Em Destaque!!!
Quando a gente gosta... É claro que a gente cuida!!!
“Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível .Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples argumento de planos de ensino e de atividades diversas”. (1996:12)
Diretora – Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretora Adjunta – Profª. Patrícia Dias Vieira
Quando a gente gosta... É claro que a gente cuida!!!
EQUIPE ESCOLAR
Diretor Geral: Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretor Adjunto: Profª. Patrícia Dias Vieira
Assessoramento Técnico-Pedagógico
Coord. (alfabetização): Profª. Cláudia Fernandes
Coord. De 2º à 5º ano: profª. Maria Marta Barbosa
Orientadora Educacional: Profª. Laura Helena Victor Siqueira
INTRODUÇÃO
O Presente projeto tem por finalidade descrever o compromisso pedagógico da comunidade escolar e as atividades elaboradas pelos professores da Educação Infantil e do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental com o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização funcionando como um guia para a melhoria da escola e o nível de formação dos professores.
NOSSA MISSÃO
Promover ao aluno o acesso ao conhecimento sistematizado, construindo parcerias com a comunidade no sentido de construir uma relação interativa, integral e interdependente.
NOSSA VISÃO
A Escola Vereador Taciano Fernandes Nunes aspira ser uma unidade de referência na Rede municipal de Ensino, sendo reconhecida por uma gestão democrática e participativa formada de um plano de ação que garanta a permanência e o bom desempenho dos alunos, elevando assim, o índice de aprovação..
CRENÇAS E VALORES - E. M. Vereador Taciano Fernandes Nunes
Considerando a importância de atitudes que ajudarão a promover uma educação participativa e cidadã, acreditamos que:
· A união de ideais comuns e esforço coletivo conduz ao sucesso.
· Com comprometimento dedicação alcança-se objetivos.
· Um planejamento diversificado, criativo e comprometido com a realidade do educando contribui para um aprendizado significativo e eficaz.
· Competência constrói-se com estudo e pesquisa.
· A ética nas relações interpessoais visando os aspectos, moral, comportamental, e profissional transforma a família, o bairro, a escola, a cidade e o país.
· Com humildade, companheirismo e responsabilidade será possível construir uma escola e uma sociedade com mais qualidade de vida, e qualidade de educação.
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
O Projeto Pedagógico torna os professores artífices de uma obra democrática e autônoma. E desse modo, a responsabilidade de construí-lo e enorme. O compromisso de implementa-lo é uma questão de ética profissional o seu resultado deve ser de alto grau de qualidade.
A principal possibilidade do Projeto Pedagógico passa pela autonomia da escola e de sua capacidade de delinear a sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola com um espaço de debate, diálogo e reflexão coletiva. Contemplar a totalidade do ato educativo, desse modo deve conter: Filosofia e princípio de trabalho da escola, em sintonia com a Educação Nacional.
O entendimento de que as escolas são organizações com características, dotados de uma cultura própria expressão local de uma cultura escolar mais ampla, abre perspectivas bastante promissoras para que possamos melhor compreender o que passa em seu interior e contribuir para avançar na melhoria da qualidade do trabalho ali realizado. ( Nóvoa)
JUSTIFICATIVA - 2010
Quando a gente gosta... É claro que a gente cuida!!!
“Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato”.
Leonardo Boff
A sociedade atual globalizada e consumista tem conduzido a humanidade ao individualismo e a ambição muitas vezes desmedidas que deterioram as relações com os outros, com as coisas e com o ambiente.
O desenvolvimento, tecnológico e humano trouxeram mudanças e alterações nos núcleos familiares e sociais que exigiram da escola uma evolução no sentido de atender não só o aspecto cognitivo do educando, mas também o afetivo.
A principal possibilidade do Projeto Político Pedagógico passa pela autonomia da escola e sua capacidade de delinear a sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como espaço de debate, diálogo e reflexão coletiva.
Nessa perspectiva o P.P.P. do ano de 2010 tem como filosofia e princípio de trabalho o “Cuidado”.
Para construir um projeto desse porte, há de ser propiciado um momento de aprender e realizar o projeto de forma crescente e com a participação de todos, pois se estenderá a toda comunidade escolar e local.
Nossa escola apregoa em sua ações de trabalho para este ano, a importância da construção de hábitos e atitudes que contribuirão a formação de cidadã e humana de todos os participantes de sua comunidade.
As práticas do “Cuidado” configuram-se como atitude fundamental nas relações humanas e na construção de uma sociedade mais justa e cidadã.
Considerando a importância de atitudes que ajudarão a promover uma educação participativa e solidária, propomos para o ano de 2010 em nosso P.P.P. a reflexão e ação para possíveis intervenções dos membros dessa comunidade para a prática do cuidar/educar de forma mais abrangente nas suas relações com os outros, as coisas e o ambiente.
“A atitude de cuidado pode provocar preocupação, inquietação e sentido de responsabilidade”.
Leonardo Boff
Questão Problematizadora:
Ø A Necessidade de desenvolver hábitos e atitudes que levem ao desejo de cuidar.
Ø Promover a parceria Escola/Alunos/Pais/Comunidade/ Conselho Escolar
Objetivos Gerais
· Promover e acompanhar ações pedagógicas que propiciem a permanência do aluno na escola alcançando bons resultados;
· Acompanhar junto ao corpo docente, e a família o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais fazendo os encaminhamentos necessários ao Sistema de Saúde;
· Desenvolver mecanismos de promoção de relações interpessoais(dos alunos) saudáveis no cotidiano escolar;
· Oportunizar atividades que tenham a participação da comunidade;
· Zelar pela freqüência dos alunos ao longo do ano; intermediando o fluxo de informações com o Conselho Tutelar e Ministério Público;
· Trazer atividades ( para trabalhar com grupos de funcionários) que promovam um clima escolar satisfatório;
· Participar e opinar na elaboração e na execução de atividades de planejamento e avaliação do processo pedagógico tais como: Conselhos de Classe, Centros de Estudos, Conselho Escolar e Reuniões Pedagógicas.
Atividades Permanentes
· Atendimentos individualizados a alunos e responsáveis;
· Participação nas reuniões de responsáveis, Centros de Estudos, Cocs e Reuniões Pedagógicas;
· Ações de informação sobre a infrequência dos alunos;
· Atendimento a professores e acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem ou de relacionamento.
Como diz Padilha (2004) “juntar crianças em sala de aula não lhes garante o ensino, não lhes garante Escola cumprindo o seu papel, não lhes garante aprendizagem e, portanto, não lhes garante
desenvolvimento”.
MARCO REFERENCIAL
Formar cidadãos críticos, eticamente orientados para o respeito as identidades, politicamente comprometidos com a igualdade,esteticamente sensíveis a diversidade, dotados de competências e de valores capazes de mobilizá-los para a intervenção responsável na sociedade.
ENTRAVES E DESAFIOS
Ø Diminuir o índice de repetência nas turmas de segundo e terceiro ano.
Ø Promover a participação e parceria entre Comunidade e Escola.
Ø Desenvolver a auto estima de todos os envolvidos no processo.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Ø Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
Ø Promover a integração família/ escola/ comunidade;
Ø Resgatar valores de ética e cidadania;
Ø Valorizar a educação vinculada aos temas transversais; ética, saúde, meio ambiente, educação sexual, pluralidade cultural e trabalho e consumo;
Ø Desenvolver hábitos e atitudes saudáveis ao convívio em grupo;
Ø Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e decisões coletivas. (PCN).
IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
A Escola Municipal Vereador Taciano Fernandes Nunes, está situada à Av. governador Mário Covas, nº 36, Bairro Brisamar, cep. 23.800-000. A escola atende até a presente data 593 alunos. 121 matriculados na Educação Infantil, e 472 no 1º Segmento do Ensino Fundamental.
A Escola Municipal Vereador Taciano Fernandes Nunes foi criada por ato do Prefeito José Sagário Filho, através de Lei, em 11 de maio de 2004.
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
Nossa comunidade é, em sua grande maioria, formada por um grupo de baixa renda. As famílias são externas e tem como características uma significativa parcela de mães que são arrimo de família, e a figura do pai muitas vezes é ausente. O que obviamente, se reflete no comportamento das crianças, bem como no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.
Nossos alunos também sofrem influências negativas do mundo das drogas, visto que tal atividade está instalada em nossa comunidade, inclusive trazendo para a escola alunos que têm contato direto com pessoas que estão inseridas neste universo.
É sabido que Uma escola situada dentro de uma comunidade com estas características tem peculiaridades que se deve levar em conta, na hora de elaborar o Projeto Político Pedagógico.
Há que se pensar na dimensão social que a escola possui na vida deste aluno, em que efetivamente, ela pode ajudar na formação plena deste cidadão.
Outro fator muito importante que precisava destacar é o fato de que uma extensa parcela desta comunidade de mães, trabalha fora, ou seja, a criança fica sob os cuidados de terceiros, ou até mesmo aos cuidados deles mesmos, pois irmãos pequenos ficam sob os cuidados de irmãos mais velhos.
Nosso objetivo é integração da escola com a comunidade com vistas a trazer da família uma colaboração para o andamento dos trabalhos escolares.
INDÍCE DO PROJETO PEDAGÓGICO
1- Introdução
2- Missão
3- Visão
4- Crenças e Valores
5- Fundamentação Legal / Título
6- Justificativa
7- Princípios Norteadores
8- Marco Referencial
9- Entraves e Desafios
10- Objetivos Educacionais
11- Estratégias
12- Metodologias
13- Identificação da Unidade Escolar
14- Características do Espaço Físico
15- Características da Comunidade
16- Composição da Equipe Escolar:
16.1- Direção
16.2- Assessoramento Técnico-Pedagógico
17- Equipe Docente
18- Ens. Religioso
19- Artes Educação e Cultura
20- Ed. Física
21- Sala de Leitura
22- Ed. Preventiva
23- Projetos de Apoio a Aprendizagem
24- Educação Inclusiva
25- Africanidades
26- Conselho Escolar
27- PDE
28- Projeto Mais Educação
29- Avaliação
E. M. Vereador Taciano Fernandes Nunes
Av. Gov. Mario Covas, s/n.º - Jamelão
tel:3782-9999 - Cep: 23800-000
Diretora Geral – Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretora Adjunta – Profª. Patrícia Dias Vieira
E.mail. escolatacianofernandes@itaguai.rj.gov.br
“ Respeitando e valorizando as habilidades de cada uma, adquirimos a competência de trabalharmos em equipe, e isso hoje, nos dá a chance de colhermos os frutos”
Por. Profª. Laura Helena Victor Siqueira (O.E)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário