Profª. Lucia Dias Lima Ortiz do Rego Barros
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”
(Paulo Freire)
A Escola Carmem Menezes Direito foi fundada em 1987, tendo como missão a aquisição aos conhecimentos, priorizando o domínio da escrita e da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e cultural do aluno segundo Serner (2002,p.17).
(Paulo Freire)
A Escola Carmem Menezes Direito foi fundada em 1987, tendo como missão a aquisição aos conhecimentos, priorizando o domínio da escrita e da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e cultural do aluno segundo Serner (2002,p.17).
Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em seu sentido escrito. “O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escritor, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores.”
Dessa forma, uma das tarefas mais importantes da instituição escolar é levar o aluno a aprender, sendo capaz de exercitar a atenção a memória, a criatividade e o senso crítico, construindo assim sua autonomia.
Portanto, a instituição terá como visão, ser reconhecida como uma instituição que integra os alunos no mercado de trabalho, dando ênfase a redução da evasão e repetência escolar, em busca de uma escola de excelência.
O Projeto Político Pedagógica da U.E. tem como tema: “Avançando na Prática mais Democrática”.
(...) “Para cumprir sua função humanista, a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas além da sua, outras perspectivas de vida, outras idéias (...). Por isso, a escola tem que ser local como ponto de partida, mas tem que ser internacional e intercultural como ponto de chegada”.
Godott (2003,p.3H)
O projeto que será desenvolvido durante o ano letivo de 2010, intitula-se “Ciranda Literária” subdividido em dois temas: “Natureza quem ama cuida” e “Brasil meu Brasil, brasileirinho”, que tem como fundamentação a citação de Antônio Cândido em seu livro Duas Vidas.
(1995, pág. 249)
“Entendo aqui por humanização [...] o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade e o semelhante.
A partir daí podemos dizer que um projeto de literatura na Escola vai garantir a democratização de uma esfera de produção cultural acessível aos leitores, sobretudo da escola pública.
(1995, pág. 249)
“Entendo aqui por humanização [...] o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade e o semelhante.
A partir daí podemos dizer que um projeto de literatura na Escola vai garantir a democratização de uma esfera de produção cultural acessível aos leitores, sobretudo da escola pública.
1º Encontro de educadores 2010
SISTEMA FIRJAN
Exposição - Sistema FIRJAN
Alunos participando da Olimpíada do conhecimento da FIRJAN
Quadra - Sistema FIRJAN
Setor de Montagem - Sistema FIRJAN
PÁSCOA
Sistema de Comunicação
Funcionários participando da 1ª Reunião do Conselho Escolar
PÁSCOA
Alunos, professores e comunidade participando da comemoração de Páscoa
Coral da U.E. - Páscoa
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