quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato - EXECUÇÃO DO PROJETO “RESGATANDO AS BRINCADEIRAS, FOLCLORE”

Direção Geral: Profª Cléia Machado Faleiro - Tia Cléia


“A maior sabedoria resulta do auto-conhecimento”

A Direção, educandos, professores, inspetores, representantes de pais e membros do Conselho Escolar do Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato reuniram-se no dia 02/09/2009 na pracinha, local muito especial onde a escola utiliza sempre para suas atividades, tendo em vista, a escola não ter área livre para proporcionar as brincadeiras permitindo às crianças viver em coletividade, compartilhando saudavelmente. Dando continuidade na sala de aula, todas as brincadeiras enriquecidas atendendo aos eixos de experiências, de acordo com o referencial curricular nacional para a Educação Infantil. (formação pessoal e social e conhecimento do mundo) .
Inclui nesses eixos o processo de construção da identidade e da autonomia das crianças, e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento.


A professora, de acordo com o planejamento semanal, organiza suas atividades com os conteúdos e projetos, criando situações de aprendizagens, oferecendo as crianças novas informações e experiências diversas, além de aproveitar a bagagem de conhecimentos que cada um traz para a escola.

Queremos ressaltar que o encontro foi muito bom, contamos com a pré-disposição e boa vontade de todos nós em caminhar juntos em benefício de nossas crianças. Os questionamentos apresentados sobre a leitura dos livros foram valiosos, pois ressaltaram que o professor deve sempre procurar se informar através da leitura, pois, cada dia vencemos um desafio!
Acreditamos na proposta do Conselho Escolar por oferecer subsídios para a qualidade na educação.

O projeto acima mencionado permitiu uma inserção entre conteúdos de diferentes eixos de trabalhos específicos como:



  • Linguagem oral e escrita;

  • leitura;

  • matemática;

  • artes visuais;

  • movimentos motores.

Foi gratificante e gostaríamos de passar algumas das experiências vivenciadas pelos alunos para os demais colegas envolvidos na Educação Infantil, pois refletimos, antes de tudo e conscientizamos os alunos da importância de ler e escrever, não apenas a exigência compulsória do cumprimento de uma tarefa mas, interagindo com diversos textos ampliando o acesso ao mundo letrado.


Nossas atividades e apresentações:


A linda rosa juvenil.








Apresentação da lenda do Saci Pererê





Brincadeiras: Quem Sou EU!!!!
De qual Lenda???









As caveiras - Dramatização.
Atividades com Parlendas




Cantigas de Ninar.




Brincadeira de Roda - Resgatando o tempo da vovó.









Boi Bumbá - Dramatização.




Boneca de Lata - Dramatização.

História da Dona Baratinha (dramatização)




A direção agradece a equipe do J.I.M Monteiro Lobato pelo belo trabalho realizado com os alunos e ao Conselho Escolar, que integra com facilidade todos os responsáveis pelos alunos e representantes de Entidades da comunidade envolvendo-os no processo educacional para compactar as atividades desenvolvidas pela escola.
Parabens!

JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPALIZADO MONTEIRO LOBATO.

Rua são Domingos, n° 922 - São José - Itaguaí
CEP: 23811-000

DIREÇÃO: PROFª - CLÉIA MACHADO FALEIRO

Um comentário:

Unknown disse...

Eu Fátima Coordenadora dos Temas Transversais, parabenizo esta U.E. pelo belo trabalho de resgate das nossas tradições, mantendo vivo o folclore do nosso Brasil.