sexta-feira, 30 de abril de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M.São Sebastião - Trabalhando pela Cidadania


O papel político do professor e da escola está em garantir a todos, sem discriminação de qualquer espécie, o acesso ao conhecimento como modo de romper a dominação, oriunda da distribuição desigual do saber e do acesso à cultura. O exercício pleno da cidadania supõe que o indivíduo tenha dominado os conteúdos comuns à sociedade, necessárias à convivência social, bem como tenha condições de ter informações sobre si mesmo e sobre a sociedade em que vive para poder assumir uma postura crítica. A crítica pressupõe conhecimento e capacidade de análise; para mudar, para transformar, é preciso primeiro conhecer e entender.

Para que o aluno se torne cidadão, o professor precisa estabelecer com ele um tipo de vínculo diferente daquele que reproduz a dominação. O vínculo, que se inicia dependente, pois o aluno necessita do professor para aprender, deve evoluir para a independência do aluno no ato de aprender. O professor é o de alguém que quer modificar o comportamento do aluno no sentido de libertá-lo, isto é, de não depender do sistema educacional que reproduz a ideologia das classes dominantes, mas ter condições de pensar por si mesmo

(Garcia 1982).


E.M.São Sebastião

Endereço: Estrada Raiz da Serra, s/n – Raiz da Serra – Itaguaí - RJ
Tel: 2688-8995 / 2688-8733

Direção: Direção. Profª. Adelir da Silveira Nascimento

Coordenador responsável pela postagem da U.E.: Nelson Batista Furtado

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esses país democraticamente.”
"Paulo Freire"

Nenhum comentário: