Objetivos:
1 – Crianças:
· Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem;
· Familiarizá-las com as histórias;
· Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
· Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
· Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca da classe ou da escola.
2 – Professores:
· Fazer com que selecionem um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária;
· Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos;
· Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e a favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e ideias;
· Fazer com que exponham preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as histórias;
· Orientá-los na seleção textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura;
· Fazer com que permitam que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura;
· Incentivá-los a compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para o melhor entendimento do texto.
3 – Coordenadores:
· Fazer com que observem a qualidade do acervo de livros e problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças;
· Orientá-los no apoio ao planejamento do professor, enfocando a leitura como atividade diária na escola e pensando em:
- qualidade de texto;
- leitura em voz alta;
- comportamentos leitores envolvidos nesta modalidade.
· Fazer com que orientem o professor na organização e utilização sistemática da biblioteca da sala de aula;
· Incentivá-los a apoiar e orientar o planejamento de uma atividade ou roda de leitura antes, durante e depois da leitura.
4 – Diretores:
· Fazer com que organizem espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola;
· Incentivá-los a promoção de rotinas para o usufruto da leitura dentro e fora da escola;
· Fazer com que incentivem a prática de leitura entre os funcionários da escola;
· Fazer com que incentivem o empréstimo de livros para as crianças e seus familiares;
· Incentivá-los a garantir que o conteúdo deste projeto esteja assegurado como pauta nos encontros de formação dos professores.
Justificativas:
· Orientá-los na seleção textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura;
· Fazer com que permitam que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura;
· Incentivá-los a compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para o melhor entendimento do texto.
3 – Coordenadores:
· Fazer com que observem a qualidade do acervo de livros e problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças;
· Orientá-los no apoio ao planejamento do professor, enfocando a leitura como atividade diária na escola e pensando em:
- qualidade de texto;
- leitura em voz alta;
- comportamentos leitores envolvidos nesta modalidade.
· Fazer com que orientem o professor na organização e utilização sistemática da biblioteca da sala de aula;
· Incentivá-los a apoiar e orientar o planejamento de uma atividade ou roda de leitura antes, durante e depois da leitura.
4 – Diretores:
· Fazer com que organizem espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola;
· Incentivá-los a promoção de rotinas para o usufruto da leitura dentro e fora da escola;
· Fazer com que incentivem a prática de leitura entre os funcionários da escola;
· Fazer com que incentivem o empréstimo de livros para as crianças e seus familiares;
· Incentivá-los a garantir que o conteúdo deste projeto esteja assegurado como pauta nos encontros de formação dos professores.
Justificativas:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS
ESTRADA RAIZ DA SERRA, S/N, TEIXEIRA, ITAGUAÍ - RJ CEP 23830-000
TEL.: 2687-6895
DIREÇÃO: PROFª. VALÉRIA PORTO CEZÁRIO
DIRETORA ADJUNTA. PROFª. SÔNIA ISABEL VALENTIM COSTA MURA
COORDENADOR RESPONSÁVEL PELA POSTAGEM DA U.E.: ANA PAULA XAVIER
E-MAILS: escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br; emseverinosdefarias@ig.com.br
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TEL.: 2687-6895
DIREÇÃO: PROFª. VALÉRIA PORTO CEZÁRIO
DIRETORA ADJUNTA. PROFª. SÔNIA ISABEL VALENTIM COSTA MURA
COORDENADOR RESPONSÁVEL PELA POSTAGEM DA U.E.: ANA PAULA XAVIER
E-MAILS: escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br; emseverinosdefarias@ig.com.br
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