quarta-feira, 30 de junho de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO - Jornal Mural. Cidadania sempre, somos responsáveis!!!


Direção. Profª. Rita Monteiro
Diretor Adjunto. Prof°. Nilo Porto




O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece.


O ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social

Profª.Beatriz Dias Gonçalves e Profª.Patrícia de Oliveira Placido
Cidadania sempre, somos responsáveis!!!
Na prática do ensino os professores buscam inúmeras formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, com a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando um conhecimento ideal para a formação intelectual e cognitiva do mesmo.
Geralmente, durante o trabalho desenvolvido em sala de aula, o professor utiliza revistas, gibis, panfletos, jornais, entre outros. Todo material apresenta um benefício. Mas nesse momento em especial, é interessante que os educadores reflitam a seguinte questão: Por que utilizar o jornal na escola? Quando usar?
De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento. Uma espécie de rastreamento do que o professor pensa e do que ele quer construir.
Em um segundo instante entra a reflexão do professor de questionar a si próprio se vale a pena utilizar o jornal e se realmente encontrou boas razões para tal uso, pois caso ocorra o contrário será uma atividade mecânica e limitada. A importância do uso periódico do jornal é no sentido da necessidade do professor em reconhecer os reais atributos que esse material oferece.
O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.
Enquanto educadora, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo em nosso CIEP. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.
Por: Patrícia de Oliveira Placido

CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO

AV. PIRANEMA, S/Nº - SANTANA – ITAGUAÍ – RJ
CEP: 23.800-080 - TEL.: (21) 2687-4072

Direção. Profª. Rita Monteiro
Diretor Adjunto. Prof°. Nilo Porto

Secretário do Conselho Escolar e Coordenador responsável pelas postagens. Luiz Cláudio

E-MAIL:
ciep300@itaguai.rj.gov.br / ciep300@yahoo.com.br

Nenhum comentário: