Diretora Geral: Profª.Lucy da Costa Pereira Quirino
Conselheira Fernanda Schelck.
Um planejamento compromissado com o projeto pedagógico e a proposta curricular é o caminho para dar sentido às aulas.
PROJETO DE LEITURA
“Chá Literário”
JUSTIFICATIVA:
Os educadores estão buscando formas prazerosas para que os alunos possam incorporar a leitura e a linguagem escrita em suas vidas. Desejamos desenvolver o gosto pela leitura e conseqüentemente aprimorar a escrita, a organização de idéias , a oralidade; despertando a imaginação e a criatividade nos alunos.
OBJETIVOS:
# Proporcionar e estimular no aluno o hábito de leitura;
# Desenvolver a oralidade e a capacidade de observação, questionamento, reflexão para o aluno ter condições de adquirir o pensamento lógico.
# Desenvolver o espírito crítico, através do contato com os variados estilos literários;
DESENVOLVIMENTO:
Iniciamos com a introdução bem aplicada pela Professora Aparecida de Arte e Ensino Religioso também passada pelos professores presentes em levá-los a perceber o que é texto e quais são os diferentes tipos com que nos deparamos no dia-a-dia (bilhetes, cartas, telegramas, anúncios, propagandas, músicas, poemas, bulas de remédios, informativos e até charges). Bem aplicada pela Professora Aparecida de Arte e de Religião. A importância do contato dos alunos com autores contemporâneos para despertar o gosto pela leitura, onde então descobrem que podem “vigiar” e participar da vida dos personagens; como na apresentação da peça “Emilia em o sumiço dos pastéis”, retirado da Obra de Monteiro Lobato, pela turma do 6º ano. Os alunos vestiram-se a caráter. A Professora Magda (Sala de Leitura) apresentou a vida e Obra do Autor e Escritor Monteiro Lobato.
Os Professores: Maria Conceição (Literatura) e Taciano (Teatro) participaram com a apresentação da Peça: “O Lixo” de Luis Fernando Veríssimo, onde a representação foi fantástica com brilhante atuação, prendendo a atenção dos alunos e demais presentes.
O Professor Fabiano trouxe poemas de Vinícius de Moraes, colocando-os através de músicas também. As alunas do 6º, 7º, 8º e 9º apresentaram os poemas: Mundo Melhor; Soneto de Fidelidade; Soneto do Amor total e o poema: O que é que tem sentido nesta vida.
A aluna Maryangela do 6º Ano leu declamando sua criação, o Poema: Amor.
O Professor Valdinei de Castro apresentou a Peça Capitu, de Machado de Assis – “A aurora da minha vida” – Naum Alves de Souza como Tema: Os cem anos da morte de Joaquim Maria Machado de Assis.
As alunas Bruna – T. 801 e Tainara – T. 801 apresentaram seus poemas: Cebola Cortada e Menina Apaixonada.
Os alunos do 6º ano – T. 601 apresentaram o Poema: Rua da Felicidade (Guilherme de Almeida) através de Jogral.
O aluno Leone leu com entonação o seu poema: O destino.
Os alunos do 7º ano – T. 701 apresentaram o Poema: A estrela, através do jogral.
Finalizamos com todos os presentes cantando a música de Elis Regina – Sou Caipira. (CD – Elis Regina).
“A Língua evoluiu por meio de fala”
(Ernani Terra – Professor de Português da USP)
Projeto: Os cem anos da morte de Joaquim Maria Machado de Assis.
Texto: Capitu, de Machado de Assis
“A aurora da minha vida” – Naum Alves de Souza
Contexto: Linha do tempo de Machado de Assis e suas obras.
“A aurora da minha vida” – Naum Alves de Souza
Contexto: Linha do tempo de Machado de Assis e suas obras.
Responsável pelo Projeto: Prof°. Valdinei de Castro.
Justificativa:
Trazer Machado de Assis (in memória) para mais perto dos alunos como uma oportunidade rara a fim de valorizar a obra de uma artista brasileiro.
Objetivo:
Objetivo:
Compreender os momentos mais marcantes do percurso de vida e obra de Machado de Assis, numa narrativa criada a partir de imagens acompanhadas de cenas, pautadas na busca de exprimir o inexprimível da natureza humana, em linguagem criativa.
Avaliação: Contínua em sala de aula e na apresentação do projeto. Certifico que os objetivos propostos foram satisfatórios.
Professor: Fabiano S. Bastos.
Levando o amor aos corações com leituras de poemas de Vinícius de Moraes.
Atividade desenvolvida durante o Chá Literário
Vinícius de Moraes é o poeta brasileiro que tem uma ampla produção artística voltada para explicar o amor. Talvez não tenha conseguido explicar seu sentido mas com certeza fez o povo brasileiro que teve contato com sua produção poética ter mais amor nos corações.
Objetivo e Justificativa:
Percebemos que os jovens de hoje não vivem na mesma conjuntiva da época da produção dos textos e nem possuem tanto assim o interesse em ler. Mesmo sabendo dessa situação sempre conseguimos fazer com que alguns despertem interesse pela literatura e daí pra frente a vida segue seu rumo, com isso conseguimos gerar não só um cidadão mas também amante pela vida.
Aproveitamento esse fabuloso espaço, o Chá Literário, levaremos de forma moderada, alguns poemas de Vinícius de Moraes que falam de amor, é claro, mas também da vida, tentando levar mais amor aos espectadores e fazer assim um caminho para uma mudança de visão sobre a vida a ao próximo.
Avaliação: Contínua em sala de aula e na apresentação do projeto. Certifico que os objetivos propostos foram satisfatórios.
Professor: Fabiano S. Bastos.
Levando o amor aos corações com leituras de poemas de Vinícius de Moraes.
Atividade desenvolvida durante o Chá Literário
Vinícius de Moraes é o poeta brasileiro que tem uma ampla produção artística voltada para explicar o amor. Talvez não tenha conseguido explicar seu sentido mas com certeza fez o povo brasileiro que teve contato com sua produção poética ter mais amor nos corações.
Objetivo e Justificativa:
Percebemos que os jovens de hoje não vivem na mesma conjuntiva da época da produção dos textos e nem possuem tanto assim o interesse em ler. Mesmo sabendo dessa situação sempre conseguimos fazer com que alguns despertem interesse pela literatura e daí pra frente a vida segue seu rumo, com isso conseguimos gerar não só um cidadão mas também amante pela vida.
Aproveitamento esse fabuloso espaço, o Chá Literário, levaremos de forma moderada, alguns poemas de Vinícius de Moraes que falam de amor, é claro, mas também da vida, tentando levar mais amor aos espectadores e fazer assim um caminho para uma mudança de visão sobre a vida a ao próximo.
Conclusões:
Logo após as apresentações alguns estudantes buscaram conhecer mais alguns poemas e saber mais de Vinícius de Moraes. Sendo assim podemos concluir que sempre é importante esse tipo de evento na escola pois é o espaço que a arte melhor consegue falar com os estudantes despertando o interesse dos mesmos.
Por. Prof°. Fabiano S. Bastos.
E. M. Elmo Baptista Coelho
Estrada Joaquim Fernandes, n.º 419 - Ilha da Madeira
Cep: 23821-450
Nenhum comentário:
Postar um comentário