segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E. M. Vereador Taciano Fernandes Nunes - A prática Pedagógica na Educação Inclusiva.


Diretora – Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretora Adjunta – Profª. Patrícia Dias Vieira
EQUIPE ESCOLAR

Diretor Geral: Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretor Adjunto: Profª. Patrícia Dias Vieira

Assessoramento Técnico-Pedagógico

Coord. (alfabetização): Profª. Cláudia Fernandes
Coord. De 2º à 5º ano: profª. Maria Marta Barbosa
Orientadora Educacional: Profª. Laura Helena Victor Siqueira

Quando a gente ama é claro que a gente cuida!!!


A prática Pedagógica na Educação Inclusiva

“ Inclusão é sair da escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças”

Maria Tereza Ègler


Fundamentação Legal:

Constituição Federal de 1988 – Educação Especial, Lei nº 9394/96 – LDBN, Educação Especial, Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial, Lei nº 8859/94 – Estágio, Lei nº 10.098/94 – Acessibilidade, Lei nº 10.436/02 – Libras, Lei nº 7.853/89 – Apoio às pessoas portadoras de deficiência, Lei nº 10.845, de 5 de março de 2004 – Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, Lei nº 10.216 de 4 de junho de 2001 – Direitos e proteção às pessoas acometidas de transtorno mental, e por fim, o Plano Nacional de Educação –

(...) todo o sistema, inclusive o de ideias, tende, com o tempo, a degradar-se, corromper-se, desintegrar-se. Contra essa entropia crescente, ele pode lutar pelo calor, isto é, pela atividade permanente de auto-revisão e auto-reorganização, através do intercâmbio com o mundo exterior e de diálogos com os outros sistemas de idéias.
(MORIN, 1986, p.92)

É preciso acreditar nas possibilidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Não os devemos excluir das ações sociais básicas.
Os alunos com necessidades educativas especiais podem conseguir aquisições complexas. Muito há a fazer no âmbito da ciência do ensino.
A aprendizagem não depende só das condições internas essenciais ao ser que aprende, ela se constitui em também em conseqüência do equilíbrio de condições externas de ensino, inerentes ao ser que ensina e ao ambiente escolar propiciado a este ser.

A aprendizagem sequencial é baseada em avaliações específicas individualizadas e em planejamentos curriculares que a luz de princípios científicos do desenvolvimento surtem resultados positivos.

O aproveitamento da aprendizagem subentende a otimização dos recursos humanos e didáticos do ensino.
Há que se acreditar na mobilização escola, família e poder público frente ao novo modelo escolar que nos leva a inclusão. Esse movimento nos faz refletir e nos conduz a agir para trabalhar com este novo paradigma educacional.
A convivência desses alunos com necessidades especiais em um espaço comum traz a necessidade de uma re-estruturação do trabalho pedagógico, uma infra estrutura que se adéqüe aos portadores de deficiências e emergindo como primordial, o material humano capacitado para lidar com a diversidade e produzir resultados positivos.

E. M. Vereador Taciano Fernandes Nunes

Av. Gov. Mario Covas, s/n.º - Jamelão
tel:3782-9999 - Cep: 23800-000

Diretora – Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretora Adjunta – Profª. Patrícia Dias Vieira

E.mail.
escolatacianofernandes@itaguai.rj.gov.br


“ Respeitando e valorizando as habilidades de cada uma, adquirimos a competência de trabalharmos em equipe, e isso hoje, nos dá a chance de colhermos os frutos”

Por. Profª. Laura Helena Victor Siqueira (O.E)

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