quinta-feira, 12 de novembro de 2009
SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: JARDIM DE INFANCIA MUNICIPALIZADO MONTEIRO LOBATO - Trabalhando com Projetos com a presença do Conselho Escolar.
Diretora Geral. Profª. Cleia Machado Faleiro
Em nossa Unidade Escolar trabalhamos com projetos, pois os mesmos são formas de trabalho que envolvem diferentes conteúdos e que se organizam em torno de um projeto final cuja escolha e elaboração são compartilhadas com as crianças. Muitas vezes eles não terminam com esse produto final, mas geram novas aprendizagens e novos projetos.
Com o Projeto “A criança e os animais, desenvolvemos a construção do cenário da festa das crianças, confecção e elaboração de painéis sobre os bichinhos para ornamentar a festa, ilustração dos chapeuzinhos das crianças foram exemplos de trabalhos de artes. As crianças puderam interferir no planejamento, pois, o ponto de partida foi um tema sugerido do interesse das mesmas. Todos sentiam-se atraídos pela questão.
Além das sugestões pré-determinadas tivemos oportunidades para organizarmos para cada dia atividades extra classe referente ao conteúdo onde podemos destacar:
Um desfile a criança e um bichinho de brinquedo que poderia ser: de pano, plástico, feltro, borracha, vidro, os quais favoreciam para enriquecer todos os eixos de trabalho de maneira integrada. Foi um Show!
Brincadeiras de imitação de bichinhos (corrida dos sapinhos, corrida dos cangurus, dança das borboletas, etc...)
utilizaram os fantoches dos bichinhos criando vozes e contos específicos.
Produções realizadas pelos alunos foram pregados em varais, paredes, organizados de forma transitória.
Aconteceram no dia da festa das crianças duas dramatizações vivenciadas pelas professoras e diretora que foram compartilhadas pelas crianças
1) A fadinha mágica
2) A bruxinha atrapalhada
É notório que a elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização didática mais adequada para se trabalhar com todos os eixos, devido á natureza e a diversidade dos conteúdos que ele oferece e também seu caráter interdisciplinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário