quinta-feira, 18 de março de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Projeto: Trocando Ideias...

...através dos sentidos - 2010

O ver
O ouvir

O tocar

O sentir

O falar

Abril
A primeira etapa é a troca de um livro que apresenta, através de desenhos e textos, a escola e a realidade de toda a comunidade do seu entorno.

Maio
A segunda etapa se realizará com a troca de uma embalagem de garrafa pet contendo cartões, elaborados pelos alunos, apresentando problemáticas ambientais da comunidade na qual a escola está inserida.

Junho
A terceira etapa será a apresentação da escola através da gravação de sons comuns à comunidade escolar, ou seja, a troca de CDs com essas gravações. Os sons poderão apresentar problemáticas e pontos positivos da comunidade.

Julho
A quarta etapa possibilitará a troca de objetos que apresentam características locais da comunidade onde a escola está inserida.

Agosto
A quinta etapa é a troca de mensagem eletrônica. O texto será elaborado no coletivo e o seu envio poderá ser feito através do computador da escola ou de outro. O importante será a impressão dessas mensagens trocadas.

Setembro - Outubro
A sexta etapa é a troca de visitas, onde uma escola visita a outra e vivencia sentimentos variados através da relação estabelecida entre o que se idealizava e a realidade. Os sentidos se completam e a emoção é indescritível.

Novembro - Dezembro
A sétima e última etapa é a criação do livro final com desenho, fotos e textos. O livro apresentará as emoções e sentimentos sobre o que foi visto e vivido durante o projeto.
Projeto Trocando Idéias

Desde 2006 as escolas da rede municipal de Itaguaí participam deste projeto. Seu maior objetivo é possibilitar uma leitura de mundo mais consciente, provocando o relacionamento entre alunos de escolas diferentes para troca de informações e experiências. Esta iniciativa surgiu da coordenação do 1º segmento – Departamento Geral de Ensino- da SMEC de Itaguaí.
Sua justificativa está no desconhecimento da grande diversidade que há em nosso município, por parte da comunidade escolar, e da necessidade de conhecermos, valorizarmos o nosso espaço e vislumbrarmos melhoras na qualidade de vida da população, o que propícia aos alunos uma melhor compreensão do seu próprio município e do mundo que o cerca.
A dinâmica do projeto se dá na troca de correspondências e visitas entre escolas da rede local. As correspondências refletem o modo de ver, pensar e agir de cada realidade. Os alunos desenham e escrevem sobre si, sobre a escola e sobre a comunidade. Quando chega a hora da troca de visitas é uma grande felicidade, porque os alunos querem se conhecer e desfrutar do espaço visitado, que geralmente é bem diferente do seu, visto que nosso município possui serra, mar, cachoeira, cidade, campo e muitas outras paisagens encantadoras.

Coordenadoras do Projeto: SMEC
Profª. Fabiane Alves Valverde Vieira
Profª. Roseli Allemand Aniceto
Prof. waldemira Machado

Nenhum comentário: