Tema: Educar para a vida
Título: Construindo um futuro melhor
Apresentação
A EMEF visa oferecer uma educação voltada para a autonomia; uma cidadania ativa. Por isso, ressaltamos a importância de um Projeto Político Pedagógico.
Durante as Reuniões Pedagógicas a escola tem um momento de reflexão, realiza diagnóstico que segue de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma.
Essa elaboração se dá de forma participativa. Participação apresentará uma organização diferente das aulas e procurará alcançar o nosso objetivo maior. Formar cidadãos ativos e autônomos.
Na Reunião Pedagogia do dia 7/11/2009, os funcionários desta Unidade se reuniram e participaram da primeira fase da construção do P.P.P. que designou nome, temas transversais e discutiu atividades em comum a serem desenvolvidas durante os anos letivos de 2010/ 2011. Planejando os Subtemas do Projeto 2010.
A instituição escolar tem como objetivo principal alcançar as metas de aprendizado a fim de contribuir para uma maior produção coletiva do conhecimento e da realidade através de uma interação com a comunidade e a realização de projetos.
A continuação da EMEF, portanto para uma sociedade melhor se concretiza numa educação comprometida com a cidadania, respeitando os direitos humanos, garantindo a necessidade de dignidade à participação de todos os envolvidos no processo educacional.
Nossa Missão
Nossa Visão
A instituição foi criada em homenagem a família Figueira, particularmente a Matriarca Elmira Luiza de Jesus Figueira, filha de imigrantes, que residiu durante toda sua vida na área rural de Itaocara, onde se casou e criou seus nove filhos.
De origem humilde, sem jamais ter cursado uma escola, tinha atitudes bondosas e as mãos estendidas para os necessitados. Convenceu seu marido a contratar professora para ensinar os filhos dos empregados, confeccionando com suas próprias mãos uniformes para os mais necessitados.
Com a formação do bairro Estrela do Céu, surgiu a necessidade de uma escola e nada mais justo do que conferir esse título a Ilustríssima senhora Elmira, como Patrona.
A organização edificada com a presença de seu filho mais jovem, na época Desembargador Ellis Hermydio Figueira, que se sentindo emocionado reforçou o propósito da Instituição na ordem de servir o seu próximo e promover desenvolvimento da cultura.
A Escola Municipal Elmira Figueira foi instituída em quinze de dezembro do ano de mil novecentos e noventa e nove (15/12/1999), sob a Lei 2066, Arts. 1° e 2°, sancionado pelo Prefeito Municipal de Itaguaí, na Câmara Municipal deste mesmo Município, localizado no Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente a instituição é dirigida por Zimar da Rocha Silva Vieira e está endereçada na Rua Tocantins – S/n° no Bairro Estrela do Céu, cujo telefone: (21) 3782-4211, e e-mail escolaelmirafigueira@itaguaí.rj.gov.br.
A Comunidade Estrela do Céu está localizada próximo a Rodovia Rio – Santos, nela se encontram comércio de pequeno porte, residências de diversos tamanhos de classe baixa, possui Centro Comunitário e APAE. Possui Indústria: Consórcio Carioca Serving S/A: Duplicação da Rodovia Rio Santos, caracterizando o aumento de moradores no bairro.
E Escola tem atividade ligada à educação pré-escola, ao ensino fundamental (1° ao 9° ano), além do Ensino de Jovens e Adultos.
Princípios e Diretrizes Pedagógicas
As Diretrizes Pedagógicas que permeiam a nossa escola, baseam-se em uma prática educativa onde não há apenas transferência do conhecimento, mas oferece oportunidades para que o aluno tenha sua própria construção.
Baseando-se em Paulo Freire, no seu livro “Pedagogia da Autonomia”, no texto que retrata bem os princípios pedagógicos:
“É o meu bom senso que me adverte de que exercer a minha autoridade de professor na classe, tomando decisões, orientando atividades, estabelecendo tarefas, cobrando a produção individual e coletiva do grupo”... “Meu bom senso me diz. Saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e a identidade do educando e, na prática, procurar coerência com esse saber”.
Sendo assim, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, isto é, as opções didáticas, os métodos, a organização do tempo e do espaço que retrata o dia a dia da nossa escola, ensina de modo que favoreça o desenvolvimento da autonomia e o aprendizado para o mundo. Essa perspectiva está incluída no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar.
A Escola Municipal Elmira Figueira, utilizar-se de Programas de Alfabetização que se estende a toda 1ª fase do ensino fundamental.
Esta U.E acredita na participação da Comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e Conselho Escolar) na educação do aluno. A escola realiza avaliações do desempenho e a partir daí procurar desenvolver trabalhos atividades a fim de conquistar a excelência.
A Escola desenvolve projetos, culminâncias, Mostra Pedagógica, realiza reuniões, busca a presença do Conselho Escolar, Promove Centro de Estudos, entre outros.
As nossas metas foram traçadas a partir de Reunião com todos os outros funcionários, avaliando as propostas e sugerindo novas atividades pedagógicas.Consideramos assim, nossas metas a serem alcançadas, reais, que foram resultados de avaliações de dados do dia a dia do funcionamento da escola. Porque avaliar não à apenas um ato de mediação do erro, mas, sim um meio de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos das atividades propostas já vivenciadas e as novas propostas elaboradas por essa U.E.
- Refletir e atuar na educação de valores e atividades em todas as áreas;
- Transformar a prática pedagógica;
- Permitir e ampliar a relação professor x aluno; aluno x aluno x comunidade; escola x comunidade;
- Contribuir para o processo ensino - aprendizagem através de jogos e brincadeiras que permitam auxiliar na fixação do conteúdo utilizado pelo professor;
- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
- Questionar a realidade;
- Formular problemas e resolve-los;
- Utilizar o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica;
- Promover a participação ativa dos alunos;
- Estabelecer as inter-relações entre conhecimento, aptidão, comportamento e atitude;
- Conhecer diferentes espaços que contribuem para a aprendizagem;
- Respeitar e Valorizar diferentes usos / costumes de diferentes grupos.
Alfabetização
A metodologia do Programa de Alfabetização contempla todas as habilidades e competências que a criança precisa ter para ser alfabetizada.
O Programa tem compromisso com o sucesso do aluno. O aluno é aprimorado sempre que necessário, em função de avaliações de sugestões de seus usuários, visando sempre assegurar os resultados e sua atualização face às novas evidências cientificas.
O Programa de ensino é organizado em duas unidades, que podem ser implementadas em um ou dois anos letivos, a critério da escola ou do sistema escolar.
A unidade I (1° Ano de Escolaridade) contém conteúdos que seriam típicos de experiências e programas de ensino de pré-escola.
A unidade II (2° Ano de Escolaridade) contém conteúdos típicos de um programa de alfabetização propriamente dito.
O programa de alfabetização oferece um Programa de Ensino completo, articulado e organizado incluindo a proposta pedagógica, planos de curso e planos de aula.
O Programa abrange todas as competências necessárias e suficientes para alfabetizar o aluno como:
- Fundamentos – consciência fonética, familiaridade com texto impressos, metalinguagem;
- Pré-requisitos – consciência fonética, princípio alfabético;
- Requisitos – Decodificação, fluências;
- Desenvolvimento da Escrita.
Do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
Síntese da Metodologia do Projeto de Alfabetização.
Destina-se aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e seus professores. Pressupõe que o aluno já tenha sido alfabetizado a que possua alguma autonomia para ler e escrever.
E a introdução geral a estrutura e aos usos da Língua Portuguesa, mas especialmente, incluem as capacidades de leitura, escrita e expressão oral.
As competências de leitura incluem
- Desenvolvimento da fluência;
- desenvolvimento de vocabulário;
- desenvolvimento de estratégias de compreensão.
As competências de leitura incluem
- Caligrafia;
- Ortografia;
- Sintaxe e compreensão.
As Competências da Expressão oral incluem
- Saber ouvir;
- Expressar-se com desembaraço e Prosódias adequadas a idade;
- saber como e quando falar em diversas situações.
Os Conteúdos incluem o domínio dos seguintes conhecimentos
- Orografia;
- Sintaxe;
- Semântica;
- Tipos de texto;
- Gêneros e processo da escrita.
O programa A, B, C, D se apóia numa concepção de ensino da língua que contempla de forma equilibrada e balanceada.
Princípios da Avaliação
Utilizamos diversos tipos de avaliação do aluno dos quais se encontram inseridos em Prova (60); Testes (20); Trabalho (20). No item trabalho, aparecerão diversas atividades, culminância de projetos trabalhados em grupo, individual, debate, seminário.
As provas são aplicadas com o objetivo de auxiliar em relação à média de como o aluno está em relação à média da classe ou se é necessário retomar o conteúdo pela maioria da turma errar uma questão na prova.
Nas avaliações oferece-se um espaço do aluno expor seus pensamentos, habilidades e interpretação.
Nos trabalhos podemos ver se o aluno tem a oralidade desenvolvida e expões as informações que conhece, também, através dos trabalhos passamos a ver características pessoais de aluno para saber como apoiá-lo nas suas principais dificuldades.
Oferecendo participação de todos os alunos a fim de priorizar o fluxo de informações através de debates e conversas sobre um tema desenvolvido em sala de aula.
Empregando os Centros de Estudos, as Reuniões Pedagógicas como ferramenta de autoanálise da Prática diária no currículo e na dinâmica escolar, mudando sempre que necessário esta prática a fim de que o aluno obtenha um aprendizado de qualidade.
"Fazendo a Diferença"
Nosso Projeto Pedagógico
O Projeto Pedagógico foi montado a partir da Reunião Pedagógica dos profissionais de educação dos diversos segmentos de ensino da escola.
Cada segmento propôs as atividades, os temas e os temas transversais a serem desenhados.
As propostas dos segmentos foram apresentadas e escolhidas por todos os presentes na Reunião Pedagógica (Comunidade Escolar).
O resultado foi à definição do tema, titulo, tema transversal, subtemas.
As atividades propostas serão planejadas especialmente em Reunião Pedagógica, bem como a avaliação/culminância dos projetos.
A avaliação do nosso Projeto ocorrerá no dia das apresentações e os principais critérios são:
- a participação do grupo;
- as diversidades de trabalhos realizados;
- o surgimento de novas propostas de ação e / ou permanência de uma ou outra atividade no decorrer do projeto.
É importante ressaltar que os temas: Africanidade, Cultura Indígena e Inclusão Social serão desenvolvidas durante o ano letivo.
A Comunidade local está sendo representada com membros do Conselho Escolar durante as Reuniões que norteiam todo o Projeto Político Pedagógico e durante as Culminâncias dos Projetos toda comunidade será convidada a participar.
Com base nas últimas Reuniões Pedagógicas nosso Projeto está sendo apresentado desta forma com todo compromisso e dedicação para uma Educação de Excelência.
Escola Municipal Elmira Figueira
Rua Tocantins s/nº Bairro Estrela do Céu Itaguai RJ
CEP: 23.811-130 Tel: 3782-4211
Direção: Profª. Zimar da Rocha
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira da Silva
Coordenador Responsável pela postagem da U.E
Profª. Ana Carla Breta Braz
Site: www.elmirafigueira@itaguai.rjgov.br
E-mail: elmirafigueira@yahoo.com.br
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