Uma escola realiza suas atividades dentro de uma sociedade composta por seres humanos. Ela interage com pessoas, quer sejam alunos, pais, funcionários, vizinhos, outras escolas, a comunidade. Não há como não ter responsabilidade social . Assumir consciente e competentemente essa responsabilidade é que é a maior necessidade de nossos dias.
A educação, por si mesma, não tem sentido. Educação é meio, e não fim, pois a escola não trabalha para si mesma. Em As novas realidades, Peter Drucker afirma que a educação moderna rejeitou os valores morais,e essa rejeição trouxe como conseqüência a transmissão de valores errados:indiferença,irresponsabilidade,cinismo. Não há educação sem valores morais. O trabalho mais significativo, em nossos dias , diz ele, será definir quais são os valores morais da educação numa sociedade instruída,educar com esses valores e estar fortemente comprometido com eles.
Mais do que aquilo que fala, a escola ensina aquilo que faz. Os alunos não apenas ouvem o que dizem os professores, mas observam como relacionam, o que valorizam, como trabalham, como organizam, como vivem, quais são seus valores e suas crenças. Aprendem como a escola resolve os problemas, como trata seus funcionários, que importância dá às disciplinas, aos setores, aos eventos, ao trabalho, ao bem-estar, e a satisfação das pessoas.
Uma escola, se quiser realizar um trabalho de qualidade, precisa explicitar com clareza a sua finalidade, e se quiser ser presente, necessita assumir a sua responsabilidade social.
Muitos entendem por responsabilidade social a realização de campanhas (de agasalhos, de calçados, de alimentos...), em prol dos mais necessitados, de visitas a orfanatos, a asilos,a prisões, de trabalhos comunitários. As escolas podem estar inovando, assumindo a responsabilidade pela preservação de rios, matas ou pelo cuidado de praças, avenidas ou outras áreas públicas. Tudo isto é importante e pode fazer parte da formação para o exercício pleno da cidadania, mas não reside aí a essência da responsabilidade social que deve ser assumida pela escola.
Como afirma o economista Cláudio de Moura Castro , em um de seus artigos para a revista Veja, em 3 de novembro de 1999, nossa.”Nossas escolas estão melhorando .o momento é bom para pedir-lhes mais ênfase na responsabilidade social. Mas hoje sabemos que adicionar cursos do estilo “moral e cívica” é uma parte muito pequena da tarefa. Os alunos não aprendem civismo em aulas de civismo, mas em uma escola que pratica justiça, tolerância, equidade e generosidade. Os alunos aprendem pelo que a escola pratica muito mais que pelos sermões em aula.A escola tem de ensinar pelo exemplo. Se o professor chega atrasado, a lição de pontualidade vai na direção oposta, se o professor trata o aluno rico diferente da forma que trata o pobre, falece o aprendizado da eqüidade”.
O desenvolvimento da responsabilidade social não pode ser uma atividade paralela ao currículo escolar . Os alunos não aprendem o civismo em aulas de civismo, assim como não aprendem a ser socialmente responsáveis visitando esporadicamente asilos, orfanatos, hospitais ou levando de casa para campanhas ocasionais aquilo que lhes sobra, aquilo que já não querem mais, os entulhos.
É preciso compreender que a responsabilidade social está na essência de uma educação de qualidade hoje. A maior responsabilidade social da escola é garantir a formação de pessoas que tenham responsabilidade social.
O trabalho na sala de aula e na direção de escola, é muito difícil aprender a interagir. Nas ações de caráter social, a interação com os mais carentes corre sempre o risco de se tornar uma ação sobre os mais pobres. Raramente encontrei pessoas, mesmo entre educadores , que percebiam que toda ação social é sempre uma troca , que não há lado sem carência nessa relação, que não existe quem sabe tudo e quem nada sabe.
Em termos de responsabilidade social, parece ser mais freqüente olhar para fora que para dentro de nossas escolas. Quantos funcionários analfabetos, quantas famílias passando necessidades, quantos doentes, quantos professores que deram tanto pelo sucesso da escola, com quantas mazelas se continua convivendo dentro das instituições, mas é sempre lá fora que se buscam os carentes, os necessitados. Duvido daqueles que só fazem o bem na casa dos outros.
Uma escola deve começar a exercer as sua responsabilidade social junto a seus alunos, funcionários, professores. Esta é a melhor forma de educá-los para cidadania.
Por: Ottilia Maria
Escola Municipal Profª. Severina dos Ramos de Sousa
Rua Evelina Reis e Geny Reis,Lote 25, 26 e 27, Gleba2- Vila Geni
Cep: 23825-350
Diretora Geral- Profª.Ottilia Maria Guedes Medella
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Cep: 23825-350
Diretora Geral- Profª.Ottilia Maria Guedes Medella
Diretora Adjunta- Profª.Sandra Gonçalves Mazza
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