EQUIPE ESCOLAR
Diretor Geral: Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretor Adjunto: Profª. Patrícia Dias Vieira
Assessoramento Técnico-Pedagógico
Coord. (alfabetização): Profª. Cláudia Fernandes
Coord. De 2º à 5º ano: profª. Maria Marta Barbosa
Orientadora Educacional: Profª. Laura Helena Victor Siqueira
Diretor Geral: Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretor Adjunto: Profª. Patrícia Dias Vieira
Assessoramento Técnico-Pedagógico
Coord. (alfabetização): Profª. Cláudia Fernandes
Coord. De 2º à 5º ano: profª. Maria Marta Barbosa
Orientadora Educacional: Profª. Laura Helena Victor Siqueira
Centros de Estudos
“ Eleger a cidadania como eixo norteador da Educação implica na escola evidenciar os valores e práticas sociais que contribuem na formação do cidadão. Sendo assim todas as relações e situações vividas na escola tornam-se ferramentas para aperfeiçoar a cidadania e melhorar o processo ensino-aprendizagem voltado para a compreensão do mundo e a participação na sociedade.”
(Revista MEC- Prêmio Nacional de referência em gestão escolar/2005)
Plano de Ação 2010.
Introdução:
O profissional de Orientação Educacional deve ter em sua prática um comprometimento com a formação comportamental, afetiva e social do educando. A figura da Orientação na escola, perpassa pelo eixo ensino-aprendizagem de maneira a colaborar para posicionar o aluno num patamar de prontidão para ser um agente construtor do seu conhecimento. Nesta busca outros atores entram em cena, professores, diretores, coordenadores e responsáveis, todos aqueles que estiverem diretamente ligados ao aluno serão alvos da atenção do Orientador Educacional. A base filosófica deste trabalho embasa ações que querem desenvolver a auto estima e a superação de obstáculos na busca da aprendizagem significativa o que torna o Orientador um agente multiplicador de conhecimentos inerentes às questões humanas.
Centrado em um trabalho de equipe entre Gestão, Coordenação e Orientação os resultados serão alcançados mais facilmente num espírito de cooperação e colaboração.
Levando em conta as características da comunidade do entorno desta escola, o plano de ação da Orientação Educacional para 2010, terá seu foco voltado às famílias de nossos educandos, no anseio de fazê-los refletir sobre a sua importância no processo de aprendizagem de seus filhos, buscando mudar um quadro de pouca participação e falta de compromisso com as demandas escolares. A baixa escolaridade da comunidade é um fator decisivo para este cenário, pois o resgate do valor dos ensinamentos oferecidos pela escola é algo que trava um embate diário com a falta de letramento dos lares de nossos alunos e também com o imediatismo da sociedade contemporânea.
Objetivos Gerais
· Promover e acompanhar ações pedagógicas que propiciem a permanência do aluno na escola alcançando bons resultados;
(Revista MEC- Prêmio Nacional de referência em gestão escolar/2005)
Plano de Ação 2010.
Introdução:
O profissional de Orientação Educacional deve ter em sua prática um comprometimento com a formação comportamental, afetiva e social do educando. A figura da Orientação na escola, perpassa pelo eixo ensino-aprendizagem de maneira a colaborar para posicionar o aluno num patamar de prontidão para ser um agente construtor do seu conhecimento. Nesta busca outros atores entram em cena, professores, diretores, coordenadores e responsáveis, todos aqueles que estiverem diretamente ligados ao aluno serão alvos da atenção do Orientador Educacional. A base filosófica deste trabalho embasa ações que querem desenvolver a auto estima e a superação de obstáculos na busca da aprendizagem significativa o que torna o Orientador um agente multiplicador de conhecimentos inerentes às questões humanas.
Centrado em um trabalho de equipe entre Gestão, Coordenação e Orientação os resultados serão alcançados mais facilmente num espírito de cooperação e colaboração.
Levando em conta as características da comunidade do entorno desta escola, o plano de ação da Orientação Educacional para 2010, terá seu foco voltado às famílias de nossos educandos, no anseio de fazê-los refletir sobre a sua importância no processo de aprendizagem de seus filhos, buscando mudar um quadro de pouca participação e falta de compromisso com as demandas escolares. A baixa escolaridade da comunidade é um fator decisivo para este cenário, pois o resgate do valor dos ensinamentos oferecidos pela escola é algo que trava um embate diário com a falta de letramento dos lares de nossos alunos e também com o imediatismo da sociedade contemporânea.
Objetivos Gerais
· Promover e acompanhar ações pedagógicas que propiciem a permanência do aluno na escola alcançando bons resultados;
· Acompanhar junto ao corpo docente, e a família o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais fazendo os encaminhamentos necessários ao Sistema de Saúde;
· Desenvolver mecanismos de promoção de relações interpessoais(dos alunos) saudáveis no cotidiano escolar;
· Oportunizar atividades que tenham a participação da comunidade;
· Zelar pela freqüência dos alunos ao longo do ano; intermediando o fluxo de informações com o Conselho Tutelar e Ministério Público;
· Trazer atividades ( para trabalhar com grupos de funcionários) que promovam um clima escolar satisfatório;
· Participar e opinar na elaboração e na execução de atividades de planejamento e avaliação do processo pedagógico tais como: Conselhos de Classe, Centros de Estudos e Reuniões Pedagógicas.
E. M. Vereador Taciano Fernandes Nunes
Av. Gov. Mario Covas, s/n.º - Jamelão
tel:3782-9999 - Cep: 23800-000
Diretora – Profª. Vilma Ferreira de Almeida
Diretora Adjunta – Profª. Patrícia Dias Vieira
E.mail. escolatacianofernandes@itaguai.rj.gov.br
“ Respeitando e valorizando as habilidades de cada uma, adquirimos a competência de trabalharmos em equipe, e isso hoje, nos dá a chance de colhermos os frutos”
Por. Profª. Laura Helena Victor Siqueira (O.E)
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