quinta-feira, 18 de março de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: ESCOLA MUNICIPAL OSCAR JOSE DE SOUZA - Estudo de ações - Conselho Escolar. Projeto Escola Brasil

Aos doze dias do mês de Dezembro de 2009, foi realizado um encontro avaliativo com a comunidade na Escola Municipal Oscar José. Partindo do Projeto: Escola Brasil, cujo trabalho engloba pontos necessários para que a escola possa ter qualidade de ensino para seus alunos.

A característica deste encontro foi marcante, foram reunidos grupos em diversas salas da Unidade Escolar, cada grupo teve um assunto para discussão que englobava a evasão escolar, qualidade de ensino, comunicação com a comunidade, participação da família na escola, os temas foram desenvolvidos juntamente com os profissionais da U E, de forma que todos pudessem participar do trabalho e fazer uma articulação entre o que se pedia nas questões avaliativas e a realidade vivida na comunidade. Após todos os grupos terem feitos as avaliações com notas para os questionamentos foi aberta uma grande assembléia, sendo assim, registrada em uma plenária participativa.

A clareza do encontro não deixou dúvidas que todos devem participar ativamente das ações da Escola Municipal Oscar José. Em todos os momentos em que são chamados.

Foi observado que a comunidade precisa permanecer atenta aos problemas e soluções que são buscadas para atingir os objetivos de se haver uma nova escola, entende-se, portanto, que a participação do Conselho Escolar está diretamente ligada à qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar.







“transformar a comunidade em um ambiente de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aulas, é o nosso desafio”.





Profª.Maria Margarida Santos Lima
Coordenadora responsável pela postagem do Conselho Escolar
Escola Municipal Oscar José de Souza.
Rua Lucia Tieme Hara, s/n° – Santana – Itaguaí-RJ

E-mail:escolaoscarjose@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Profª. Selma Candida de Lima

Um comentário:

Elisa disse...

Para o sucesso das ações educativas faz-se necessário desenvolver um trabalho participativo e integrado. É preciso analisar situações em conjunto. O conselho escolar garante que todos explicitem seus interesses, façam suas reivindicações e que juntos encontrem soluções para melhorar a qualidade do ensino.