segunda-feira, 26 de abril de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: CRECHE MUN. PROFª. MARIA CRISTINA PADELA CABRAL DA SILVA. Afirmando a Proposta Pedagógica 2010.


Creche Municipal Prof.ª M.ª Cristina Padela Cabral da Silva

Rua Prof. José de Moraes Dias Lote 18 Cep: 23810-211
Parque Paraíso

Diretora Geral. Profª.Elisângela R. Quintiliano

E-mail.
crecheprofmariacristina@itaguai.rj.gov.br

Coordenadoras – SMEC

Profª. Luciana Leôncio do N. Da Mota
Profª. Tatiana Santos Pinto

Coordenador Responsável pela postagem: Andréa Ribeiro


NOSSA MISSÃO
A Creche Municipal Professora Maria Cristina Padela Cabral da Silva existe para oferecer conhecimentos que ajudem e estimulem os envolvidos a participarem do processo de transformação.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Educação Infantil, segundo Referenciais Curriculares Nacionais Educação Infantil, tem por função criar condições para desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias:

De ordem física: que se relacionam ao conhecimento das potencialidades corporais, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança;


De ordem cognitiva: que estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, uso e apropriação de formas de representação e comunicação, envolvendo resolução de problemas;

De ordem afetiva: que se referem à construção da auto-estima, às atitudes n o convívio, à compreensão de si mesmo e dos outros;

De ordem estética: que possibilitam a produção artística e apreciação desta produção oriunda de diferentes culturas;

De ordem ética: que permitam a construção de valores que permeiam a ação das crianças;

Da relação interpessoal: que estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condição para o convívio social;

De inserção social: que favorecem a percepção de cada criança como membro participante de um grupo, de uma comunidade e de uma sociedade.

Engajando a faixa etária que acolhemos, a teoria educacional que melhor nos representa é o Construtivismo Seqüencial elaborado por Jean Piaget no qual a função do educador é colaborar com a construção da inteligência através de etapas sucessivas.

Segundo Piaget a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova, sendo desenvolvida a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.

Considerando que o papel do educador ao educando é de mediador de conhecimentos com a introdução das práticas pedagógicas associadas à vivência, a especulação real dos educando no cotidiano, trabalhamos os conteúdos específicos de acordo com sua idade. Como por exemplo:

·Utilizando materiais reciclados para a criação de brinquedos e jogos, trabalhando assim a educação ambiental;

·Teatro, pois desenvolve a percepção visual e estimula a criatividade;

A creche também tem como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor, agradável e motivacional para o desenvolvimento da inteligência de nossas crianças.


“Educar é crescer. E crescer e viver.
Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”
Anísio Teixeira

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