Direção: Profª. Selma Ferreira Faria
O projeto “Brincando com a Matemática”, que foi realizado no ano de 2009, obteve um ótimo resultado perante os alunos. Devido ao grande sucesso o mesmo será realizado novamente no ano de 2010, bimestralmente após os resultados finais das avaliações.
Pudemos observar que podemos utilizá-lo como forma de incentivo ou até mesmo como forma de melhorar a disciplina.
Este ano o projeto será aplicado de acordo com o rendimento, o comportamento, a assiduidade, a participação e ao capricho dos alunos, sendo beneficiados com uma quantia em dinheiro de brinquedo, quando cumprem todas as regaras e sendo repreendidos com retirada de uma quantia do dinheiro, que eles têm guardado, por alguma regra que não tenha sido cumprida. Tudo isso sendo observado e aplicado pelo professor.
Será acrescentada a venda de pipocas, geladinho, salada de frutas e cachorro-quente. O café da manhã, o almoço, a bala e o banheiro continuarão sendo cobrados do mesmo jeito.
Os alunos também irão realizar um mercadinho dentro das salas de aula, com produtos saudáveis trazidos pelos mesmos. Eles ficarão vendendo seus próprios produtos para as outras turmas, levando-os a manusear os dinheiros.
Exemplo: O aluno que trouxer um bolo, se vender inteiro ou em pedaços será questionado de: Quanto ele lucrará? O que irá compensá-lo melhor? E se comprarem uma caixa de doces? Quanto custou? Por quanto ele irá vender a unidade? Quanto ele ganhará de lucro? E assim sucessivamente.
Ø Justificativa:
Ø Justificativa:
Ø Realizar um dia diferente, trazendo diversão, despertando o prazer em resolver situações problemas, envolvendo cálculos matemáticos, utilizando cédulas do Sistema Monetário Brasileiro, presente no nosso dia-a-dia.
Ø Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades para com o uso do dinheiro. Aprender a manusear e a utilizar as cédulas do Sistema Monetário Brasileiro.
Ø Objetivo Específico:
Saber reconhecer e diferenciar os tipos de cédulas e moedas. Desenvolver o raciocínio lógico, através de situações problemas.
Projeto: Brincando com a Matemática.
A escola Vereador Américo Rodrigues de Amorim saltou de 4,9, nota obtida em 2007, para 6,7. Um projeto considerado determinante no resultado foi o “Brincando com a matemática”, que ensina como lidar com o sistema monetário (Confira, no vídeo abaixo, detalhes do projeto).
E.M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim
Rua Sebastião Bruno de Oliveira, s/nº, Coroa Grande – Itaguaí-RJ
– CEP 23826-320
Tel.: 37824261
Direção: Profª. Selma Ferreira Faria
Coordenador responsável pela postagem da U.E.: Andreza Carla Francisco
E-mail: escolaamericoamorim@itaguai.rj.gov.br
Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
*Paulo Freire*
Nenhum comentário:
Postar um comentário