A importância dos livros do Conselho Escolar em minha Unidade Escolar
No processo histórico atual do nosso país, ficou clara a importância da democracia na formação de um país equilibrado. Onde um cidadão consciente não é apenas aquele que sabe escolher bem seus governantes, mas sim, exercendo deu direito de questionar, criticar, reivindicar, contribuindo para a transformação de uma sociedade mais justa. Sabendo também que a escola é engrenagem fundamental neste processo, não se poderia deixar de nela estão representados os diferentes anseios dos cidadãos. Mas não bastava apenas determinar a mudança de forma hierárquica, é necessário que se comece os movimentos nas bases, isto é, onde o povo está. O Conselho Escolar dentro da unidade significa um processo de construção de uma cidadania emancipada, que ainda precisa aprender a lidar com esta autonomia, pois historicamente isso não acontecia. Mais do que dar esta liberdade, é preciso nortear este processo, para que o mesmo não caia numa utopia. O material instrucional chega para oferecer apoio a essa caminhada, tranqüilizando e mostrando que é possível a gestão democrática na escola, usando como alicerce não apenas o saber acadêmico dos que estudou a educação, mas o saber popular que afinal representa a cultura local e o bem comum almejado por toda sociedade. Após leitura do material instrucional e verificar o grande suporte que dele pode ser aproveitado, sugeri para agosto, centros de estudos voltados para a discussão dos livros do Conselho Escolar, buscando fortalecer e incrementar ainda mais este colegiado.
No processo histórico atual do nosso país, ficou clara a importância da democracia na formação de um país equilibrado. Onde um cidadão consciente não é apenas aquele que sabe escolher bem seus governantes, mas sim, exercendo deu direito de questionar, criticar, reivindicar, contribuindo para a transformação de uma sociedade mais justa. Sabendo também que a escola é engrenagem fundamental neste processo, não se poderia deixar de nela estão representados os diferentes anseios dos cidadãos. Mas não bastava apenas determinar a mudança de forma hierárquica, é necessário que se comece os movimentos nas bases, isto é, onde o povo está. O Conselho Escolar dentro da unidade significa um processo de construção de uma cidadania emancipada, que ainda precisa aprender a lidar com esta autonomia, pois historicamente isso não acontecia. Mais do que dar esta liberdade, é preciso nortear este processo, para que o mesmo não caia numa utopia. O material instrucional chega para oferecer apoio a essa caminhada, tranqüilizando e mostrando que é possível a gestão democrática na escola, usando como alicerce não apenas o saber acadêmico dos que estudou a educação, mas o saber popular que afinal representa a cultura local e o bem comum almejado por toda sociedade. Após leitura do material instrucional e verificar o grande suporte que dele pode ser aproveitado, sugeri para agosto, centros de estudos voltados para a discussão dos livros do Conselho Escolar, buscando fortalecer e incrementar ainda mais este colegiado.
Coordenadora e responsável pelas postagens do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo
Administrando para o futuro
Escola. Municipal. Das Acácias
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo
Administrando para o futuro
Escola. Municipal. Das Acácias
Rua Das Camélias, S/Nº Qd: 131 - Parque Primavera – Itaguaí.
Código da U. E. – 33045151.
Diretor Geral:Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza
Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo
E-mail: escoladasacacias@itaguai.rj.gov.br
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
"Paulo Freire"
Um comentário:
Eu achei que este texto está ótimo e sintetiza o verdadeiro projeto para todas as escolas se inspirarem para melhorar o desempenho dos Conselhos Escolares.
Daniel Mello
Conselho Escolar de São Paulo.
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