Iremos apresentar neste trabalho a vida de um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira.
O projeto 100 anos de Noel Rosa é um espetáculo que homenageia o centenário de nascimento do "Filósofo do Samba" – NOEL ROSA, que no curto período em que viveu (1910 a 1937) deixou registrada uma obra caracterizada pela renovação através de seu olhar sensível, talento musical e letrista privilegiado – a exemplo de "Conversa de botequim", "Feitiço da Vila" e "Com que roupa".
Para a realização do projeto, fazem parte a equipe pedagógica e os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Para a realização do projeto, fazem parte a equipe pedagógica e os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Justificativa:
Sabemos que 2010 é o ano do centenário do grande artista Noel Rosa, e nós da Escola Municipal Amauri Ferreira, não poderíamos ficar de fora dessa festa que está contagiando o mundo.
Nossos alunos fazem parte de uma comunidade muito carente que não possui muitos conhecimentos culturais.
Temos a maior preocupação e dedicação de oferecer a eles um pouco das histórias brasileiras.
O projeto foi idealizado por nós do corpo docente e membros do Conselho escolar, como mais uma estratégia.
Para desenvolvermos em nossos educandos um ensino satisfatório, que é o aluno aprender de forma lúdica e prazerosa.
Sabemos que 2010 é o ano do centenário do grande artista Noel Rosa, e nós da Escola Municipal Amauri Ferreira, não poderíamos ficar de fora dessa festa que está contagiando o mundo.
Nossos alunos fazem parte de uma comunidade muito carente que não possui muitos conhecimentos culturais.
Temos a maior preocupação e dedicação de oferecer a eles um pouco das histórias brasileiras.
O projeto foi idealizado por nós do corpo docente e membros do Conselho escolar, como mais uma estratégia.
Para desenvolvermos em nossos educandos um ensino satisfatório, que é o aluno aprender de forma lúdica e prazerosa.
Objetivos específicos
Alertar aos educandos e moradores o valor que a vida possui;
Comparar os níveis de qualidades de diferentes profissões;
Elevação do nível de atenção, discriminação, associação, visto que mais atenção é dada ao que se refere ao saber de cada um.
Maior conscientização dos cuidados em relação ao ensino aprendizado, tanto em nível do professor quanto do aluno;
Criar uma proximidade maior entre toda escola e a comunidade.
Aumento de atividades práticas como música, poesias e entre outros trabalhos diversificados.
Incentivar nossos educandos a entender a importância da valorização da nossa cultura, respeitando-a e preservando as histórias do país.
Alertar aos educandos e moradores o valor que a vida possui;
Comparar os níveis de qualidades de diferentes profissões;
Elevação do nível de atenção, discriminação, associação, visto que mais atenção é dada ao que se refere ao saber de cada um.
Maior conscientização dos cuidados em relação ao ensino aprendizado, tanto em nível do professor quanto do aluno;
Criar uma proximidade maior entre toda escola e a comunidade.
Aumento de atividades práticas como música, poesias e entre outros trabalhos diversificados.
Incentivar nossos educandos a entender a importância da valorização da nossa cultura, respeitando-a e preservando as histórias do país.
Justificativa Pedagógica
Oportunidades para experiências de aprendizagem:
Ativas – viver situações estimulantes (descobertas experiências diversas sobre a vida do autor: biografia, composições,sonhos, amigos e a saúde,…)
Significativos interesses e necessidades reais de cada criança – observação e comparação com outros colegas.
Diversificadas – utilização de recursos: livros, Internet,DVDs, músicas…
Integradas – progressos conseguidos na convergência de diferentes áreas do saber.
Socializadoras – formação moral, crítica, apropriação dos saberes e desenvolvimento de concepções científicas.
Oportunidades para experiências de aprendizagem:
Ativas – viver situações estimulantes (descobertas experiências diversas sobre a vida do autor: biografia, composições,sonhos, amigos e a saúde,…)
Significativos interesses e necessidades reais de cada criança – observação e comparação com outros colegas.
Diversificadas – utilização de recursos: livros, Internet,DVDs, músicas…
Integradas – progressos conseguidos na convergência de diferentes áreas do saber.
Socializadoras – formação moral, crítica, apropriação dos saberes e desenvolvimento de concepções científicas.
Avaliação
Foi um trabalho muito gratificante, onde o resultado foi muito além das expectativas.
Um trabalho que pude perceber a interação dos alunos com os professores.
Serviu de grande valia, pois se tratou de um instrumento para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e a construção de textos, através do lúdico.
Foi maravilhoso ver os alunos, pesquisando sobre o tema com os pais e multiplicando aos outros a importância de preservar a vida.
Através do projeto conseguimos fazer com que parte dos alunos se desenvolvessem na leitura.
Sabemos que a leitura está presente em nosso cotidiano e continuará por toda eternidade, pois se trata de algo importantíssimo na vida do ser humano e que tem sido a preocupação de muitos educadores.
Presente em nosso dia-a-dia não apenas em forma de suporte, mas sim de uma ferramenta que nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo, modificando as linguagens e nos propõe novos conhecimentos e diversas formas de aprender a realidade.
Ter o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento no processo educativo, é preciso utilizar a leitura de forma prazerosa que favoreça ao educando momentos que irão contribuir para a formação de um leitor crítico e reflexivo, entende-se o indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história contextualizada. O leitor crítico é aquele capaz de reler a mensagem, alcançar o intertexto. A formação de leitores críticos permite vislumbrar uma sociedade com possibilidades concretas de libertar-se de ideologias de dominação.
Foi um trabalho muito gratificante, onde o resultado foi muito além das expectativas.
Um trabalho que pude perceber a interação dos alunos com os professores.
Serviu de grande valia, pois se tratou de um instrumento para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e a construção de textos, através do lúdico.
Foi maravilhoso ver os alunos, pesquisando sobre o tema com os pais e multiplicando aos outros a importância de preservar a vida.
Através do projeto conseguimos fazer com que parte dos alunos se desenvolvessem na leitura.
Sabemos que a leitura está presente em nosso cotidiano e continuará por toda eternidade, pois se trata de algo importantíssimo na vida do ser humano e que tem sido a preocupação de muitos educadores.
Presente em nosso dia-a-dia não apenas em forma de suporte, mas sim de uma ferramenta que nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo, modificando as linguagens e nos propõe novos conhecimentos e diversas formas de aprender a realidade.
Ter o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento no processo educativo, é preciso utilizar a leitura de forma prazerosa que favoreça ao educando momentos que irão contribuir para a formação de um leitor crítico e reflexivo, entende-se o indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história contextualizada. O leitor crítico é aquele capaz de reler a mensagem, alcançar o intertexto. A formação de leitores críticos permite vislumbrar uma sociedade com possibilidades concretas de libertar-se de ideologias de dominação.
“O projeto com as músicas de Noel Rosa além de possibilitar um trabalho de natureza cultural no que se refere à construção de conhecimentos diversos sobre outros modos de vida, transformou-se também num significativo instrumento didático no aprendizado da leitura e escrita.”
Noel Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que se tornou célebre através de suas músicas. Sua mãe teve um parto difícil e o médico precisou usar fórceps, o que teria causado seu problema no queixo, pouco proeminente. Noel cresceu franzino e doentio. Apesar disso, desde a adolescência interessou-se pela vida boêmia, freqüentando rodas de samba. Aprendeu a tocar bandolim com sua mãe, adotando depois o violão, que aprendeu a tocar com o pai, como seu instrumento. Em 1927, Noel fundou, com os compositores Almirante e Braguinha, o Bando dos Tangarás. Nesse ano, criou suas primeiras composições, "Minha Viola" e "Festa no Céu". Entrou para a Faculdade Nacional de Medicina em 1930, que abandonou dois anos depois. Em 1931, a composição "Com que Roupa?" tornou-se um grande sucesso no Carnaval.
Noel Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que se tornou célebre através de suas músicas. Sua mãe teve um parto difícil e o médico precisou usar fórceps, o que teria causado seu problema no queixo, pouco proeminente. Noel cresceu franzino e doentio. Apesar disso, desde a adolescência interessou-se pela vida boêmia, freqüentando rodas de samba. Aprendeu a tocar bandolim com sua mãe, adotando depois o violão, que aprendeu a tocar com o pai, como seu instrumento. Em 1927, Noel fundou, com os compositores Almirante e Braguinha, o Bando dos Tangarás. Nesse ano, criou suas primeiras composições, "Minha Viola" e "Festa no Céu". Entrou para a Faculdade Nacional de Medicina em 1930, que abandonou dois anos depois. Em 1931, a composição "Com que Roupa?" tornou-se um grande sucesso no Carnaval.
Durante a década de 1930, Noel Rosa tornou-se um compositor extremamente criativo e protagonizou uma carreira vertiginosa, com mais de uma centena de composições, entre sambas e marchinhas. Trabalhou com dezenas de parceiros. Foi nessa década que compôs os sucessos "Feitiço da Vila", "Filosofia", "Fita Amarela", "Gago Apaixonado", "O x do Problema", "Palpite Infeliz" e "Pra que Mentir".
Noel Rosa vendeu suas músicas para outros cantores, tornando-se conhecido no rádio, pelas vozes de cantores como Araci de Almeida, Mário Reis e Francisco Alves. Além de serem crônicas da vida carioca, as letras bem elaboradas de Noel Rosa tematizaram o amor. Em 1934 o poeta apaixonou-se por Ceci, que conheceu numa festa junina. No fim desse ano, no entanto, acabou casando-se com Lindaura.
Doente de tuberculose, Noel Rosa passou uma temporada em Belo Horizonte, em busca de tratamento, voltando depois ao Rio de Janeiro. Continuou levando a vida nos bares, bebendo e fumando. Apresentava-se em programas de rádio e fazia recitais e apresentações públicas. Em 1935, ainda viu duas composições suas estrearem no cinema, no filme "Alô, Alô Carnaval".
Noel tinha apenas 26 anos quando faleceu em sua casa, no bairro de Vila Isabel.
Rua Adalgisa Lemos, s/n.ºCep: 23825-140 - Vila Geni
Diretora. Profª.Erigleide da Costa Barros Melo
Coordenadora responsável pela postagem.
E. M. Amauri Ferreira
Rua Adalgisa Lemos, s/n.ºCep: 23825-140 - Vila Geni
Diretora. Profª.Erigleide da Costa Barros Melo
Coordenadora responsável pela postagem.
Profª: Roselene da Silva
“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão".
"Paulo Freire"
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