Proposta Pedagógica
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 – e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 – e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Nosso Projeto educativo parte do pressuposto que aprender não é simplesmente reproduzir um conhecimento dado, mas sim, um processo interior de construção de significados.
As situações de ensino são planejadas a partir do diagnóstico sobre conhecimentos prévios dos alunos, prevendo sempre o estímulo das operações de pensamento, porque é através de processos de comparação, identificação com semelhanças e diferenças, deduções e hierarquização das informações que se promove a contínua ampliação da rede de conhecimentos de cada indivíduo.
Respeitar à diversidade dos alunos é parte integrante de nossa proposta.
Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição.
Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
Acreditamos que o processo de aprendizagem funciona com uma engrenagem, uma cadeia em que toda a comunidade escolar deve estar em sintonia.
Acreditamos que o processo de aprendizagem funciona com uma engrenagem, uma cadeia em que toda a comunidade escolar deve estar em sintonia.
E que o ensino eficaz envolve professores capacitados e comprometidos com o processo de aprendizagem dos alunos, bem como pais presentes, atuantes e parceiros da escola.
Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Maria Montessori, buscamos a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos,psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
Na Educação Infantil o Pré-Escolar para atendimento de crianças de quatro a cinco anos, onze meses e vinte e nove dias. Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.
E. M. de Ed. Inf. Prefeito Isoldackson C. de Brito
R: 16 nº CEP: 23835-000 Gleba B Chaperó
Tel: 26884010
Diretora. Profª. Sheila Machado
Coordenadora do Conselho Escolar da U.E. Michelly Aparecida
E-mail: educainfaprefisoldackson@itaguai.rj.gov.br
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