quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO - MANUAL DO CONCURSO DE SOLETRAÇÃO

Gestão Participativa e Democrática no CIEP - 300


Diretora. Profª. Rita Monteiro
Diretor Adjunto. Prof°. Nilo Porto


MANUAL DO CONCURSO DE SOLETRAÇÃO




APRESENTAÇÃO

Com o objetivo de despertar o interesse pela língua portuguesa e aumentar o vocabulário de nossos alunos, o Conselho Escolar do CIEP 300 Municipalizado Prefeito Vicente Cicarino criou o concurso de soletração, um campeonato Municipal para estudantes de escolas públicas de Itaguaí.

O concurso vai reunir alunos do ensino fundamental de todas as escolas da Rede Pública (Itaguaí), que vão representar sua escola. Eles vão disputar o título de Campeão Municipal de soletração de 2010 (1º concurso) e prêmios.

A primeira fase do concurso acontece nas próprias escolas.

Este manual contém as regras do jogo, a mecânica do concurso e sugestões para sua organização no ambiente escolar.

Atenção:

Podem participar da fase das escolas, alunos que estiverem cursando do sexto ao último ano do ensino fundamental, com idades entre 11 e 16 anos.

Os alunos devem estar cursando em 2010 somente 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª série ( que equivalem ao 6º, 7º, 8º e 9º ano), e terem nascido entre as datas 01 de agosto de 1994 e 31 de outubro de 1999.

A idade mínima é de 11 anos (completos até 31 de outubro de 2010) e máxima de 16 anos.

Em caso de dúvida, favor consultar o Conselho Escolar do CIEP 300.


SUGESTÕES DE ORGANIZAÇÃO DO CONCURSO NAS ESCOLAS

Os Participantes:

Os participantes do concurso serão escolhidos segundo critérios definidos pela própria escola – a escolha pode ser feita a partir da média escolar dos alunos, por votação aberta entre os alunos, por ordem de inscrição, escolha aleatória dos professores, etc...

A Banca:


A organização das seletivas do concurso de SOLETRAÇÃO nas escolas ficará a cargo de um responsável indicado pela escola (professor ou voluntário). Ele promoverá a inscrição dos alunos, marcará a data da competição, organizará a competição e comandará a disputa.

O concurso deve ser referendado por pelo menos dois representantes do corpo Docente da escola (professores ou diretores) que, no dia da competição, supervisionarão a disputa na condição de “juizes”.

Local da disputa:

A disputa deve acontecer nas dependências da própria escola, numa sala pré-determinada com capacidade de alojar os concorrentes, seus responsáveis, e os juízes.

A data da competição deve ser comunicada com antecedência aos participantes para que tenham tempo hábil de se prepararem.

Dinâmica da competição:

No dia da competição, os concorrentes deverão ser identificados por números, exemplo: etiquetas, crachás, cartões, etc.


Eles se sentarão juntos na sala da competição, em lugares pré-determinados. O organizador e os dois juízes se sentarão de frente para os competidores.
A presença da platéia ou dos responsáveis pelos competidores é opcional.

Com todos os concorrentes na sala, o organizador iniciará a competição.
Nesta primeira fase seletiva a lista de palavras do concurso deverá ser elaborada pela própria escola.


Vale lembrar que, além das palavras,essa lista deve conter os seguintes benefícios:


- SINÔNIMO
- CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL
- DEFINIÇÃO
- APLICAÇÃO DA PALAVRA EM UMA FRASE

Exemplo:

PALAVRA: FREGUÊS

SINÔNIMO: comprador, cliente

CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: substantivo masculino

DEFINIÇÃO: aquele que compra ou vende habitualmente a determinada pessoa.

Aplicação numa frase: “O padeiro, impaciente, acabou perdendo um bom freguês”.

Atenção:

o nível de dificuldade das palavras deve ir aumentando gradual e proporcional ao número de alunos participantes. O ideal é que o nível permaneça o mesmo até que se termine a primeira rodada. Para os “sobreviventes” que chegarem à segunda rodada o nível de dificuldade das palavras pode aumentar até que se conclua a segunda rodada. Os que passarem para a terceira rodada já poderão receber palavras ainda mais difíceis e assim sucessivamente até que se chegue aos dois finalistas. Para os dois finalistas as palavras já serão de um nível bem mais difícil.

O organizador sorteará um número chamado à frente o aluno correspondente.

O concorrente se colocará de pé, de frente para os juízes, pronto para soletrar a palavra pronunciada pelo organizador.

O organizador pronunciará, de maneira clara, a primeira palavra da lista.

O concorrente soletra a palavra. Se acertar, volta ao seu lugar. Se errar está eliminado – o organizador anuncia sua eliminação e o concorrente deve sair da sala.

O organizador sorteia mais um número e o aluno correspondente soletra a segunda palavra da lista. O próximo concorrente sorteado soletrará a terceira palavra da lista e assim por diante. A primeira rodada segue até que todos os números tenham sido sorteados. Então recomeça uma nova rodada, sorteando-se apenas os números dos concorrentes “sobreviventes”, que continuarão soletrando seguindo sempre a ordem das palavras constantes na lista.

A competição segue eliminando os concorrentes que errarem até que restem apenas dois concorrentes.

Os dois finalistas vão soletrar alternadamente as palavras (seguindo a ordem da lista), até que um deles erre dentro de uma mesma rodada. O outro finalista, se já não tiver soletrado com acerto aquela rodada, deve soletrar outra palavra. Se ele acertar será o vencedor. Se também errar, o outro finalista volta recomeça a disputa entre os dois, até se chegar ao vencedor.

REGRAS DE SOLETRAÇÃO

O objetivo desse conjunto de regras é unificar o concurso, dando chances iguais a alunos de todas as escolas.

Soletração:

· Todos concorrentes devem acompanhar a competição juntos, em lugares marcados. Ao serem eliminados devem sair da sala. Ninguém pode falar com os concorrentes durante a competição.

· A fonte de consulta do organizador deve ser única, sugerimos o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, as palavras devem ser pronunciadas de acordo com a marcação deste dicionário.

· Na competição oral, depois do organizador pronunciar a palavra para o concorrente, ele deve ser encorajado a pronunciá-la também, antes e depois da soletração.

· O concorrente pode pedir para o organizador pronunciar a palavra novamente. Ele também tem o direito de pedir uma definição da palavra, seus sinônimos, sua classificação gramatical e seu uso numa frase (sempre segundo o dicionário Aurélio). O organizador deve conceder todas as respostas de acordo com as regras de tempo pré-estabelecido – que veremos mais adiante.

· Depois que o concorrente começar a soletra, ele pode parar e começar de novo, retomando a palavra do começo. Porém, quando ele recomeçar, a seqüência de letras que ele já havia dito não poderá ser modificada. Se ele modificar alguma letra, será automaticamente considerada errada a soletração.

· Se a palavra a soletrar tiver acento, hífen, ou qualquer outro sinal gráfico o participante tem que dizer. (Imediatamente antes, ou imediatamente depois da letra acentuada). Se não disser, a soletração deve ser considerada errada e ele estará eliminado.

· O concorrente, ou seu responsável, pode apelar aos juízes da decisão do organizador. A palavra será então consultada no Dicionário Aurélio da língua Portuguesa. Havendo ainda alguma dúvida, os juízes podem autorizar o concorrente a repetir a soletração, com a palavra seguinte da sua lista.

· O organizador tem total controle da competição. Na eventual necessidade de uma decisão conjunta com os juízes, ele deve ter o voto de Minerva. As decisões dele devem ser definitivas.

TEMPO DE SOLETRAÇÃO:

· O concorrente deve soletrar a palavra em, no máximo, 2 minutos, tempo que começa a valer quando o organizador pronuncia a palavra .

· Se, aos 30 segundos de terminar o tempo, o concorrente ainda não tiver começado a soletrar o organizador deve avisa-lo oralmente que ele está entrando no Tempo Final.

· Se o candidato começar a soletrar a palavra ao ouvir o alerta de que os 2 minutos estão expirando, o organizador vai deixar que o candidato complete a soletração, desde que ele faça isso num ritmo razoável.

O VENCEDOR:

Os vencedores dessa primeira etapa representarão suas escolas na seletiva Municipal.

Os dados do vencedor da seletiva na escola deverão ser enviados ao Conselho Escolar (Organizador do Concurso) do CIEP 300 Municipalizado Prefeito Vicente Cicarino.


CRONOGRAMA provável:

- Seletiva nas Escolas: De 18 de outubro a 12 de novembro

- Envio das fichas do representante de cada Escola ao Conselho Escolar do CIEP 300: de 16 a 19 de novembro

- Semifinais: Dias 25 e 26 de novembro (local a definir)

- Final: Dia 10 de dezembro (local a definir)



CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO

AV. PIRANEMA, S/Nº - SANTANA – ITAGUAÍ – RJ
CEP: 23.800-080 - TEL.: (21) 2687-4072

Direção. Profª. Rita Monteiro
Diretor Adjunto. Prof°. Nilo Porto

Secretário do Conselho Escolar e Coordenador responsável pelas postagens. Luiz Cláudio


E-MAIL:
ciep300@itaguai.rj.gov.br / ciep300@yahoo.com.br


Nenhum comentário: