Diretora – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond
Créditos
Direção: Adriana Maria Marins e Mônica Drumond de Lima
Cursistas: Fernanda Simões Nascimento e Vanderleia Cristina de Oliveira
Érick Cosme da Silva e Felipe André Ramalho de Souza
Membros do Elo 21:
1. Monique Correia Duarte da Silva
2. Érick Cosme da Silva
3. Lucas Barboza Sampaio Henrique
4. Vinícius Sankler Costa Lopes
5. Alan de Oliveira Bernardo
6. Rayssa de Sá da Silva
7. Karina F. da Silva
8. Ana Carolina Vaz da Silva
9. Beatriz Lima Santos Antônio
10. Thaynara Vitória Pimenta do Nascimento
11. Bruno Wellington da Silva Gomes
12. Luis Ricardo Ernesto Fontoura
13. Felipe André Ramalho de Souza
14. Luis Fernando da Costa
15. Vitória Glicério de Figueiredo
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
O CIEP 497 é localizado no bairro do Engenho no município de Itaguaí, recebeu o nome em homenagem a filha de um fazendeiro, chamada Sílvia Tupinambá, que ensinava as crianças que moravam próximo à sua residência. Em 29 de agosto de 1994, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sr. Nilo Batista, através do Decreto de nº 20.193, no uso de suas atribuições legais, decretou denominação do Centro Integrado de Educação Pública de CIEP 497 – Professora Sílvia Tupinambá, em 2005 foi municipalizado, tornando-se CIEP-497 Municipalizado Professora Sílvia Tupinambá.
Nossa escola possui: 25 salas de aula, laboratório de ciências, laboratório de informática, sala de leitura, sala de professores, uma quadra poliesportiva, um campo de futebol, um pátio e um refeitório.
A escola é composta por aproximadamente 1500 alunos, 144 funcionários, 74 professores. Seu funcionamento acontece nos três turnos, Pré-escolar e Ensino Fundamental (manhã e tarde), EJA – Educação de Jovens e Adultos - (noite).
O Engenho é um bairro urbanizado, com muitas ruas asfaltadas e um pequeno comércio com supermercado e farmácia. Muitas casas ainda possuem quintal, mas algumas já são aglomeradas e pode-se observar um processo de favelização.
Atualmente, o município de Itaguaí, vem sofrendo um acelerado crescimento industrial, que estimulou a migração de pessoas para o município em busca de emprego ocasionando um aumento da produção de resíduos e a ocupação desordenada.
2. MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE
A mobilização da comunidade escolar foi realizada com uma visita às turmas do 5º ao 9º Ano, convidando os representantes a participarem da Reunião do ELO 21 e do Centro de Estudos.
3. ELO 21
A reunião do ELO 21 aconteceu no dia seis de agosto de 2010, às 10:00 na Sala de Leitura do CIEP-497 Municipalizado Professora Sílvia Tupinambá com a presença de 18 alunos que participaram ativamente das atividades propostas. No Centro de Estudos realizado com os professores foi explicado que a escola está participando do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania À Distância II e solicitado a colaboração dos docentes da Unidade Escolar na participação efetiva do processo de construção da agenda, com a divulgação para os alunos da importância da Agenda 21 e de preservar o ambiente em que vivemos.
Fazem parte do Elo 21 os alunos, professores e diretoras que participaram da reunião para a construção da Agenda 21 Escolar e contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Escolar e da comunidade do bairro do Engenho.
A reunião do ELO 21 aconteceu no dia seis de agosto de 2010, às 10:00 na Sala de Leitura do CIEP-497 Municipalizado Professora Sílvia Tupinambá com a presença de 18 alunos que participaram ativamente das atividades propostas. No Centro de Estudos realizado com os professores foi explicado que a escola está participando do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania À Distância II e solicitado a colaboração dos docentes da Unidade Escolar na participação efetiva do processo de construção da agenda, com a divulgação para os alunos da importância da Agenda 21 e de preservar o ambiente em que vivemos.
Fazem parte do Elo 21 os alunos, professores e diretoras que participaram da reunião para a construção da Agenda 21 Escolar e contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Escolar e da comunidade do bairro do Engenho.
4.Diagnóstico Socioambiental
A reunião do ELO 21 foi realizada com alunos e iniciamos explicando o que é Agenda 21 e a importância da construção da Agenda 21 Escolar. Na atividade seguinte realizamos uma dinâmica para despertar no aluno o seu entendimento do conceito de meio Ambiente. A partir dos desenhos e das observações por eles realizadas explicamos o que é meio ambiente e que eles estão inseridos no meio ambiente, e continuamos com a descrição de problemas socioambientais. Em seguida perguntamos aos alunos se eles gostariam de participar da construção da Agenda 21 Escolar do Ciep 497 M. Prof Sílvia Tupinambá e do Jornal Mural.
A partir desse momento, os alunos foram divididos em grupos e escreveram nas planilhas fornecidas as potencialidades e problemas socioambientais encontrados no bairro e na Unidade Escolar. Em seguida discutimos as causas, consequências e as possíveis soluções dos problemas identificados e listamos as prioridades.
Para fotografar as potencialidades e os problemas foi programada uma caminhada com os alunos do ELO 21 pelo bairro e convidamos a turma 901 para participar da construção do diagnóstico participativo na realização de uma entrevista com os moradores do bairro do Engenho, com o objetivo de identificar os problemas ambientais locais e verificar se os entrevistados se preocupam com o meio ambiente.
O Jornal Mural está em fase de construção pelos alunos da turma 602 com a professora Tatiana Schettino e será afixado na próxima semana.
5.PRIORIDADES E METAS
Ordem de Prioridade
Problema
Meta
Prazo
Parceiros
1.Lixo nas ruas, terrenos baldios e no valão
Sensibilizar a comunidade para os problemas gerados pelo lixo
1 ano.SMAAP, Conselho comunitário
2. Falta de respeito entre os colegas e com os professores
Estimular o cuidado com o próximo
1 ano. SMEC
3. Falta de árvores no bairro e na escola
Estimular o plantio de árvores na comunidade
4. 6 meses. SMAAP e FCC
5. Horta Escolar
Reativar o projeto horta escolar
6 meses
SMAAP e SMEC
Muitos animais nas ruas
Sensibilizar a comunidade sobre a posse responsável de cães e gatos
3 meses
SMS e SMAAP
Ordem de Prioridade
Potencialidade
Meta
Prazo
Parceiros
1. Ruas asfaltadas
2. Merenda escolar
Manter a qualidade Indeterminado - SMEC
3. Escola e Creche
Manter a qualidade Indeterminado - SMEC
4. Amigos
Incentivar o convívio social - Indeterminado
Unidade Escolar
6. AGRADECIMENTOS
À Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Itaguaí, pelo incentivo e por ter nos proporcionados a participar do Curso.
Ao CIEP-497 Municipalizado Professora Sílvia Tupinambá, as diretoras Adriana Maria Marins e Mônica de Lima Drumond, por ter nos permitido a confecção da Agenda 21 e o envolvimento com toda Unidade Escolar.
Á Universidade Estadual do Rio de Janeiro por ter aberto suas portas para a realização do curso.
À Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro por ter acreditado em nossa capacidade.
A nossa querida tutora Jucélia Rodrigues dos Santos, por ter nos incentivado a cada e-mail com carinho a continuar no curso acreditando sempre no nosso potencial.
7. Referências
Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar – Formando elos de cidadania. Livro do Professor./Marilene de Sá Cadei (Org.), 2 edição, rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ
Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º - Engenho
Cep: 23815-000 - 2688-9838 - 2687-2114(Sec)
Diretora – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond
Coordenadora responsável pelas postagens. Profª. Fernanda Simões
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