terça-feira, 17 de agosto de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E.M.ANTÔNIO TUPINAMBÁ - PROJETO PEDAGÓGICO - 2010




Diretora. Profª. Naldete Aparecida Pereira
Diretora Adjunta. Profª. Edenir R. Maia dos Santos


PROJETO PEDAGÓGICO

Tema: FAMÍLIA É ... O INÍCIO DE TUDO !!!

2010

“SEM DEUS NÃO HÁ VIDA, SEM FAMÍLIA NÃO HÁ BASE E SEM AMIGOS NÃO HÁ MUNDO COLORIDO”

( Verena)

Justificativa

No momento, é importante destacar que esse Projeto, deve ser entendido, como sendo fruto de um trabalho coletivo, organizado por toda equipe Tupinambá e comunidade do entorno, visando a melhoria do processo educativo e, por conseguinte resultados excelentes em sua vida cotidiana, pois cremos numa educação transformadora, inclusiva e democrática, que realmente, modifique hábitos e atitudes de todos que estejam comprometidos com esse processo. Acreditamos na fraternidade e na ajuda mútua como base de um ensino-aprendizagem ao alcance de todos, objetivando a efetivação dos direitos básicos do ser humano, compreendendo-o como ser histórico-social, que se constrói a partir de suas relações com o mundo social e material, e com base no art. 205 e 206 da CRFB de 1998, entende-se que todos , sem distinção, tem direito a educação, com condições de acesso e permanência na escola regular, visando seu desenvolvimento pessoal, promovendo o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Ressaltamos também, a necessidade de um destaque especial, para a Educação Ambiental, tendo como base o “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, resultado da Conferência das Nações Unidas ( Rio 92). Temos a ideia de que não se trata de ensinar de forma acrítica os conceitos de ciências e de ecologia. Trata-se de desenvolver um processo educativo no qual haja mudanças comportamentais e vivências no cotidiano de práticas sustentáveis no que diz respeito aos cuidados, valorização e preservação do Planeta.

Objetivos

Registramos nossos objetivos a partir da nossa realidade para que possamos nos conscientizar do nosso papel na sociedade, nos transformando em cidadãos, críticos, rebeldes, inquietos, não manipuláveis,formadores de opiniões e operários do conhecimento.

· Integrar alunos, toda equipe escolar e comunidade do entorno, formando assim um ambiente de harmonia e respeito,tendo como ferramenta principal o projeto: "Escola Antônio Tupinambá, faço parte deste show( Quem sou eu ? E quem é você? Nossos valores? A Família é ... o início de tudo);


· Incutir em todos (alunos, equipe escolar e comunidade do entorno) a importância do bem estar social (com festas,tais como:Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina Municipal,Primavera,Dia das Crianças, Formatura, Ação de Graças e Festa de Encerramento; com palestras sobre higiene, tais como: Escabiose, Parasitas, Dengue, Gripe A etc.),palestras sobre Direitos e Deveres, Violência sobre todos os aspectos e Curso sobre Produtos Caseiros e Ervas Medicinais e participação ativa do Conselho Escolar;


· Implantar com a parceria da SMEC, para os alunos do 5º Ano, o PROERD ( Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ;


· Conscientizar em todos (alunos, equipe escolar e comunidade do entorno), a importância de cuidar e preservar o meio ambiente
( com palestras, coleta de materiais para reciclagem e reutilizando os mesmos nas tarefas diárias com os alunos( festas, teatros, construção de jogos, brinquedos, decoração e lembrancinhas comemorativas);


· Formar cidadãos leitores ( alunos, equipe escolar e responsáveis),através do Projeto: "Bia Bedran", no qual o aluno leva para casa livros da escola para ler com a família e também traz algo (revistas, receitas, jornais, livros etc.) do seu convívio para ser lido e trabalhado na escola. O mesmo projeto também é realizado dentro da U.E. Os alunos sob orientação dos professores de sala de leitura , distribuem vários tipos de leitura
( dentro de um carrinho de feira ) , para todos os setores;


· Criar um ambiente solidário, no qual todos (alunos, equipe escolar e comunidade do entorno), tenham amor ao próximo e saibam partilhar “o pouco”, que possuem, praticando assim, no seu cotidiano a empatia;


· Buscar parcerias com todos (alunos, equipe escolar, Conselho Escolar e comunidade do entorno), comércio local, escolas vizinhas, outras Secretarias, etc;


· Alcançar a meta municipal na Prova Brasil com a ajuda de todos envolvidos (alunos, comunidade escolar e responsáveis)

Características da Instituição


A Escola Municipal Antônio Tupinambá inaugurada em 06 de fevereiro 2006, localizada na rua Júlio Verne, s/nº, Quadra 45, Vila Margarida- Itaguaí- RJ, Cep.: 23820-770 tel.: 26881892, INEP:33045054
e-mail:
escolaantoniotupinamba@itaguairj.gov.br, atende alunos do Pré-escolar ao 5º ano de escolaridade, da comunidade Vila Margarida e bairro adjacentes, com o número de aproximadamente setecentos(700) alunos divididos em dois turnos (matutino e vespertino).

Esta escola está subordinada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conta atualmente, com recursos advindos da Prefeitura Municipal de Itaguaí e Governo Federal.

Quanto ao aspecto físico da escola é assim constituída:


prédio com dois andares, quadra de esportes coberta(01), vestiário(02) pátio para recreação(04), refeitório (01), cozinha (01), área de serviço(01), depósitos(03),banheiros (07), sendo quatro adaptáveis a portadores de necessidades especiais, sala de aula (12), sala de leitura(01) e laboratório de informática(01) secretaria(01),diretoria(01),coordenação(01),sala de professores(01), sala de apoio aprendizagem(01)

A escola Municipal Antônio Tupinambá tem uma clientela de realidade sócio-econômica e cultural diversificada.



Equipe Pedagógica Tupinambá 2010:

Ø 01 Diretora Geral: Naldete Aparecida Pereira;

Ø 01 Diretora Adjunta: Edenir Rodrigues Maia dos Santos;

Ø 01 Orientadora: Luciana Munford de Almeida Nunes;

Ø 01 Coordenadora Pedagógica: Janes Mary Marinho Oliveira;

Ø 01 Coordenadora Pedagógica: Ana Claudia da Silva Dantas;

Ø 01 Supervisora Educacional: Eloísa Caetano da Costa;

Ø 01 Secretária Escolar: Ilza Maria Quesada Soares;


Organização Pedagógica:

Adicionamos aos conteúdos mínimos e aos projetos ( enviados pela SMEC), as necessidades e aspirações dos nossos alunos, funcionários e comunidade do entorno, através dos projetos que são construídos por todos ( alunos, equipe escolar e comunidade do entorno)


Ø Reuniões com os Responsáveis:

* Com a direção: 05 reuniões anuais e reuniões extraordinárias, caso se faça necessário;
* Com os professores: 04 reuniões anuais e reuniões extraordinárias, caso se faça necessário.

Ø Centro de Estudos:

* São agendados pela SMEC.

Ø Reunião Pedagógica ( com a participação de toda U.E. e Conselho Escolar):

* 04 Reuniões Pedagógicas anuais,agendadas pela SMEC.

Ø Conselho de Classe:

* 04 Conselhos anuais.


Ø Reuniões com o Conselho Escolar:

* 12 reuniões anuais e reuniões extraordinárias, caso se faça necessário.

Culminâncias :

* Carnaval;
* Dia do Circo;
* Alimentação;
* Páscoa;
* Dia do Índio;
* Práticas esportivas;
* Dia do Folclore;
* Semana do Meio Ambiente;
* Semana da Pátria;
* Eleição do Cardápio Escolar;
* Consciência Negra;
* E outros.


Ø Festas com a participação da comunidade do Entorno:

* Festa do Dia das Mães;
* Festa Junina Municipal;
* Festa da Primavera;
* Formatura;
* Dia de Ação de Graças.

Ø Festas Internas:

* Festa do Dia das Crianças;
* Confraternização do Dia
do Funcionário Público;
* Festa de Encerramento;
* Confraternização dos Funcionários (Natal).

Ø Projetos enviados pela SMEC ,outras Secretarias e Empresas Privadas:

* Trocando Idéias;
* Fale Sempre, mas Fale Baixinho;
* Tal Pai, Tal Filho;
* Dia do Desafio;
* Projeto: Olímpiadas de Língua Portuguesa;
* Teatro na Escola;
* JEMI ( Jogos Estudantis do Município de Itaguaí);
* Projeto Escolha do Cardápio Escolar;
* Projeto Rindo À Toa;
* Projeto Panelinha;
* Projeto Trocando Idéias. Procura-se um Planeta Sustentável;
* Projeto Mãe Net;
* Projeto Jovens Poetas;
* Projeto Coral na Escola;
* Projeto Patrulheiros da Saúde;
* Programa de Educação para o
Transito;
* E outros.

Ø Projeto de Apoio à Aprendizagem:

* Destinado aos alunos que apresentam dificuldades em acompanhar as atividades propostas O apoio a aprendizagem é feito em sala separada , com professor exclusivo. O atendimento é dado, no máximo, para cinco alunos. O horário é o mesmo da matricula da criança.


Ø Prova Brasil e Provinha Brasil

* Os alunos do primeiro ao segundo ano de escolaridade, são avaliados pela Provinha Brasil que é realizada duas vezes durante o ano letivo;
* Os alunos do quinto ano são avaliados pela Prova Brasil.


Ø Palestras:

* Palestra sobre Respeito às Diferenças
( inclusão),público alvo comunidade escolar;
* Palestra sobre Motivação e Ética, público alvo comunidade escolar;
* Palestra sobre a Dengue público alvo comunidade escolar;
* Palestra sobre Direitos e Deveres, público alvo comunidade do entorno;
* Palestra sobre Violência em Todos os Aspectos, publico alvo comunidade do entorno;
* Palestra Sobre Planeta Sustentável, público alvo comunidade escolar e conselho escolar;
* Palestra sobre Auto-estima, público alvo funcionários;


Ø Cursos:

* Produtos Caseiros e Plantas Medicinais;
* Envio dos Funcionários para os Cursos Promovidos pela SMEC.


Ø Excursões e passeios:

* Passeio ao Zoológico;
* Passeio ao Teatro Municipal de Itaguaí;
* Participação na Cantata de Natal;
* Participação na Abertura dos Jogos Estudantis Municipal de Itaguaí;
* Visita a outras Escolas Municipais de Itaguaí;
* Passeio com os formandos;
* E outros previamente agendados.

Ø Mostra Pedagógica:


* Serão realizadas duas Mostras Pedagógicas (uma fechando as atividades elaboradas no primeiro semestre: julho e a outra fechando o segundo semestre: dezembro). Nestes dias, teremos aula normal, reservando duas horas para que os alunos, funcionários, comunidade do entorno e visitantes possam estar apreciando os trabalhos construídos durante os semestres.

Ø Projetos:

Todos os projetos desenvolvidos com a comunidade escolar e comunidade do entorno tem como objetivo:

· Promover o diálogo aberto entre família e escola;


· Desenvolver integralmente o educando em seus aspectos afetivos, intelectuais, físicos, morais, étnicos e sociais;


· Reconhecer a saúde como bem individual, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria de saúde coletiva;


· Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade, solidariedade, repudiando qualquer espécie de violência, posicionado-se contra qualquer discriminação baseada nas diferenças culturais, de classe social, cor , crenças, sexo ou etnia;


· Compreender a cidadania como participação social e política, o exercício de direitos e deveres políticos, cívicos e sociais;


· Minimizar o número de evasões escolares, promovendo reuniões com a comunidade e ratificando a importância da participação das crianças e adolescentes nas atividades escolares;


· Promover ações que envolvam a comunidade escolar e comunidade do entorno para debate e conscientização sobre as questões de conservação do meio ambiente;


· Formar cidadãos (comunidade escolar e comunidade do entorno) críticos, rebeldes, inquietos, pouco manipuláveis que não creiam em lemas que alguns fazem passar por ideias, ou seja, cidadãos capazes de transformar o ambiente, onde estão inseridos, construindo sua própria história.

* Projeto de Leitura: “Bia Bedran”;


* Projeto Africanidade: “Respeito às Diferenças”;


* Projeto Saúde: “Todos por um Corpo Melhor”;


* Escola Antônio Tupinambá, faço parte desse show!!!;

* Projeto Cidadania: “Projeto Construindo a Bandeira Escolar”;

* Todos os projetos desenvolvidos com a comunidade escolar e comunidade do entorno tem como objetivo proporcionar uma convivência de respeito e crescimento mútuo, na qual o ensino-aprendizagem de qualidade é o nosso maior foco.

Processos e Estratégia para promover articulação e integração entre os profissionais da escola:

Ø Ficou decidido que será reservado:

* Em todos os bimestres, um dia, para realizarmos o Conselho de Classe, no qual todos os professores colocarão os sucessos e as aparentes dificuldades, para juntos ( direção, orientação, coordenação e professores), buscarmos uma melhor solução para sanar os problemas detectados;

* Duas vezes ao mês (duas horas) para realizarmos o Centro de Estudos, para que o professor possa atualizar-se e trocar experiências com os demais( direção, orientação, coordenação e outros professores). Serão convidados palestrantes para enriquecer o evento;


* Em todos os bimestres, um dia, para realizarmos a Reunião Pedagógica, na qual, no primeiro momento, haverá a participação de todos funcionários e Conselho Escolar, para que possamos passar os informes e trocar experiências, no segundo momento, trataremos da parte pedagógica, na qual serão expostas os resultados dos projetos e também, os conteúdos adquiridos que participarão dos cursos promovidos pela SMEC e outros;


* Observação: em todos os Conselhos de Classe, Centro de Estudos e Reuniões Pedagógica, faremos leitura de mensagens e dinâmicas com a participação de todos;

* A cada semestre reservaremos um dia para reunirmos todos os alunos e funcionários para praticarmos atividades físicas;


Articulação com a comunidade:

Ø Reunião com os professores:

* Os responsáveis periodicamente, se reunirão com os professores para que os mesmos possam dar informações a respeito dos alunos e trocar experiências. Neste momento também, serão entregues aos responsáveis os boletins para que eles assinem (bimestralmente);

Ø Reunião com a direção:

* Serão realizadas quatro (04) reuniões com os responsáveis, ou mais, caso seja necessário para informações e troca de experiências, tais como passeios, festas, desfile cívico, alimentação etc;

Ø Palestras:


* Serão ministradas palestras aos responsáveis com temas de interesse da escola e comunidade, na medida do possível, atenderemos aos pedidos dos responsáveis.

Ø Cursos oferecidos à comunidade:


* Para ajudar na renda econômica e diversificar o cardápio das mãezinhas, serão oferecidos, cursos de alimentação alternativa, produtos caseiros e ervas medicinais para que as mesmas, com poucos recursos possam tornar sua alimentação mais saudável, saborosa e vender os produtos confeccionados.

Ø Participação ativa do Conselho Escolar:

* Farão parte do Conselho Escolar dois responsáveis (pais de alunos), estaremos assim, promovendo o intercambio e inserindo os responsáveis e comunidade dentro do espaço escolar, uma vez que , os mesmos participarão na tomada de decisões.

Ø Promoção de Eventos:

* Festa do Dia das Mães;

* Dia do Desafio;

* Mostra Pedagógica;

* Desfile Cívico;

* Formatura;

* Festa da Primavera;

* Formatura do PROERD;

* Apresentação do Teatro na Escola;

* Dia de Ação de Graças

Capacitação Profissional:


Ø O nosso Profissional será capacitado, através de Centro de Estudos, Reunião Pedagógica, Palestras, Capacitações enviados pela Secretaria Municipal de Educação e outros

* Centro de Estudos ( dois por mês);
* Reunião Pedagógica ( quatro reuniões por ano);
* Palestras, dentro e fora da U.E., ( vinte previstas) de março a dezembro;
* Capacitação ( dez aproximadamente, por ano);
* Cursos ( quatro aproximadamente, por ano).

Processos e Estratégias de Comunicação:

· No ato da matrícula , os responsáveis passarão por uma entrevista, na qual a escola passará a conhecer parte da vida da criança. Logo após, o responsável conhecerá as dependências da U.E., sua rotina, crenças e valores , e o Projeto Político Pedagógico.

Avaliação Institucional

· A avaliação institucional será realizada através de observações diárias e questionários formulados pela Direção. No final de cada semestre, durante as reuniões, serão entregues ao responsáveis questionários para avaliação da U.E. Com os funcionários as avaliações serão feitas em Reunião Pedagógica e caixinha para sugestões. Os resultados serão divulgados para o Conselho Escolar, logo após, os lideres passarão para cada setor. Serão traçados, em conjunto, planos de melhoria para os aspectos negativos, objetivando o crescimento da instituição e os aspectos positivos serão divulgados em murais e reuniões para que todos possam ter acesso às informações.

Projetos Específicos

· Durante o ano letivo, serão desenvolvidos projetos visando a inclusão, dos alunos portadores de necessidades especiais,objetivando a integração e harmonia de toda comunidade escolar, responsáveis e comunidade do entorno.

Avaliação e Atualização do Projeto Político Pedagógico

· O Projeto Político Pedagógico será avaliado por toda U.E. e Conselho Escolar, antes do início do ano letivo, ou seja, na primeira Reunião Pedagógica de cada ano.

Bibliografia


Caderno AMAE, Maio, 2000, Projeto Político Pedagógico em favor da escola página 13 a 15.

GADOTI,Moacir & ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo. Cortez,2002.


E. M. Antônio Tupinambá


Rua Júlio Verne, Qd 45, s/n.º - Vila Margarida
Tel - 2688-1892 - Cep: 23821-170

E-mail.
escolaantoniotupinamba@itaguai.rj.gov.br



Diretora Geral. Profª. Naldete Aparecida Pereira
Diretora Adjunta. Profª. Edenir R. Maia dos Santos


Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.





Sônia Iara Amaral Figueiredo
( Para Refletir)

Dois rapazes moravam na mesma fazenda quando o pai morreu.O que era solteiro ficou morando na casa em que o pai morava.O casado morava na casa ao lado.Eles tinham uma plantação imensa de arroz e um celeiro em comum,e combinaram de trabalhar juntos e dividir tudo.Colheram dezenas de sacos de arroz,metade para um e metade para outro, e assim fizeram dois celeiros. Fizeram uma boa colheita,estavam com os depósitos cheios.No final da tarde, o irmão solteiro começou a pensar que aquela divisão não estava certo.Pensava: " Eu sou solteiro e meu irmão é casado,tem mulher e filhos.Ele precisa de mais arroz do que eu, pois sou sozinho." À noite, ele se levantou, foi ao celeiro dele, pegou um saco de arroz, escondido, e colocou no celeiro do irmão.
O irmão acordou na manhã seguinte e começou a pensar:
" Essa divisão não está justa, pois sou casado,tenho minha mulher e meus filhos.E eles vão crescer e poderão me ajudar.Mas meu irmão, coitado, ele é sozinho. E se ele não casar, não vai ter ninguém por ele.O certo é ele ganhar uma parte a mais que eu." Levantou , foi ao seu celeiro, pegou um saco de arroz e colocou no celeiro do irmão.E assim foram vivendo:a cada colheita, um levava uma parte a mais para outro.Só não entendiam como é que sempre ficava a mesma quantidade para cada um.
Uma bela noite,o relógio biológico se confundiu.Horário de verão e os dois se levantaram na mesma hora e se encontraram no meio do caminho. Um olhou para o outro.Colocaram o arroz no chão, se abraçaram,e choraram. A partir daquele dia, fizeram um único celeiro.

Nenhum comentário: