“Educando Emoções”
Projetos Pedagógicos
Trabalhamos com projetos em todos os momentos de nossa vida. Na escola, o projeto é um meio de ajudar o aluno a aprender de maneira prática, tornando a aprendizagem atraente e eficaz.
A realização de um projeto exige processos mentais, tarefas físicas e propostas de problemas e respostas a várias questões.
O projeto parte de uma situação-problema, um desafio para encontro da solução.
Através do projeto, o aluno é incentivado a:
· Desenvolver atividades com objetivos concretos;
· Realizar tarefas produtivas;
· Desenvolver a compreensão por meio da experiência;
· Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade;
· Estimular a perseverança na realização de tarefas;
· Valorizar o trabalho cooperativo;
· Desenvolver o pensamento reflexivo;
· Ampliar campos de interesses.
Justificativa
Na certeza de que lutamos pelo mesmo sonho, o de tornar nossas crianças felizes, saudáveis, sábias e que temos o território mais difícil de serem trabalhados os da inteligência e da emoção, o nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), foi elaborado por toda equipe Isoldackson e comunidade, visando o “Projeto Educar Emoções”.
Objetivos
O nosso objetivo de educador é educar a emoção, a auto estima, vacinar contra a discriminação, promover a solidariedade, tentar resolver conflitos, trabalhar principalmente perdas e decepções.
Registramos nossos objetivos a partir da nossa realidade, criando um ambiente saudável para que possamos nos conscientizar do nosso papel dentro da sociedade, nos transformando em cidadãos participativos e críticos, capazes de debater, questionar e trabalhar em equipe.
Integrar alunos, toda equipe escolar e comunidade, formando assim, um ambiente de harmonia e respeito;
Incutir em todos ( alunos, equipe escolar e comunidade) a importância do bem estar social ( com palestras sobre higiene, alimentação, direitos e deveres e etc.);
Conscientizar em todos (alunos, equipe escolar e comunidade) a importância de cuidar e preservar o meio ambiente ( com palestras e reciclagem);
Formar cidadãos leitores ( alunos, equipe escolar e comunidade), através do projeto: “Ler para formar um ser”, no qual toda Unidade Escolar participa;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social;
Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;
Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares.
Estratégias
Incentivar a conservação do patrimônio;
Informação sobre saúde “Campanhas de vacinações;
Exposições de fotos dos projetos da Unidade Escolar;
Passeios com a participação dos responsáveis;
Festas (datas comemorativas);
Incentivo de carinho entre os alunos e funcionários;
Piquinique com alunos e responsáveis;
Criar um ambiente solidário e fraternal.
Estratégia de Trabalho
Os projetos de trabalho também chamados de pedagogia de projetos constituem uma ação pedagógica específica e planejada que dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Têm como finalidade recriar o papel da escola, levando em conta as mudanças sociais e culturais que acontecem em cada época.
· O trabalho com projetos vislumbra um aprender diferente, ele propicia a noção de uma educação para a compreensão. Essa educação organiza-se a partir de dois aspectos que se relacionam: aquilo que os alunos aprendem e aquilo que eles estão vivendo no seu dia a dia.
· Os projetos são planejados de acordo com acontecimentos atuais, festivos culturais e históricos. Por meio deles se pode ensinar melhor, pois a criança aprende de forma significativa e contextualizada.
O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e sócio-interacionista, na qual se procura estudar e pesquisar, com as crianças, de forma lúdica e agradável, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas no trabalho.
O professor, além de levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos, propõe desafios, em que a criança possa confrontar suas hipóteses espontâneas com hipóteses e conceitos científicos, apropriando-se, gradativamente, desses.
Significa, ainda, que não se pode limitar suas oportunidades de descoberta, e que é necessário conhecê-las verdadeiramente para proporcionar-lhes experiências de vida ricas e desafiadoras. Do ponto de vista construtivista, o professor não deve realizar as atividades pelos alunos, mas auxiliá-los a encontrar meios de fazer as coisas a seu modo. Enfim, é deixá-los serem crianças.
Estes projetos são úteis na medida em que valoriza o fazer educativo, contextualizando situações e acontecimentos importantes. São utilizadas dramatizações, músicas, danças, artes ou outra forma de expressão, para a culminância e síntese de cada bloco de estudo realizado.
ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA
A proposta de trabalho da Isoldacson está voltada para etapas do desenvolvimento infantil. Busca-se facilitar o processo e organizar situações de aprendizagem, problematizando-as, para que a criança assimile e crie seu próprio contexto.
A E.M. Educação Infantil considera que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social facilitado através das inter-relações, pois assim, a criança desenvolve sua própria inteligência adaptativa na elaboração do conhecimento. O papel educativo proposto será o de estimular a capacidade de descobrir, produzir e criar, e não apenas de repetir. Respeita-se, portanto o tempo de aquisição das habilidades necessárias ao desenvolvimento da criança de acordo com seu talento e potencial.
Planejamento Pedagógico
É o início de toda e qualquer atividade educativa, pois define objetivos, prioridades e estratégias a serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e dispondo critérios a serem utilizados ou analisados. Ao planejar tem-se em mente o público alvo, suas competências e suas diferentes necessidades conforme a faixa etária.
O planejamento, além de flexível procura contextualizar e considerar os eixos norteadores sugeridos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, adequando também à proposta da pedagogia de projetos utilizados na E.M. Educ. Infantil Isoldackson. O lúdico e o prazeroso são determinantes no fazer pedagógico, pois é possível elaborar atividades para crianças pequenas, de maneira que elas possam crescer em ambiente estimulador, seguro, educativo e feliz.
O horário para o planejamento seja semanal ou anual é observado com rigor, pois dele dependerá o sucesso da aplicação da atividade. O planejamento é um apoio estratégico do profissional da educação, pois:
Esclarece o sentido do ensino;
Promove o processo educativo;
Organiza espaço, tempo e material;
Permite ordenar idéias e reflexões;
Facilita o trabalho de aplicação e avaliação das atividades.
Organização dos Conteúdos
Os conteúdos a serem trabalhados têm em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das crianças da Creche.
O modo como são organizados esses conteúdos, girando em torno de um tema, ou projeto, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual.
Nesta perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.
Organização das Atividades Pedagógicas
As atividades pedagógicas são organizadas de modo a seguir uma rotina que vai desde a chegada das crianças até o momento de saída, quando seus pais/responsáveis retornam de sua jornada diária de trabalho.
O cotidiano é composto de atividades que envolvem:
Recepção e saída das crianças;
Cuidado de higiene e repouso;
Alimentação balanceada e adequada às diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela;
Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo;
Atividades educativas dirigidas e parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como externos utilizando materiais e locais apropriados para tal fim.
Toda e qualquer atividade vivenciada na Isoldackson tem sua importância para a criança. Do ponto de vista didático destacamos:
a) Brinquedos e brincadeiras.
Tem como objetivo desenvolver as habilidades de forma lúdica e prazerosa. É o aprender brincando, usando o objeto, a arte, a música com o intuito de expressão e de socialização.
b) Atividades Livres.
É o momento de permitir e possibilitar que a criança manifeste seu simbolismo, seu imaginário, entrando no seu mundo do faz de conta, de descobertas e imitações. É o momento de interação direta com os outros colegas de diferentes idades, e de descobrirem afinidades e diferenças promovendo assim seu aprendizado individual e social.
c) Hora do Conto.
Este momento é propício para despertar nas crianças o gosto pela leitura, o prazer de folhear um livro e admirar as figuras que nele contém. Ouvir uma narração, incentivando assim o uso da linguagem e a imaginação das crianças para as lendas e histórias infantis, trazendo fascínio e deixando fluir seu imaginário e o simbólico.
d) Passeios.
Ao planejar as atividades que serão vivenciadas pelas crianças, pensamos em tudo que possa ser prazeroso e ao mesmo tempo educativo e enriquecedor. O passeio faz parte destas atividades como complemento ou culminância de um determinado projeto, como por exemplo, na semana da criança que se programa passeio em um parque infantil externo, ou quando se estuda animais que se programa uma visita ao zoológico.
Dados de Identificação da Instituição (Descrição).
A Escola Municipal de Educação Infantil Prefeito Isoldackson Cruz de Brito, inaugurada em 18 de março de 2000, localizada na rua dezesseis, nº 180, Gleba B, Chaperó, Itaguaí, telefone (21) 2688-4010. É um órgão Público e tem como produto o ensino aprendizagem na modalidade da Educação Infantil, atende alunos na faixa etária de 4 a 5 anos da comunidade Chaperó e bairros adjacentes, com número de aproximadamente de 130 alunos distribuídos em 5 turmas, funcionando em horário Integral (manhã e tarde).
Esta escola está subordinada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conta atualmente, com recursos advindos da Prefeitura Municipal de Itaguaí e com a verba do FNDE.
Quanto ao aspecto físico da escola é assim constituída: 05 salas de aula com 02 banheiros cada, 01 secretaria com banheiro, 01 depósito de material didático, 01 depósito de material de limpeza, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 depósito de merenda, área com banheiro e área de brincadeiras.
Atualmente tem como Gestora a Professora Sheila de Fátima da Silva Machado e a Coordenadora Pedagógica a Professora Gláucia Miranda de Oliveira, 02 Agente Administrativo, 02 Inspetores, 03 Merendeiras, 03 Zeladoras 01 Faz Tudo e uma Responsável de Merenda. Fazendo um total de 23 funcionários, sendo 11 destes docentes.
A Unidade Escolar atende a comunidade local (Chaperó) de fácil acesso, moradores oriundos do Bairro de classe de baixa renda, famílias numerosas, alguns pais desempregados, baixo nível de escolaridade e sem qualificação profissional.
Para segurança do Patrimônio a Prefeitura deste Município disponibiliza de 04 guardas Municipais com regime de plantão de 24 horas incluindo finais de semana e feriados.
Temos como principal fornecedor a Secretaria Municipal de Educação e Cultura que nos atende com gênero alimentícios, materiais de limpeza e didático pedagógico.
Possui recursos tecnológicos, tais como:
· 02 computadores;
· 01 aparelho telefônico;
· 01 televisão;
· 02 DVD;
· 02 aparelhos de som.
Organização Pedagógica:
Adicionamos aos conteúdos mínimos (enviados pela SMEC), as necessidades e aspirações dos nossos alunos, funcionários e comunidade, através dos projetos que são elaborados por todos ( alunos, equipe escolar e comunidade):
· Reuniões com os responsáveis;
· Conselho de Classe;
· Reunião Pedagógica( com participação de toda U.E.);
· Centro de Estudos;
· Culminâncias ( Carnaval, Alimentação,Páscoa etc.);
Projetos:
· Um dia de alegria;
· Brincadeiras que fazem a estória;
· Brincando e comprando;
· Dia do Desafio;
· Dia da Ecologia;
· Isoldackson rumo a Copa;
· Sala de leitura;
· Um Natal diferente;
Festas:
· Baile de Carnaval na Isoldackson;
· Comemoração da Páscoa ( todos os alunos, funcionários e guarda municipal);
· Comemoração do Dia do Indio;
· Comemoração Dia das Mães;
· Festa Junina (na escola);
· Chá da Vovó;
· Comemoração do Dia dos Pais;
· Festa do Dia das Crianças;
· Festa de encerramento do ano letivo;
· Confraternização.
Palestras:
· Saúde Bucal ( todos os alunos, funcionários e comunidade);
· Coleta Seletiva e Reciclagem, Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Social ( todos os funcionários);
· Prevenção e Combate aos Piolhos, Departamento de Ensino e Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Social ( comunidade e funcionários);
· Os alunos portadores de necessidades especiais serão atendidos pelos seguintes profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo e equipe capacitada do Departamento de Ensino ( o atendimento será extensivo à família dos alunos).
Brechó:
· Com o objetivo de reaproveitar os materiais, desenvolver a capacidade de partilhar e integrar a comunidade à escola, será criado o brechó, que será administrado por uma mãe representante, que será eleita pela comunidade. O mesmo funcionará todas as quartas-feiras em horários alternados ( manhã e tarde). A mãezinha eleita doará duas horas para vender os produtos na escola. Estaremos assim, reaproveitando materiais e adquirindo capital para suprir às necessidades emergenciais.
Atividades extra-classe
· Montamos um horário Integral para que os alunos possam ter atividades recreativas direcionadas, visita à horta e desenvolver seu talento, na sala de talentos, na qual os mesmos terão contato com jogos de encaixe, fantoches, livros de histórias, vídeos etc.;
· Participação na festa Junina promovida pela SMEC;
· Visita ao Jardim Zoológico.
Criação do Conselho Escolar:
· Será criado um conselho escolar ( formado por funcionários, pais e comunidade que serão eleitos por seus representantes). Os mesmos se reunirão uma vez a cada mês, para tomada de decisões.
Processos e Estratégias para promover articulação e integração entre os profissionais da escola:
Ficou decidido que será reservado:
· Um dia por mês ( duas horas) para que o professor possa atualizar-se e trocar experiências com os demais professores e direção(Centro de Estudos). Convidaremos palestrantes para enriquecer o mesmo;
· Em todos os bimestres, um dia, para realizarmos a Reunião Pedagógica, na qual, no primeiro momento, haverá a participação de todos os funcionários e guarda municipal para que possamos passar os informes e trocar experiências, no segundo momento trataremos da parte pedagógica,na qual serão expostos os, também, os conteúdos adquiridos pelos professores que participarão dos cursos promovidos pela SMEC.;
Obs.: Em todos os Centros de Estudos e Reunião pedagógica, faremos leitura de mensagens e dinâmicas com a participação de todos os funcionários.
· A cada semestre reservaremos um dia para comemoramos as nossas vitórias, nesse dia, serão comemorados todos os aniversários com uma grande festa( todos os alunos, funcionários e guarda municipal).
Articulação com a comunidade:
· Reunião com os professores:
· Os responsáveis, periodicamentese
reunirão com os professores para que os mesmos possam dar informações a respeito dos alunos e trocar experiências. Neste momento também, serão entregues aos responsáveis as fichas individuais para que eles assinem ( bimestralmente).
Reunião com a direção e demais funcionários
· Bimestralmente, ou quando se fizer necessário, serão realizadas reuniões com a direção, funcionários e responsáveis, para que juntos possamos tomar decisões sobre o funcionamento das atividades na Unidade Escolar, tais como: passeios, festas, desfile cívico, uniformes, alimentação etc.
Criação do Conselho Escolar:
· Farão parte do Conselho Escolar dois responsáveis(pais de alunos) e dois representantes da comunidade, sem filhos na Unidade Escolar, estaremos assim, promovendo o intercâmbio e inserindo os responsáveis e comunidade dentro do espaço escolar, uma vez que , os mesmos participarão na da tomada de decisões.
Processos e estratégias de comunicação:
No ato da matrícula , os responsáveis passarão por uma entrevista, na qual a escola passará a conhecer a vida da criança.Logo após, o responsável conhecerá as dependências da U.E., sua rotina, crenças e valores, e o Projeto Político Pedagógico.
Projetos Específicos
Durante o ano letivo, serão desenvolvidos projetos visando a inclusão, dos alunos portadores de necessidades especiais, objetivando a integração e harmonia de toda comunidade escolar e responsáveis..
Avaliação e Atualização do Projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico será avaliado por toda Unidade Escolar e comunidade, antes do início do ano letivo, ou seja, na primeira Reunião Pedagógica do ano.
Bibliografia
Caderno AMAE,Maio,2000,Projeto Político Pedagógico em favor da escola.pg. 13 a 15.
GAGOTI,Moacir & ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas.São Paulo.Cortez,2002.
R: 16 nº CEP: 23835-000 Gleba B Chaperó
Tel: 26884010
Diretora. Profª. Sheila de Fátima da Silva Machado.
Coordenadora do Conselho Escolar da U.E. Michelly Aparecida
E-mail: educainfaprefisoldackson@itaguai.rj.gov.br
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