terça-feira, 28 de setembro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Municipal Elmira Figueira - Fazendo a diferença na Educação.

Projeto Pedagógico




Tema: Educar para a vida



Título: Construindo um futuro melhor





Apresentação

A EMEF visa oferecer uma educação voltada para a autonomia; uma cidadania ativa. Por isso, ressaltamos a importância de um Projeto Político Pedagógico.
Durante as Reuniões Pedagógicas a escola tem um momento de reflexão, realiza diagnóstico que segue de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma.
Essa elaboração se dá de forma participativa. Participação apresentará uma organização diferente das aulas e procurará alcançar o nosso objetivo maior. Formar cidadãos ativos e autônomos.
Na Reunião Pedagogia do dia 7/11/2009, os funcionários desta Unidade se reuniram e participaram da primeira fase da construção do P.P.P. que designou nome, temas transversais e discutiu atividades em comum a serem desenvolvidas durante os anos letivos de 2010/ 2011. Planejando os Subtemas do Projeto 2010.


Objetivos da Instituição

A instituição escolar tem como objetivo principal alcançar as metas de aprendizado a fim de contribuir para uma maior produção coletiva do conhecimento e da realidade através de uma interação com a comunidade e a realização de projetos.
A continuação da EMEF, portanto para uma sociedade melhor se concretiza numa educação comprometida com a cidadania, respeitando os direitos humanos, garantindo a necessidade de dignidade à participação de todos os envolvidos no processo educacional.


Nossa Missão


Existimos para estimular e integrar todos os componentes do universo escolar em torno de um ensino que atenda às necessidades e expectativas dos alunos, pais, responsáveis e comunidade.


Nossa Visão


Ser reconhecida como escola inovadora, para a conquista de desempenho superior e de excelência.


Aspecto Histórico da Unidade Escolar


A instituição foi criada em homenagem a família Figueira, particularmente a Matriarca Elmira Luiza de Jesus Figueira, filha de imigrantes, que residiu durante toda sua vida na área rural de Itaocara, onde se casou e criou seus nove filhos.


De origem humilde, sem jamais ter cursado uma escola, tinha atitudes bondosas e as mãos estendidas para os necessitados. Convenceu seu marido a contratar professora para ensinar os filhos dos empregados, confeccionando com suas próprias mãos uniformes para os mais necessitados.


Com a formação do bairro Estrela do Céu, surgiu a necessidade de uma escola e nada mais justo do que conferir esse título a Ilustríssima senhora Elmira, como Patrona.


A organização edificada com a presença de seu filho mais jovem, na época Desembargador Ellis Hermydio Figueira, que se sentindo emocionado reforçou o propósito da Instituição na ordem de servir o seu próximo e promover desenvolvimento da cultura.


A Escola Municipal Elmira Figueira foi inaugurada em vinte e oito de janeiro do ano de dois mil (28/1/2000) e recebida pela comunidade Estrela do Céu como um presente.


A Escola Municipal Elmira Figueira foi instituída em quinze de dezembro do ano de mil novecentos e noventa e nove (15/12/1999), sob a Lei 2066, Arts. 1° e 2°, sancionado pelo Prefeito Municipal de Itaguaí, na Câmara Municipal deste mesmo Município, localizado no Estado do Rio de Janeiro.


Atualmente a instituição é dirigida por Zimar da Rocha Silva Vieira e está endereçada na Rua Tocantins – S/n° no Bairro Estrela do Céu, cujo telefone: (21) 3782-4211, e e-mail escolaelmirafigueira@itaguaí.rj.gov.br.


A Comunidade Estrela do Céu está localizada próximo a Rodovia Rio – Santos, nela se encontram comércio de pequeno porte, residências de diversos tamanhos de classe baixa, possui Centro Comunitário e APAE. Possui Indústria: Consórcio Carioca Serving S/A: Duplicação da Rodovia Rio Santos, caracterizando o aumento de moradores no bairro.


E Escola tem atividade ligada à educação pré-escola, ao ensino fundamental (1° ao 9° ano), além do Ensino de Jovens e Adultos.


Princípios e Diretrizes Pedagógicas

As Diretrizes Pedagógicas que permeiam a nossa escola, baseam-se em uma prática educativa onde não há apenas transferência do conhecimento, mas oferece oportunidades para que o aluno tenha sua própria construção.

Baseando-se em Paulo Freire, no seu livro “Pedagogia da Autonomia”, no texto que retrata bem os princípios pedagógicos:

“É o meu bom senso que me adverte de que exercer a minha autoridade de professor na classe, tomando decisões, orientando atividades, estabelecendo tarefas, cobrando a produção individual e coletiva do grupo”... “Meu bom senso me diz. Saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e a identidade do educando e, na prática, procurar coerência com esse saber”.

Sendo assim, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, isto é, as opções didáticas, os métodos, a organização do tempo e do espaço que retrata o dia a dia da nossa escola, ensina de modo que favoreça o desenvolvimento da autonomia e o aprendizado para o mundo. Essa perspectiva está incluída no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar.

A Escola Municipal Elmira Figueira, utilizar-se de Programas de Alfabetização que se estende a toda 1ª fase do ensino fundamental.

Procedimentos Metodológicos da Instituição Escolar

Esta U.E acredita na participação da Comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e Conselho Escolar) na educação do aluno. A escola realiza avaliações do desempenho e a partir daí procurar desenvolver trabalhos atividades a fim de conquistar a excelência.
A Escola desenvolve projetos, culminâncias, Mostra Pedagógica, realiza reuniões, busca a presença do Conselho Escolar, Promove Centro de Estudos, entre outros.
As nossas metas foram traçadas a partir de Reunião com todos os outros funcionários, avaliando as propostas e sugerindo novas atividades pedagógicas.Consideramos assim, nossas metas a serem alcançadas, reais, que foram resultados de avaliações de dados do dia a dia do funcionamento da escola. Porque avaliar não à apenas um ato de mediação do erro, mas, sim um meio de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.


Objetivos das atividades propostas já vivenciadas e as novas propostas elaboradas por essa U.E.
  • Refletir e atuar na educação de valores e atividades em todas as áreas;
  • Transformar a prática pedagógica;
  • Permitir e ampliar a relação professor x aluno; aluno x aluno x comunidade; escola x comunidade;
  • Contribuir para o processo ensino - aprendizagem através de jogos e brincadeiras que permitam auxiliar na fixação do conteúdo utilizado pelo professor;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
  • Questionar a realidade;
  • Formular problemas e resolve-los;
  • Utilizar o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica;
  • Promover a participação ativa dos alunos;
  • Estabelecer as inter-relações entre conhecimento, aptidão, comportamento e atitude;
  • Conhecer diferentes espaços que contribuem para a aprendizagem;
  • Respeitar e Valorizar diferentes usos / costumes de diferentes grupos.
Valorizar a participação da família na escola;
  • Levar conhecimento a família;
  • Compartilhar responsabilidade na participação da educação do aluno.


  • Alfabetização

    A metodologia do Programa de Alfabetização contempla todas as habilidades e competências que a criança precisa ter para ser alfabetizada.

    O Programa tem compromisso com o sucesso do aluno. O aluno é aprimorado sempre que necessário, em função de avaliações de sugestões de seus usuários, visando sempre assegurar os resultados e sua atualização face às novas evidências cientificas.

    O Programa de ensino é organizado em duas unidades, que podem ser implementadas em um ou dois anos letivos, a critério da escola ou do sistema escolar.

    A unidade I (1° Ano de Escolaridade) contém conteúdos que seriam típicos de experiências e programas de ensino de pré-escola.

    A unidade II (2° Ano de Escolaridade) contém conteúdos típicos de um programa de alfabetização propriamente dito.

    O programa de alfabetização oferece um Programa de Ensino completo, articulado e organizado incluindo a proposta pedagógica, planos de curso e planos de aula.

    O Programa abrange todas as competências necessárias e suficientes para alfabetizar o aluno como:

    • Fundamentos – consciência fonética, familiaridade com texto impressos, metalinguagem;
    • Pré-requisitos – consciência fonética, princípio alfabético;
    • Requisitos – Decodificação, fluências;
    • Desenvolvimento da Escrita.

    Do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)


    Síntese da Metodologia do Projeto de Alfabetização.

    Destina-se aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e seus professores. Pressupõe que o aluno já tenha sido alfabetizado a que possua alguma autonomia para ler e escrever.

    E a introdução geral a estrutura e aos usos da Língua Portuguesa, mas especialmente, incluem as capacidades de leitura, escrita e expressão oral.

    As competências de leitura incluem

    • Desenvolvimento da fluência;
    • desenvolvimento de vocabulário;
    • desenvolvimento de estratégias de compreensão.


    As competências de leitura incluem

    • Caligrafia;
    • Ortografia;
    • Sintaxe e compreensão.


    As Competências da Expressão oral incluem

    • Saber ouvir;
    • Expressar-se com desembaraço e Prosódias adequadas a idade;
    • saber como e quando falar em diversas situações.

    Os Conteúdos incluem o domínio dos seguintes conhecimentos

    • Orografia;
    • Sintaxe;
    • Semântica;
    • Tipos de texto;
    • Gêneros e processo da escrita.


    O programa A, B, C, D se apóia numa concepção de ensino da língua que contempla de forma equilibrada e balanceada.

    Princípios da Avaliação

    Utilizamos diversos tipos de avaliação do aluno dos quais se encontram inseridos em Prova (60); Testes (20); Trabalho (20). No item trabalho, aparecerão diversas atividades, culminância de projetos trabalhados em grupo, individual, debate, seminário.


    As provas são aplicadas com o objetivo de auxiliar em relação à média de como o aluno está em relação à média da classe ou se é necessário retomar o conteúdo pela maioria da turma errar uma questão na prova.

    Nas avaliações oferece-se um espaço do aluno expor seus pensamentos, habilidades e interpretação.

    Nos trabalhos podemos ver se o aluno tem a oralidade desenvolvida e expões as informações que conhece, também, através dos trabalhos passamos a ver características pessoais de aluno para saber como apoiá-lo nas suas principais dificuldades.

    Oferecendo participação de todos os alunos a fim de priorizar o fluxo de informações através de debates e conversas sobre um tema desenvolvido em sala de aula.

    Empregando os Centros de Estudos, as Reuniões Pedagógicas como ferramenta de autoanálise da Prática diária no currículo e na dinâmica escolar, mudando sempre que necessário esta prática a fim de que o aluno obtenha um aprendizado de qualidade.

    "Fazendo a Diferença"

    Nosso Projeto Pedagógico

    O Projeto Pedagógico foi montado a partir da Reunião Pedagógica dos profissionais de educação dos diversos segmentos de ensino da escola.

    Cada segmento propôs as atividades, os temas e os temas transversais a serem desenhados.

    As propostas dos segmentos foram apresentadas e escolhidas por todos os presentes na Reunião Pedagógica (Comunidade Escolar).

    O resultado foi à definição do tema, titulo, tema transversal, subtemas.

    As atividades propostas serão planejadas especialmente em Reunião Pedagógica, bem como a avaliação/culminância dos projetos.

    A avaliação do nosso Projeto ocorrerá no dia das apresentações e os principais critérios são:

    • a participação do grupo;
    • as diversidades de trabalhos realizados;
    • o surgimento de novas propostas de ação e / ou permanência de uma ou outra atividade no decorrer do projeto.


    É importante ressaltar que os temas: Africanidade, Cultura Indígena e Inclusão Social serão desenvolvidas durante o ano letivo.

    A Comunidade local está sendo representada com membros do Conselho Escolar durante as Reuniões que norteiam todo o Projeto Político Pedagógico e durante as Culminâncias dos Projetos toda comunidade será convidada a participar.


    Com base nas últimas Reuniões Pedagógicas nosso Projeto está sendo apresentado desta forma com todo compromisso e dedicação para uma Educação de Excelência.



    Escola Municipal Elmira Figueira

    Rua Tocantins s/nº Bairro Estrela do Céu Itaguai RJ
    CEP: 23.811-130 Tel: 3782-4211

    Direção: Profª. Zimar da Rocha
    Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira da Silva

    Coordenador Responsável pela postagem da U.E
    Profª. Ana Carla Breta Braz

    Site:
    www.elmirafigueira@itaguai.rjgov.br

    E-mail: elmirafigueira@yahoo.com.br

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