JUSTIFICATIVA
Nas últimas décadas o assunto meio Ambiente vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano de pessoas do mundo todo. Nas escolas, nas igrejas, nas Universidades as conversas quase sempre convergem para o tema, que também está nos jornais, na televisão, no rádio. Tudo isso ajuda no sentido de torná-lo cada vez mais popular o que termina por auxiliar no despertar na consciência mundial sobre os problemas do nosso planeta.
No Brasil não é diferente, pelo contrário, o fato de termos aqui entre nossas riquezas a Floresta Amazônica, aproxima-nos ainda mais de assuntos ligados ao meio Ambiente. Discussões sobre o aquecimento global, o desmatamento, as queimadas e a violência do homem em relação a ele mesmo são recorrentes entre pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar.
Diariamente estamos acompanhando, por diferentes meios de comunicação o crescimento da violência em todos os lugares, sejam estes urbanos ou rurais. As violências estão na quantidade de acidentes nas estradas e rodovias, no autoconsumo de drogas, nos índices de criminalidade envolvendo crianças e adolescentes, na depredação do patrimônio público bem como, na indisciplina e na falta de limites reinantes nos espaços escolares e nos espaços familiares.
Nossa sociedade vive um momento de globalização em que a modernidade proporciona troca de conhecimento imediato em todo o mundo, mas esse não vem acompanhado de reais possibilidades de usufruto também imediato dos bens existentes.
Faz-se necessário construir uma cultura do cuidado e preservação, investindo em processos educativos. Esses processos têm que ter as características permanentes, continuados e sincrônicos.
Como material de apoio, contamos com o Programa Escola Ecoeficiente que é uma iniciativa do Projeto Escola Brasil (PEB) que oferece orientações e ferramentas sobre como implantar práticas concretas de coleta seletiva de resíduos, uso consciente da água, uso consciente da energia e redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, assim como a FCC (Fábrica de Catalisadores Carioca), que participa deste processo oferecendo oficinais, palestras, aulas passeio. Essas parcerias são fundamentais para implantar esta tão almejada cultura do cuidado e preservação.
Dentro dessa perspectiva e procurando ampliar ao máximo esse processo educativo, no sentido de alcançar a totalidade da comunidade escolar e o entorno, é que teremos a condição de transformar uma cultura de degradação numa cultura de preservação e cuidado, para que todos tenham condições de desenvolver essa consciência.
Objetivo:
Sensibilizar sobre a necessidade de preservação do meio-ambiente;
Criar cultura de conservação do patrimônio;
Estimular o recolhimento de óleo e garrafa PET;
Interação da escola e comunidade nas ações em defesa da natureza;
Buscar parceria que acredite melhorar o mundo através da educação.
Publico alvo: Comunidade interna e externa.
Parceria com outras unidades escolares.
CULMINÂNCIA
No mês de novembro de cada ano é exposto o trabalho desenvolvido durante o ano letivo com presença de toda comunidade e parceiros.
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