terça-feira, 29 de março de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Ciep 497 M. Professora Sílvia Tupinambá - PROJETO DE INTERVENÇÃO - PRESERVANDO HOJE, CONSTRUINDO O FUTURO!




Diretora – Profª. Adriana Maria Marins

Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond


Coordenadora responsável pelas postagens.

Profª. Fernanda Simões



INTRODUÇÃO

Na natureza os materiais são naturalmente reaproveitados, graças ao ciclo contínuo de morte, decomposição, vida e crescimento. Pode-se dizer que a natureza tem uma forma bem eficiente de tratar seus resíduos. O mesmo não se aplica às sociedades humanas, pois suas atividades estão constantemente gerando resíduos: nas diferentes etapas de uso, extração e processamento de matérias, no descarte e no abandono das sobras.

A produção de lixo é inerente ao modo de vida das sociedades, e o grande desafio consiste em como lidar com esse lixo, com seus efeitos no ambiente e na saúde dos seres humanos. Enfrentar esse desafio envolve a evolução do conhecimento científico e de tecnologias, além da estruturação de sistemas de tratamento e acondicionamento dos resíduos. E implica pensar em formas de produzir menos lixo, reaproveitar materiais, rever os hábitos e o padrão de consumo.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil é um país mergulhado na sujeira, pois 76% do lixo coletado no país (cerca de 20 milhões de toneladas por ano) são jogados a céu aberto (lixões) e alagados (rios, lagos, mar etc.). Restos orgânicos, sobretudo de alimentos e papéis sanitários, compõem 60% desses dejetos. Segundo o IBGE apenas alguns municípios fazem coleta seletiva de lixo.

O brasileiro produz, diariamente cerca de, um quilo de lixo domiciliar. Quem viver até os 70 anos terá produzido quase 25 toneladas de detritos ao longo da vida. Além disso, são liberados 14,5 milhões de metros cúbicos de esgoto e o destino inadequado de todo esses dejetos ajudam a explicar porque sofremos com doenças do século XIX, como a febre amarela, hepatite, diarréias, verminoses e as recentes epidemias de Dengue. Outro fato preocupante é o trabalho informal de separação dos rejeitos realizado por catadores, um exército de 55 mil pessoas, em geral os mais afetados pela exclusão social.

O município de Itaguaí possui atualmente uma população de 100 mil habitantes e vem sofrendo um acelerado crescimento industrial que estimulou a migração de pessoas para o município em busca de emprego, ocasionando um aumento da produção de resíduos sólidos e a ocupação desordenada.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Informar alunos, professores e funcionários sobre a emissão de resíduos sólidos e a produção de lixo em excesso trazem problemas diretos e indiretos ao meio ambiente, a saúde humana e a todos os seres vivos.

Objetivos Específicos:

v Observar a quantidade e a qualidade de lixo produzido diariamente;

v Discutir o conceito de lixo e as relações entre a produção e consumo.

v Conhecer e discutir sobre a disposição final dos resíduos em lixões, aterros controlados e aterros sanitários;

v Sensibilizar a comunidade dos problemas gerados pelo lixo descartado em locais inadequados;

v Conhecer a denominação resíduos sólidos e saber que o que chamamos de lixo na realidade pode se transformar em outros materiais;

v Compreender os termos reduzir, reutilizar e reciclagem;

v Implementar a coleta seletiva de lixo.

v Diminuir o desperdício de papel na escola;


JUSTIFICATIVA

Após realizarmos o diagnóstico socioambiental para a construção da agenda 21 escolar os alunos perceberam que existe muito lixo nas ruas e terrenos baldios no bairro do Engenho. Eles também observaram que falta conhecimento dos problemas gerados pelo descarte inadequado do lixo pelos moradores.

Durante um dia de aula foi observado um grande numero de folha de papel de caderno que poderiam ser poupadas vão parar nas lixeiras da Unidade Escolar após virarem as famosas “bolinhas de papel”. Diante dos problemas diagnósticados a escola tem como finalidade executar o projeto de intervenção tentando trazer a realidade para nosso discente e com isso mostrar que de dentro das “lixeiras” podem sair grandes invenções.

O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2011 e para a realização das atividades com os alunos e comunidade. Contaremos com o apoio dos professores, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município de Itaguaí.



Desenvolvimento:

Para sensibilizar os alunos, professores e comunidade serão realizadas palestras informativas sobre a problemática da produção de lixo no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e no Município, os riscos e perigos para o ambiente e para a saúde humana, e modelos de consumo e desperdício. Esses temas serão desenvolvidos para motivar e sensibilizar os alunos, professores e a comunidade com a questão ambiental local e verificar as representações sociais que possuem sobre o assunto discutido.

Após as palestras, os professores realizarão diversas atividades com os alunos, oficinas e exibição de filmes educativos (Dom Quixote, Bolinhas de papel, Ilhas das flores e História das coisas) visando a aprendizagem do tema gerador e confecção de material para os alunos utilizá-los nos informes com a população local.

1)Oficina de reutilização de materiais e reciclagem de papel – Durante as oficinas serão confeccionados jogos, artesanato, brinquedos, papel reciclado, roupas e acessórios pelos alunos com a orientação dos professores de artes e do anos iniciais com a utilização de materiais recicláveis da coleta seletiva da unidade escolar.

2)Oficina de elaboração de material educativo (folder, fanzine, making movie e livro de receitas de alimentação alternativa) no laboratório de informática educativa – O professor de ciências solicitará aos alunos uma pesquisa dos conteúdos para a elaboração do material educativo e o facilitador da informática educativa orientará os alunos na confecção e o professor de língua portuguesa realizará a revisão do material.

3) Fórum de discussão permanente com os alunos sobre os problemas locais e a questão do Aterro Sanitário CTR- Santa Rosa – O fórum será realizado mensalmente e os temas para discussão serão escolhidos pelos alunos e professores e divulgados no jornal mural da unidade escolar.

4) Palestra e oficina sobre alimentação alternativa – Para ministrar a palestra e a oficina para os alunos contaremos com o apoio da nutricionista do Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação e para comunidade será oferecido curso no Projeto Escola Aberta que acontece no final de semana.

5) Oficina de compostagem – Todo material orgânico (casca de legumes, folhas de hotaliças e frutas) gerado a partir da merenda escolar e poda da grama e árvores serão utilizados na composteira para produção de adubo que será utilizado para adubar a horta da escola.

6) Gincana de materiais recicláveis e um desfile com roupas e acessórios confeccionados com esses materiais – Para motivar a coleta seletiva da unidade escolar será realizado uma gincana entre as turmas

7) Campanha de limpeza do bairro com a distribuição do folder produzido pelos alunos – Para a realização dessa atividade contaremos com o apoio da Secretaria do Urbanismo para realizar a limpeza dos terrenos baldios e bueiros. Os folderes confeccionados pelos alunos serão distribuidos para os moradores com objetivo de informar a população para não jogar lixo em locais inadequados e placas com mensagens informativas serão fixadas nesses locais.

As atividades desenvolvidas, além de contribuírem para a ampliação dos conhecimentos dos alunos e mudança de atitudes deverão gerar vasto material como: fotos, vídeos, papel reciclado, confecção de “folder”, peças de teatro, poesias, músicas, documentário sobre a produção e destino do lixo do município.

ATENÇÃO!!!!!!!!

Esse material será apresentado pelos alunos e professores para a comunidade durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e no término do projeto no mês de novembro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Educação ambiental e Agenda 21 escolar: formando elos de cidadania: livro do professor/Marilene de Sá Cadei (Org.) - 2 ed. - Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ, 2010, 311p.

Manual de Educação para o Consumo Sustentável; Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC. 2005; 160p.

Programa Parâmetros em ação, meio ambiente na escola: guia do formador/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC. 2002, 426p

www.lixo.com.br.


CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ

Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º - Engenho

Cep: 23815-000 - 2688-9838 - 2687-2114(Sec)

Diretora – Profª. Adriana Maria Marins

Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

Coordenadora responsável pelas postagens.

Profª. Fernanda Simões

Nenhum comentário: