segunda-feira, 26 de abril de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: A importância do conselho escolar na Creche Municipal Aparecida Azedo.


NOSSA MISSÃO

A Creche Municipal Aparecida Azedo tem como missão educar crianças com uma pedagogia do amor e inovadora, na sua totalidade. Respeitando suas individualidades e ampliando seu potencial interpessoal, contribuindo na formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo.


Permitir que a sociedade exerça seu direito à informação e à participação faz parte dos objetivos de um governo que se comprometa com a solidificação da democracia. Para tanto, a gestão da educação desta U.E. Objetiva, fundamentalmente, promover a participação da sociedade no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Ou seja, significa tirar dos governantes e dos técnicos da área o monopólio de determinar os rumos da educação no município.
Entendemos que a democratização da escola não se resume a “estar na escola”, representando apenas a extensão do atendimento escolar (aumento do número de vagas, por exemplo) ou mesmo a criação de condições materiais para a fixação de crianças dentro das instituições. Democratizar a escola implica manter estes alunos nas salas de aulas com uma educação de qualidade. No que se refere à gestão escolar, esta busca por qualidade de ensino revela o caminho de uma democratização das decisões, com aprimoramento nas relações internas e externas, na estrutura e no funcionamento da instituição escolar, que deve valorizar e estimular, em seu interior, a presença da comunidade. Para que a democratização do acesso à escola se torne uma oportunidade real de educação de qualidade, a nossa gestão escolar visa buscar transformações na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

Referências.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de
outubro de 1998. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 20
out. 2006.
. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96.
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2006.

FARIA, Hamilton (Org), MOREIRA, Altair (Org), VERSOLATO, Fernanda (Org). Você
quer um bom conselho? Conselhos municipais de cultura e cidadania cultural. São
Paulo: Instituto Polis, 2005. 128p. (Publicações Polis, 48).

Creche Municipal Aparecida Azedo

Estr. dos Teixeiras , Cep. , Bairro Engenho

Tel 3782 4533

Diretora. Profª. Joselma Tobias

Responsável pela postagem. Taciano Luiz Nunes

Nossa meta.
Participar e integrar a comunidade em todas as decisões a serem tomadas em bem comum à gestão escolar, com intuito de fiscalizar, motivar e acompanhar o desenvolvimento de participação dos membros do Conselho Escolar.
“ O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” (Immanuel Kant)

Nenhum comentário: