociais.
(PPP da E.M. São Sebastião)
Comprometida com a mudança, admite ainda, como função da escola, fazer a ponte que permite ao educando ampliar e sistematizar seu conhecimento, adquirindo instrumentos mais elaborados de análise e resolução de situações atreladas à vida, possibilitando-lhe vivências, apropriando-se criticamente do saber, favorecendo uma inserção social mais crítica e construtiva.
Comprometida com a mudança, admite ainda, como função da escola, fazer a ponte que permite ao educando ampliar e sistematizar seu conhecimento, adquirindo instrumentos mais elaborados de análise e resolução de situações atreladas à vida, possibilitando-lhe vivências, apropriando-se criticamente do saber, favorecendo uma inserção social mais crítica e construtiva.
(dirigente Adelir)
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esses país democraticamente.”
Paulo Freire
“É grande a importância do Conselho Escolar para a busca de transformações essas orientados pelo desejo de construção de uma sociedade igualitária e justa.” (professora Marlene)
“Os Conselhos Escolares representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade.” (professora Marina)
“O Brasil enfrenta profundas desigualdades sociais, econômicas e culturais. Homens e mulheres organizam-se em várias instituições, para fazer a história dessa sociedade.” (professora Vanessa)
E. M. São Sebastião
Rua Zeferino Goulart s/n Cep- 23830-000
Raiz da Serra
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esses país democraticamente.”
Paulo Freire
“É grande a importância do Conselho Escolar para a busca de transformações essas orientados pelo desejo de construção de uma sociedade igualitária e justa.” (professora Marlene)
“Os Conselhos Escolares representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações que são de sua responsabilidade.” (professora Marina)
“O Brasil enfrenta profundas desigualdades sociais, econômicas e culturais. Homens e mulheres organizam-se em várias instituições, para fazer a história dessa sociedade.” (professora Vanessa)
E. M. São Sebastião
Rua Zeferino Goulart s/n Cep- 23830-000
Raiz da Serra
Diretora Geral - Profª.Adelir da Silveira Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário