segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire - Projeto Pedagógico - 2010 - “Escola, Espaço de Redescoberta de Valor



ASPECTO HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR

A escola ao ser inaugurada teve como patrona “MARIA GUILHERMINA DE SOUZA FREIRE”, mais conhecida como dona “Miloca”.
Nascida em 11 de junho de 1877, em Niterói, neste Estado, filha de Benigno Bernardino de Souza e Maria Galdina de Souza.
Durante sua mocidade lecionou em Porto de Flores, no Município de Barra Mansa.
Em 1909 veio residir em Itaguaí, com 32 anos de idade, trabalhou como educadora durante 30 anos na Escola Estadual Clodomiro Vasconcelos.
Casou-se em 1º de junho de 1915 com o Sr Mário Fernandes Freire, itaguaiense, filho do Capitão Antônio Roberto Fernandes e Rita Fernandes Freire.
Dona Maria Guilhermina, teve um só filho de nome José Roberto Freire, que muito a orgulhou. Formou-se em direito, foi Prefeito de Mangaratiba e Promotor Público em Rio Claro.
Após 30 anos de serviço prestados no Grupo Escolar Clodomiro Vasconcelos, aposentou-se aos 62 anos de idade.
Faleceu neste Município, em 30 de setembro de 1967, contando 90 anos de idade.
Viveu dignamente 58 anos neste Município, muito fez em prol da Educação; deixou marcos que ainda hoje são lembrados.E por esta razão nada mais justo o reconhecimento dos seus feitos, dando-lhe o título de Patrona desta Unidade Escolar.
No ano de 2006 a U.E. foi transferida de endereço, passando a ocupar um novo Prédio. Inaugurado pelo Prefeito Srº Carlo Bussato Júnior, pela Secretária de Educação e Cultura Srª Andréa Cristina Marcello Bussato, no dia 15/02/2006. prédio bastante confortável e funcional que atende as necessidades da comunidade escolar.







Diretora: Profª. Sônia Maria dos Santos


Diretora Adjunta: Prof.ª Márcia Cavalcante



NOSSA VISÃO

“Ser reconhecida no Município de Itaguaí pela inovação e criatividade no processo educacional”.

NOSSA MISSÃO

“Proporcionar aos alunos uma educação inovadora e criativa”.

Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê...

( Freire, 1996 p.115)

– INTRODUÇÃO

Este projeto visa apresentar o perfil histórico-social de nossa U.E. que foi construído através de pesquisa de campo, diálogos informais, com a participação de toda a comunidade escolar onde foram definidos objetivos, justificativas, propostas pedagógicas, administrativas, financeiras e plano de ação da Direção e Equipe Pedagógica.
Sua estruturação em bases sólidas é uma das maneiras de fazer funcionar a escola com vistas a melhoria da qualidade de ensino com a finalidade de transformação nessa nova sociedade, resultando o cidadão do futuro. Nossa “criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida, à saúde e a educação. Mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitem o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. Nossa missão enquanto educadores é preparar nossos alunos para a vida, por meio da vida. Lembrar que, hoje, o mundo globalizado exige uma socialização cada vez mais imensa do ser humano, que deve ser cada vez mais bem equipado intelectualmente e preparado emocionalmente para conviver em harmonia com seu grupo social.
Concluindo, buscamos uma educação mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, estimulando seu interesse, satisfaça suas necessidades biopsico-sociais preparando-o para o mundo de hoje.


– OBJETIVOS

O projeto político-pedagógico, desta unidade escolar surge como instrumento de construção permanente permitindo a participação de todos os segmentos da comunidade escolar em sua elaboração, visando o comprometimento de todos na execução do mesmo, tais como em:

· Construir, avaliar e repensar ações que valorizem a escola em todos os aspectos.
· Identificar os princípios de implementação da gestão democrática.
· Reconhecer o papel de todos os componentes da comunidade escolar na definição das propostas e das estratégias junto è escola.
· Desenvolver ações que possibilitem a participação da família, assim estreitando laços com a escola.
· Nortear todas as ações da escola, primando o resgate de valores.


– JUSTIFICATIVAS

A escola é um espaço onde se educa para o sucesso, isto significa concebê-la como lugar de formação para o exercício da cidadania, coerente como os princípios democráticos. A cidadania implica na conquista e consolidação sociais e política, reivindicando as transformações das instituições, novas mediações e comportamentos na construção de espaços sociais de maior liberdade, isso processará através das ações pedagógicas, que a escola se propõe a realizar.
A justificativa maior, que transcende a todas as outras, é valorização, a otimização da vida da criança.


– IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR.

A Unidade Escolar oferece para a comunidade:

· Educação infantil (Pré. Escolar I e II A e B)
· Ensino Fundamental – 1° ao 5° ano de escolaridade( 1° segmento)


- 6° ao 9° de Escolaridade (2º segmento)
· EJA


I etapa – 1ª e 2ª séries III etapa – 5ª e 6ª séries
II etapa – 3ª e 4ª séries IV etapa – 7ª e 8ª séries

A Escola, então está organizada em três turnos assim distribuídos:

· 1º Turno: Ed Infantil
7h e 30m às 12:00h
Ens. Fundamental 1º segmento

Ens. Fundamental 2º segmento 7h e 15m às 12:00h

· 2º Turno: Ens. Fundamental 1º segmento 13:00h às 17h e 30m

· 3º Turno: Ensino de Jovens e Adultos (EJA) 17h e 50m às 22:00h


– ATRIBUIÇÕES/NORMAS DO REGIMENTO.

Diário
Freqüência Parte de preparação para cidadania futura
Uniforme (uso)

RECURSOS HUMANOS:

Supervisora: Josiene Zonta de Souza
Equipe de Direção: Sônia Maria dos Santos.
Diretora Adjunta: Márcia Cavalcante Marinho .
Orientadora Educacional: Marize Nádia.
Equipe de Coordenação Pedagógica:
· 1º Segmento: Profª Keylla Bins
· 2º Segmento: Profª Regina Quirino
· EJA: Profª Lúcia Socorro Krick.

– RECURSOS MATERIAIS

01 Mimeógrafo
01 Copiadora
02 Televisões
01 Aparelho pequeno de Som
02 Aparelhos de Vídeo Cassete
02 Aparelho de DVD
12 Computadores
04 Impressoras
08 Aparelhos de Ar Condicionado
01 impressora multi - funcional
01 maquina digital
01 aparelho grande de som



CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE

A Escola Municipal Profª Maria Guilhermina de Souza Freire situa-se à Estrada do Mazomba, s/nº, Bairro Leandro – Itaguaí – RJ. Distante 15 minutos do centro de Itaguaí, sendo considerado de fácil acesso, por haver duas linhas de transporte alternativo e uma linha de ônibus que atende ao bairro, a escola atualmente atende a 1040 alunos, distribuídos entre a Educação Infantil, primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Fundamental Regular Noturno.
Localiza-se em uma área residencial entre os bairros do Leandro e Mazomba.
No prédio encontra-se Hall de entrada; no 1º piso a secretaria, sala da Direção, de Professores e Coordenação, banheiros masculino e feminino para professores, 3 salas de aula, 1 banheiro masculino e 1feminino para professores e devidos funcionários , 1 refeitório, 1 sala de informática ,1 cozinha,1 depósito, 1banheiro de funcionários de apoio; no 2º piso 13 salas de aula, 1 sala de vídeo, 1 banheiro masculino e 1 feminino para alunos e 1 almoxarifado.

O bairro essencialmente residencial possui um pequeno comércio constituído em grande parte para atender primeiras necessidades e que está crescendo, um CIEP, igrejas evangélicas e católicas.
A comunidade carece de maior recurso comunitário como: áreas de lazer, parques, jardins, bibliotecas públicas, centro de artes etc...
Esta situação se reflete em nossa clientela, oriunda em sua maioria, de famílias de baixa renda, carentes sob vários aspectos e sem condições de suplementar de formas diversas estas dificuldades. A maioria assalariada: proles grandes, vivendo de trabalho agropecuário, trabalho no setor (Porto, Nuclep etc.) . 40% das mães são responsáveis pelo sustento dos filhos. Alguns alunos adolescentes deixam de concluir seus estudos, na maioria constitue famílias, deixando seus lares.

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE AO REDOR:

Relacionamento com os pais ou responsáveis, percepção da realidade sócio-cultural e econômica. Uso dos recursos oferecidos pela comunidade.

COMPORTAMENTO:

Crianças (alunos) e adolescentes na escola;
Atitudes fora da escola;
Atitudes dos alunos com a direção (vice-versa);
Atitudes dos alunos com os professores (vice-versa);
Atitudes dos alunos com os demais funcionários (idem).

ESPONTANEIDADE:

Manifestações Artísticas:
Participação de familiares (dos alunos) em eventos.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO TEÓRICO:


As técnicas educacionais não ficam de fora do desenvolvimento humano. Também depende dele.
Trabalhos interdisciplinares (temas);Realizações de projetos e subprojetos.

PROVIDÊNCIAS PRÁTICAS:

Eleições de alunos representantes;
Professores representantes;
Promoção de feiras e eventos culturais e comemorativos;
Participação comunitária (colaboração).

NORMAS DISCIPLINARES

a) O uso da camisa escolar é obrigatório;
b) Respeitar rigorosamente o horário da entrada e saída;
c) O aluno deverá aguardar o professor em sala de aula;
d) Só será concedida a dispensa mediante apresentação de justificativa escrita pelo responsável e/ou pessoalmente;
e) Ser assíduo e pontual nos trabalhos escolares;
f) Se o aluno incorrer em alguma falta grave em determinada disciplina deverá comparecer na próxima aula com o responsável;
g) De acordo com a gravidade da falta, a escola terá o apoio do Conselho Tutelar;
h) O aluno deverá dignificar a escola através de um comportamento compatível tanto na condução escolar quanto em qualquer momento que estiver fora da escola desde que esteja com a respectiva camisa.



PLANO DE AÇÃO

A equipe pedagógica (Coordenação e Orientação Educacional) torna-se significativa, na medida em que é entendida como resultado do conhecimento que possui do contexto sociocultural deste grupamento que dá identidade a Escola. A compreensão de que produzimos inúmeros bens culturais durante a história humana e de que a escola é um dos espaços onde aprendemos de forma sistematizada os conceitos e significados desse capital cultural, nos permite valorizar a aprendizagem escolar como propulsora de desenvolvimento dos sujeitos.
O lugar Escola apresenta especialidades e representaões sociais que se modificam através dos tempos.
Hoje, a integração de ações dos pedagogos norteia e orienta a avaliação do projeto político-pedagógico, propondo um trabalho com vontade e objetividade, mostrando-se mediadores do processo de metas educacionais.

“ ... Valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, promover escolhas e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva, cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças...”

(LORIS MALAGUZZI apud GANDIDNI, 1999,p.157)

METODOLOGIA DA UNIDADE ESCOLAR: PORQUÊ PROJETOS?

A nossa Unidade Escolar vai trabalhar com projetos para dinamizar a nossa escola e oportunizar as diversas competências e habilidades de nossos alunos. Também será desenvolvido o trabalho coletivo com atividades diversificadas, como: recorte e colagem, pintura, pesquisa, dramatização, músicas, jograis, palestras, passeios culturais, teatros, oficinas culturais, encontros literários e outros, buscando conhecimentos de maneira interdisciplinar, promovendo a integração dos assuntos e a relação destes para a construção do cidadão.

“A palavra é um dos mais poderosos estímulos auditivos. Com ela podemos nos motivar para a ação.”
Martin Claret.




NOSSOS PROJETOS

Abraçando as grandes idéias e os sonhos, os projetos constituem os ingredientes fundamentais da idéia de Educação.
A palavra educação sempre teve seu significado associado à ação de conduzir as finalidades socialmente prefiguradas o que pressupõe a existência e a partilha de projetos e subprojetos coletivos e pessoais. Por outro lado o combustível essencial para o desenvolvimento da personalidade de cada ser humano não é senão o espectro de projetos e subprojetos que desenvolver sonhos, ao longo da vida, e que vai construir os conceitos e características de cada pessoa.
Modernamente a educação é a busca do equilíbrio entre a conservação do que se julga valiosos e a transformação em DIREÇÃO AO NOVO. Neste sentido à educação sempre permaneceu e sempre permanecerá – tributário de idéias utópicas e motivadas pelo que é possível imaginar. Freqüentemente inspiradas por elas, os projetos e subprojetos educacionais buscam as condições de operacionalidade sucessivas para as fecundações e/ou transformações prefiguradas.
Concluindo, anunciamos projetos e subprojetos que construam importantes valores para o ser humano, tornando-o como ponto de partida para as ações educativas; ao mesmo tempo em que se busca uma valorização da solidariedade, da tolerância, elementos constituintes da noção de plena cidadania, evidenciando portanto, um equilíbrio na dupla preocupação de formação pessoal e social.



A EDUCAÇÃO É UMA QUESTÃO QUE A TODOS DIZ RESPEITO.

E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire

Estrada do Mazomba S/N° - Bairro - Leandro
Cep: 23830-000 - Tel. (21) 2688-1065

Diretora: Profª. Sônia Maria dos Santos
Diretora Adjunta: Prof.ª Márcia Cavalcante

E-mail - escolamariaguilhermina@itaguai.rj.gov.br


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