A Coordenação dos Temas Transversais foi formada em 2005 devido à dificuldade sinalizada pelos professores, de como trabalhar os temas transversais em sala de aula, pois era prática pedagógica, os mesmos serem trabalhados isoladamente e com culminâncias nas quais entendia-se que não se falava mais naquele tema em pauta. Para superar esta dificuldade foram realizados encontros com os professores e coordenadores pedagógicos, cujo objetivo era identificar onde e como os temastransversais se faziam presentes no contexto escolar. Na verdade o que se constatou é que, em todos os momentos, segmentos, conteúdos eles se fazem presentes e que todos dentro da comunidade escolar tem sua parcela de contribuição para que os mesmos sejam desenvolvidos, visando à construção da cidadania, compreendendo a realidade cultural, social,
direitos,responsabilidades relacionadas à vida pessoal, coletiva e ambiental de cada aluno inserido na escola, ou seja, em todo o trabalho educativo da escola. Além de estar inserido, deverá ocorrer o seu registro quando se fizer presente, pois um evento, uma aula passeio, na hora da merenda, da recreação, com certeza eles estarão sendo sinalizados.
Dentre os seis Temas Transversais, temos a Pluralidade Cultural que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais diz que:
“Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem...
O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõem o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade”.
Este Tema foi fundamental para que desde o ano de 2006 fosse incorporada a esta Coordenação a implementação da Lei 10.639/03 no 1° Segmento e atualmente a implementação da Lei 11.645/08, ambas instituem no currículo escolar as temáticas afro-brasileira, africana e indígena com suas culturas e histórias que durante anos no ensino brasileiro eram citadas apenas superficialmente e em ocasiões comemorativas, sem nenhuma abrangência. Inicialmente, esta implementação apresentou resistência, por parte de docentes, familiares que não entendiam o por que da instituição dessas Leis, isto se deve ao desconhecimento da temática, pois somos sabedores que os cursos de Ensino Superior, muito superficialmente tratavam dessas temáticas, assim como nos diversos segmentos da prática educativa. Esta situação nos levou à elaboração de encontros que sinalizassem conteúdos,atividades e como eles deveriam ser inseridos e desenvolvidos no planejamento de cada área.
Hoje a Lei 10.639/03 já é uma constante nos planejamentos e mostras pedagógicas das Unidades Escolares Municipais de Itaguaí, cabendo a esta Coordenação dar subsídios,indicação de material pedagógico, como bibliografia,atividades com músicas, participação em reuniões pedagógicas, visitas em locais culturais junto com alunos e/ou professores, coordenadores e orientadores, para que conheçam roteiros culturais que contem a nossa história e que se reconheçam como parte integrante da mesma. Esta coordenação faz o acompanhamento do Projeto Coral nas Escolas sob a coordenação do Maestro João Marcelo que visa o resgate e descoberta de talentos junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, onde também é realizado um resgate da nossa Música Popular Brasileira; projeto este que em todas as suas etapas, os temas transversais se fazem presentes. Atualmente a proposta é organizar um encontro sobre, “Como trabalhar a temática indígena na sala de aula”, pois mesmo que a Lei 11.645/08 tenha sido publicada em 2008, sempre nos encontros com coordenadores pedagógicos ou professores que se tratava a Lei 10.639/03, nunca deixamos de enfatizar a importância de estar trabalhando também a questão indígena e a sua contribuição para a formação do povo brasileiro. O acompanhamento do trabalho pedagógico com relação aos Temas Transversais e a Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 se faz com visitas às escolas identificando as dificuldades e dando sugestões de como trabalhar essas temáticas visando à comunidade e realidade de onde a U.E está inserida, em encontros e oficinas realizadas durante o ano letivo.
Por: Coordenadora: Profª: Maria de Fátima dos Santos Lobato
Matrícula - 11.538
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