A Proposta Pedagógica da Escola Municipal Alexandre Ignácio, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
Um estudo dos acontecimentos do contexto escolar nos ajuda a entender o ambiente em que a escola está inserida, e não esquecendo de ouvir os pais e suas grandes dificuldades educacionais, ouvindo-os entendemos claramente o público que estamos servindo.
Nossa Proposta Pedagógica privilegia o ensino enquanto construção de conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando para isso os conteúdos curriculares da base nacional comum, os temas transversais trabalhados em sua contextualização, um trabalho didático-pedagógico e humanista, baseado na concepção Sócio-Interacionista da Educação.
Segundo essa concepção de educação, o papel da escola é do de socializar o saber elaborado e sistematizado, valorizando a história que o aluno adquiriu por meio de suas experiências.
Nesse contexto, nossa proposta pedagógica está pautada em torno dos quatro pilares propostos por Delors (1998), durante a Conferência da Unesco.
Um estudo dos acontecimentos do contexto escolar nos ajuda a entender o ambiente em que a escola está inserida, e não esquecendo de ouvir os pais e suas grandes dificuldades educacionais, ouvindo-os entendemos claramente o público que estamos servindo.
Nossa Proposta Pedagógica privilegia o ensino enquanto construção de conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando para isso os conteúdos curriculares da base nacional comum, os temas transversais trabalhados em sua contextualização, um trabalho didático-pedagógico e humanista, baseado na concepção Sócio-Interacionista da Educação.
Segundo essa concepção de educação, o papel da escola é do de socializar o saber elaborado e sistematizado, valorizando a história que o aluno adquiriu por meio de suas experiências.
Nesse contexto, nossa proposta pedagógica está pautada em torno dos quatro pilares propostos por Delors (1998), durante a Conferência da Unesco.
Aprender a conhecer, cujo objetivo é favorecer o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, aprendendo e compreendendo o mundo, despertando a curiosidade intelectual, estimulando o sentido crítico, adquirindo autonomia na capacidade de decidir;
Aprender a fazer, de modo que o educando adquira competências que o tornem apto a enfrentar diferentes situações e a trabalhar em equipe, pondo em prática os seus conhecimentos;
Aprender a conviver, por meio do desenvolvimento da compreensão do outro e a percepção das interdependências em projetos comuns, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz;
Aprender a ser, pilar que contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como pessoa, ajudando-o a elaborar pensamentos autônomos e críticos e para reformular os seus próprios juízos de valor, capacitando-o para a autonomia, discernimento próprio e responsabilidade nas diferentes circunstâncias da vida.
Baseado nestes princípios, a Escola Municipal Alexandre Ignácio propõe:
Um ensino adequado às necessidades sociais, políticas e econômicas, considerando os interesses e motivações dos alunos, garantindo todas as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem;
Reconhecimento à diversidade etno-cultural, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação;
A valorização da cultura grupal, local e global e, ao mesmo tempo, propiciar o acesso e respeito aos conhecimentos socias relevantes da cultura brasileira e da humanidade.
A defesa do desenvolvimento da potencialidade de trabalho individual e coletivo, o que implica no estímulo à autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de forma integrada num trabalho de equipe.
Uma construção dinâmica significativa, fruto da interação entre o saber escolar e os demais saberes, num processo permanente de aquisição, no qual interferem fatores sociais, culturais e psicológicos.
Uma formação pautada no desenvolvimento de novas competências e novos saberes que se produzem e, que demandam um novo tipo de profissional, preparado para lidar com novas tecnologias e linguagens, além da ética, expressa nos princípios de respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
“As raízes de um ser, e as de uma comunidade são uma mistura de passado, presente e futuro, mas não podem ser compreendidas de um modo externo, é preciso ir buscar sua lógica no próprio interior das mesmas sob pena de se obter uma visão abstrata, desencarnada e superficial.”
Maffesoli (1988, p. 64)
Por: Direção, Equipe Técnico Pedagógica e Membros do Conselho escolar.
“Todas as tomadas de decisões no âmbito da Escola Municipal Alexandre Ignácio passa por deliberações do Conselho Escolar.”
E. M. Alexandre Ignácio
Estrada do Caçador, s/n.º - Ibituporanga
Cep: 23835-090
Diretora Geral: Profª.Ninah de Freitas Ribeiro
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