"Telecentro Comunitário"
É um espaço público provido de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio de uso das tecnologias de informação e comunicação, com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
No âmbito local, o principal objetivo é promover o desenvolvimento cultural, econômico, social, tecnológico e político local por meio das ações de inclusão digital. É fundamental neste processo a articulação e integração da iniciativa às demandas locais e a outras políticas públicas, e o envolvimento das comunidades no processo de gestão.
A efetiva assimilação da tecnologia é um grande desafio relacionado ao primeiro, demandando metodologias, abordagens e estratégias que não se contentem com a mera reprodução de comandos, discursos ou conteúdos. A produção de conteúdos locais relaciona-se à apropriação, exigindo mudanças de paradigmas e atitude perante as tecnologias, para que não sejam meras ferramentas de acesso a informações, e sim instrumentos, meios e linguagens de afirmação de identidades culturais, valorização da diversidade, expressão de pontos de vista e de realidades a partir do recorte de quem as vive, e potencializem ações transformadoras.
Com o envolvimento das comunidades participantes na gestão das iniciativas, e com recursos humanos e de capacitação como principais componentes de custo, uma vez que a apropriação das tecnologias de maneira autônoma e crítica, propiciando um uso qualificado e provido de sentido, se dá de maneira automática, a partir da mera promoção de acesso aos equipamentos e à Internet.
O acesso cotidiano às redes, equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação são cada vez mais requisitos indispensáveis à participação social, atividade econômica e fortalecimento da cidadania. Princípios fundamentais como justiça social, igualdade de oportunidades e a própria democracia passam a ser influenciados pelo acesso às tecnologias de informação e comunicação na Casa de Cultura de Itaguaí. Afinal estas são o principal meio de adquirir, interpretar, expressar, produzir e organizar o conhecimento, colocando-o a serviço de interesses e necessidades da comunidade.
Taís Câmara da Rocha Assis (Coordenadora do Telecentro)
Andréa Inácio Sarte
Nilmara Coimbra Juvenal
Maiara Nascimento da Cunha
Taís Câmara da Rocha Assis (Coordenadora do Telecentro)
Andréa Inácio Sarte
Nilmara Coimbra Juvenal
Maiara Nascimento da Cunha
Diretora Geral. Maria das Graças da Rocha Costa
Casa de Cultura de Itaguaí (antiga Estação Ferroviária)
Casa de Cultura de Itaguaí (antiga Estação Ferroviária)
Endereço: Rua Ismael Cavalcante, s/n°, Centro – Itaguaí
Cep: 23815-160
Telefone: (21) 2688-8460
E-mail.casadeculturadeitaguai_cultura@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário